"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

3ª SÉRIE - ROTEIRO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR - 4ª UNIDADE


 “A ARTE E QUÍMICA DOS COSMÉTICOS”
Os projetos do Ensino Médio são desenvolvidos de forma a incorporar a importância do conhecimento ao prazer de aprender e a desenvolver hábitos adequados de estudo, a capacidade de trabalhar em grupo e qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância.
  • O trabalho será feito por toda a turma dividida em grupos, mediante roteiro abaixo.
  • Culminância do projeto 18/11/2011 a partir das 9:00 (apresentações de TODAS as turmas de 3° ano).
  • Para as disciplinas envolvidas no projeto o trabalho terá valor 6,0, sendo 5,0 da avaliação do professor (de acordo com os critérios abaixo) e 1,0 da avaliação do líder da sala (ficha do líder).
  • Formação das equipes: manter as equipes já formadas para a aula de Química. 
  • O trabalho será dividido em várias etapas de acordo com a disciplina.

QUÍMICA:
1ª PARTE
1- Os alunos definirão os produtos finais a serem desenvolvidos em laboratório mediante sorteio realizado previamente.
2- São os produtos: 1) PERFUME, 2) CREME HIDRATANTE, 3) SABONETE GLICERINADO, 4) SAIS DE BANHO, 5) ÓLEO BIFÁSICO e 6) AROMATIZANTE.
2- Sobre o assunto sorteado deverá ser feita uma pesquisa sobre o produto (cosmético e aromatizante a ser desenvolvido) evidenciando sobre este:
ü  A história do produto.
ü  Sua finalidade de uso.
ü  Ação física ou química.
ü  Substâncias químicas presentes (nomenclatura usual e oficial com suas respectivas formulações).
ü  O prazo de validade.
ü  Uso do produto na atualidade (dados estatísticos atuais)

3- Documentar todo o processo de pesquisa e apresentação do material de pesquisa através de fotos ou filmagem para o encerramento da atividade (culminância)

2ª PARTE
1- A equipe deverá providenciar a matéria prima para confecção do produto.
2- Desenvolver em produto em aula prática com base no roteiro fornecido pela professora em data previamente marcada.
3- Documentar todo o processo desenvolvido no laboratório através de fotos ou filmagem para futura apresentação.

3ª PARTE
1- Organizar no hall de entrada da escola mini estandes (vitrines) para a exposição do trabalho desenvolvido.
2- Apresentar o produto desenvolvido destacando:
ü  Apresentação da atividade e a relação entre a Arte, a Química e os Cosméticos.
ü  Conceito sobre cosméticos
ü  Sua história
ü  Para que servem os cosméticos
ü  Que substâncias químicas estão presentes nos cosméticos
ü  Abordagem sobre o cosmético produzido
ü  Sua finalidade de uso.
ü  Ação física ou química.
ü  Substâncias químicas presentes
ü  O prazo de validade.
ü  Uso do produto na atualidade

ARTE

1ª Etapa:
·         Pesquisar o tema sorteado pelo grupo;
·         Ministrar uma aula sobre o tema escolhido;
·         Utilizar recursos visuais como: cartazes, transparências, Power point, TV Pen drive, etc.
·         Criar um nome para os produtos desenvolvidos no laboratório de química que tenham relação com o tema pesquisado por cada grupo;
·         Criar um desenho relacionado com o tema e o nome do produto para ser usado na embalagem (Design)
  • Criar um álbum sobre o tema – (tamanho da folha A3).
·         A avaliação será individual.

2ª Etapa: Laboratório de Arte
·         Cada grupo escolherá 2 componentes para participar da oficina de criação de embalagens.
·         Escolha e confecção das embalagens;
·         Usar o desenho e o nome escolhido pelo grupo na criação das embalagens;

3ª Etapa: Apresentação

·         Elaborar uma vitrine para exposição dos produtos e dos álbuns no hall de entrada do colégio;
·         Explicar todo o processo de produção dos produtos e criação das embalagens;
·         Utilizar como base da apresentação, material exposto por cada grupo na aula de Química (observar as dúvidas correções anteriormente comentadas).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Confecção do Álbum: tamanho A3, a capa deve estar relacionada com o tema apresentado pelo grupo e deverá estar dividido em 3 partes.
A.    Primeira parte: pesquisa e gravuras sobre o tema

B.    Segunda parte: Explicação de todo o processo de produção e materiais utilizados na oficina de Química para a produção dos cosméticos (usar fotos realizadas em laboratório para ilustrar todo o processo)

C.    Terceira parte: Explicação de todo o processo de produção e material utilizado na oficina de Arte para a confecção das embalagens. (usar fotos realizadas em laboratório de todo o processo de criação das embalagens para compreensão do processo)

TEMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTE
Tema 1: FAUVISMO OU FOUVISMO
ROTEIRO COM O CONTEÚDO A SER PESQUISADO
·         Definição
·         Origem do nome
·         Como surgiu o Fauvismo?
·         Características do movimento
  • Artistas que se destacaram e obras: André Derain, Maurice de Vlaminck, Othon Friesz e Henri Matisse

Tema 2: CUBISMO
·     Origem do Cubismo
·   Princípios Estéticos
·   Fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909 – (Paul Cézane)
·   Cubismo Analítico – características
·  Artistas que se destacaram e obras: Pablo Picasso (fase rosa e fase azul) e George Braque
·   Cubismo Sintético – características
  • Artistas que se destacaram e obras: Pablo Picasso (fase entre as guerras)

Tema 3:  Abstracionismo
ROTEIRO
·         Origem do Abstracionismo
·         Características do movimento
·         O Abstracionismo no Brasil
·         Artistas que se destacaram e obras: Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Paul Jackson Pollock
·         Abstracionismo informal – características
·         Artistas que se destacaram: Manabu Mabe, Tomie Ohtake
·         Abstracionismo geométrico – características
·         Artistas que se destacaram: Kasimir Malevitch e Piet Mondrian

Tema 4:  Surrealismo
ROTEIRO
·       Origem do Surrealismo
·       Características do movimento
·     Artistas que se destacaram na tendência figurativa e obras: Salvador Dali, Marc Chagall e René Magritte
·        Artistas que se destacaram na tendência abstrata e obras: Joan Miró e Max Ernst
     ·   O Surrealismo no Brasil

Tema 5:  Dadaísmo
ROTEIRO COM O CONTEÚDO A SER PESQUISADO
·         Definição
·         Origem do nome
·         Como surgiu o movimento Dadaísta?
·         Características do Dadaísmo Elementos artísticos e culturais:
·         Artistas e obras:  Tristan Tzara,  Marcel Duchamp,  Hans Arp ,  Julius Evola, Francis Picabia,
Max Ernst, Man Ray, Raoul Hausmann,  Guillaume Apollinaire, Hugo Ball, Johannes Baader,
Arthur Cravan , Jean Crotti, George Grosz, Richard Huelsenbeck, Marcel Janco, Clement Pansaers, Hans Richter, Sophie Täuber

Tema 6: Século XX no Brasil: O Modernismo
ROTEIRO
·         Fatos que influenciaram o começo do século XX no Brasil;
·         Como surgiu a Semana de Arte Moderna?
·         Antecedentes da semana
·         Características do movimento
·         Artistas que se destacaram: :  Lasar Segal, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Tarcila do Amaral, Vitor Brecheret (escultor)
·         A arte brasileira após a Semana de Arte Moderna
·         Artistas que se destacaram: Cândido Portinari, Cícero Dias, Francisco Rebolo Gonzalez, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi (escultor)
·         Influência sofrida pelos artistas
·         A moderna arquitetura brasileira
·         A gravura nas primeiras décadas do século XX
·         Gravuristas: Carlos Oswald, Oswaldo Goeldi e Poty

Recursos para pesquisa
ARTE

BRAGA, Angela. REGO, Lígia. Mestres das Artes no Brasil. Tarcila do Amaral. 1ª Ed. Moderna. São Paulo. 1999
____________________. Mestres das Artes no Brasil. Salvador Dalí. Moderna. São Paulo. 1998
______________________. Mestres das Artes no Brasil. Pablo Picasso. Moderna. São Paulo. 2001
BRAGA, Angela. Mestres das Artes no Brasil. Anita Malfatti.1ª Ed. Moderna. São Paulo. 2002
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000
______________. Descobrindo a História da Arte. Ática. 2005
______________. História da Arte. Ática. São Paulo. 2009
MARTINS, Raquel Valle: CALABRIA. Carla Paula Brondi, Arte, História e Produção. FTD. São Paulo. Vol. 2.
História Geral da Arte – Pintura I, Edioione del Prado.


 
QUÍMICA

QUÍMICA & SOCIEDADE: volume único, ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos. Gerson de Souza Mól - São Paulo: Nova Geração, 1ª edição, 2007.

Áudio:   “Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1” Você pode utilizar um dos endereços abaixo:
Vídeo - Filhos da terra parte 8 - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16762/filhosdaterra.wmv     
Os  sites abaixo apresentam textos com informações sobre cosméticos (definição, história, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos
Os alunos certamente se sentirão motivados ao utilizarem o Laboratório de Química para produzir cosméticos caseiros.Organize a turma em equipes e oriente quanto ao
Acesse o link abaixo para saber o que são cosméticos
Documento que apresenta informações sobre cosméticos como sua definição, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos, etc.
Os cosméticos orgânicos brasileiros.  
O site abaixo apresenta informações sobre cosméticos.
Forças Intermoleculares: Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm