"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

domingo, 26 de março de 2017

3ª Série - Texto: Entendendo a Arte - 1ª Unidade 2017

O conceito de arte é extremamente subjetivo e varia de acordo com a cultura a ser analisada, período histórico ou até mesmo indivíduo em questão.

O que é arte afinal?
à  Criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
à  É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
à  Capacidade do homem criar e expressar-se, transmitindo idéias, sensações e sentimentos, através da manipulação de materiais diversos.
à  Desperta emoções diferentes de indivíduo para indivíduo.
à  Permite várias interpretações, várias leituras.
à  Desperta os mais variados sentimentos: alegria ou tristeza, serenidade ou inquietação, confiança ou medo.
à  Muitas vezes nos leva a pensar sobre o homem e o mundo, sobre nós mesmos e os outros.
à  Produto da criatividade humana, que utilizando conhecimento, técnicas e um estilo ou jeito todo especial, transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, despertado emoções em quem usufrui.

Dentre os possíveis e variados conceitos que a arte pode ter podemos sintetizá-los do seguinte modo – a arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções na forma de um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, arquitetura etc) e que possui em si o seu próprio valor. Portanto, para apreciarmos a arte é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado. Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.
Além disso, a produção artística pode ser de grande ajuda para o estudo de um período ou de uma cultura particular, por revelar valores do meio em que é produzida.
A arte apresenta nove expressões artísticas: a Música, a Dança, as Artes Plásticas, as Artes Cênicas, a Literatura, a Arquitetura, o Cinema, as Narrativas Televisivas e as Histórias em Quadrinhos.

A arte é conhecimento. A arte é uma das primeiras manifestações da humanidade como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas (pintura nas cavernas, templos religiosos, roupas, quadros, filmes etc) que representam sua vivência no mundo, comunicando e expressando suas idéias, sentimentos e sensações para os outros.
Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.
O primeiro elemento é o artista, aquele que cria a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato e individual transmitindo e expressando suas idéias, sentimentos, emoções em um objeto artístico (pintura, escultura, desenho etc) que simbolize esses conceitos. Para criar a obra o artista necessita conhecer e experimentar os materiais com que trabalha, quais as técnicas que melhor se encaixam à sua proposta de arte e como expor seu conhecimento de maneira formal no objeto artístico.
O outro elemento é o observador, que faz parte do público que tem o contato com a obra, partindo num caminho inverso ao do artista – observa a obra para chegar ao conhecimento de mundo que ela contém. Para isso o observador precisa de sensibilidade, disponibilidade para entendê-la e algum conhecimento de história e história da arte, assim poderá entender o contexto em que a obra foi produzida e fazer relação com o seu próprio contexto.
Por fim, a obra de arte ou o objeto artístico, faz parte de todo o processo, indo da criação do artista até o entendimento e apreciação do observador. A obra de arte guarda um fim em si mesma sem precisar de um complemento ou “tradução”, desde que isso não faça parte da proposta do artista.
Através da Arte, o homem se expressa e se comunica; busca a beleza e o prazer estético pois a pessoa humana tem necessidade de beleza e perfeição, anseia pelo infinito e pelo absoluto.
A emoção estética consiste num momento de felicidade e de simpatia, decorrente do acordo do pensamento e da sensibilidade com a obra de arte; assentimento (aprovação), admiração e alegria; integração harmônica do mundo subjetivo com a objetividade da obra apreciada.
Em resumo, a percepção estética compreende a fusão pura, harmoniosa e perfeita de dois elementos: o subjetivo e o objetivo, já que a obra artística é a realidade objetiva do mundo estético.
O homem cresce interiormente e se integra na sociedade, ao criar a obra de arte e ao conviver com ela. A apreciação artística apura a sensibilidade e forma o gosto estético.
A arte, além de ser a mais convincente linguagem da alma humana, documenta a época em que foi concebida. Externa não apenas sentimentos individuais, mas também sentimentos coletivos, a vida social e a cultura de uma época, com seus costumes, crenças e filosofias.
O artista, ser privilegiado por seus dons especiais, torna-se, indiretamente, um porta-voz dos anseios e ideais da comunidade em que vive, por estar sujeita às influências e condicionamentos sócio-culturais de um ambiente e de uma época.
A Arte é testemunha perene (que não tem fim) da história. Corporifica as características de cada época na suas formas expressivas e as imortaliza.
Cada período histórico que se esvaiu no tempo, ficou materializado em seu patrimônio artístico que revela abstratamente os ideais de personalidades e gerações extintas.

Conceitos, importância e funções da Arte

Dentre os possíveis e variados conceitos que a arte pode ter podemos sintetizá-los do seguinte modo – a arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa idéias e emoções na forma de um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, arquitetura etc) e que possui em si o seu próprio valor. Portanto, para apreciarmos a arte é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Uma tela pintada na Europa no séc. XIX pode não ter o mesmo valor artístico para uma comunidade indígena ou para uma sociedade africana que conservem seus valores e tradições originais. Por que isso pode acontecer se a arte é universal?
Para esses grupos étnicos os significados da arte como a entendemos podem não ser os mesmos por não pertencerem ao contexto em que eles vivem.
Cada sociedade possui seus próprios valores morais, religiosos, artísticos entre outros. Isso forma o que chamamos de cultura de um povo. Mas uma cultura não fica isolada e sofre influências de outras, portanto, nenhuma cultura é estática e sim dinâmica e mutável. A arte, ao longo dos tempos, tem se manifestado de modos e finalidades diversas. Na Antiguidade, em diferentes lugares a arte era vislumbrada em manifestações e formas variadas – na Grécia, no Egito, na Índia, na Mesopotâmia...
Os grupos sociais vêem a arte de um modo diferente, cada qual segundo a sua função. Nas sociedades indígenas e africanas originais, por exemplo, a arte não era separada do convívio do dia-a-dia, mas presente nas vestimentas, nas pinturas, nos artefatos, na relação com o natural e o sobrenatural, onde cada membro da comunidade podia exercer uma função artística.
Somente no séc. XX a arte foi reconhecida e valorizada por si, como objeto que possibilita uma experiência de conhecimento estético.
Função pragmática ou utilitária: a arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas pela sua finalidade. Segundo este ponto de vista a arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais. Não interessa aqui se a obra tem ou não qualidade estética, mas se a obra cumpre seu papel moral de atingir a finalidade a que ela se prestou. Uma cultura pode ser chamada pragmática quando o comportamento, a produção intelectual ou artística de um povo é determinada por sua utilidade. Nessa perspectiva, a avaliação de uma obra de arte obedece a critérios definidos: o critério moral do valor da finalidade a que serve (se a finalidade for boa, a obra é boa); e o critério de eficácia da obra em relação à finalidade (se o fim for atingido, a obra é boa).

Função naturalista: o que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível para que o conteúdo possa ser identificado e compreendido pelo observador. A obra de arte naturalista mostra uma realidade que está fora dela retratando objetos, pessoas ou lugares. Para a função naturalista o que importa é a correta representação (perfeição da técnica) para que possamos reconhecer a imagem retratada; a qualidade de representar o assunto por inteiro; e o vigor, isto é, o poder de transmitir de maneira convincente o assunto para o observador.

Função formalista: atribui maior qualidade na forma de apresentação da obra preocupando-se com seus significados e motivos estéticos. A função formalista trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem. Com o formalismo nas obras, o estudo e entendimento da arte passaram a ter um caráter menos ligado às duas funções anteriores importando-se mais em transmitir e expressar idéias e emoções através de objetos artísticos. Foi só a partir do séc. XX que a função formalista predominou nas produções artísticas através da arte moderna, com novas propostas de criação. O conceito de arte que temos hoje em dia é derivado desta função.
Funções da arte: pragmática ou utilitária (de acordo com o tempo e local), naturalista (refletir a realidade), formalista (apresentar a obra de arte).

Referências
FEIST, Hildegard. Uma pequena viagem pelo mundo da Arte. Moderna. São Paulo. 1996.
SOUZA, Edgard Rodrigues de. Desenho e Pintura. Moderna. São Paulo. 1997
GARCEZ, Lucília. OLIVEIRA, Jô. Explicando a Arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. Ediouro. Rio de Janeiro. 3ª edição. 2002

Azevedo Junior, José Garcia de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.

quinta-feira, 9 de março de 2017

1ª Série - Pesquisa de palavras - 1ª Unidade - 2017

Pesquise as seguintes palavras, observando que os significados façam parte do universo da ARTE.

1)     Comédia
2)     Composição
3)     Dança contemporânea
4)     Dramaturgo
5)     Estética
6)     Forma
7)     Grafismo
8)     Harmonia
9)     Instalação
10)Linguagem
11)Litografia
12)Orquestra
13)Percepção
14)Performance
15)Semiótica
16)Serigrafia
17)Símbolo
18)Textura
19)Tragediógrafo
20)Xilogravura



domingo, 5 de março de 2017

3ª Série - Orientações para o Artefólio - 2017

ARTEFÓLIO – 3ª série –2017

O aluno deverá iniciar o ano letivo com o seu ARTEFÓLIO, que será um instrumento de avaliação importante para o professor e para a organização do conhecimento em Arte, durante este ano de 2017. É para estar com ele em todas as aulas de ARTE! Tome cuidado para não perdê-lo!

1- Organizar em um caderno universitário com 96 folhas, todas as atividades de 2017 relacionadas à disciplina Arte.
Caberá a cada aluno montar seu ARTEFÓLIO com criatividade e organização, para ser avaliado periodicamente (quando o professor solicitar) e no final do ano letivo, cuja pontuação será importante na avaliação final.

2- CAPA - será seu cartão de apresentação e estímulo à imaginação, para conhecermos um pouco do que você gosta, pensa e sente. Pode ser feita com colagem de fotos, desenhos e palavras que expressem seu jeito de ser e que mostre ARTE!
Dividir cada unidade com uma página criativa feita com colagem e/ou desenho identificando-a. (Nome e número da linguagem artística a ser estudada).

Identifique com seu nome na capa ou contracapa, para facilitar na avaliação ou em caso de perda.

4- Todas as atividades feitas em sala de aula só serão aceitas e avaliadas se estiverem no ARTEFÓLIO.

5-Incrementar com pesquisas e recortes solicitados através da aula e do blog artenocolegiothales.blogspot.com.br

6- Pesquisar e registrar com colagens de textos e fotos os eventos culturais que acontecem na cidade, relacionados aos conteúdos estudados. Esta atividade é de iniciativa do aluno e vai auxiliar o professor a avaliar o grau de interesse pelos acontecimentos culturais e artísticos que fazem parte da vida de nossa cidade.

O ARTEFÓLIO é um instrumento de criação individual que irá refletir seu interesse, organização, participação, conhecimento, espírito de pesquisa e criatividade, enfim, seu grau de responsabilidade e compromisso com a disciplina ARTE.


1ª e 2ª Séries - Orientações para o Artefólio - 2017

ARTEFOLIO – 1ª e 2ª séries –2017

O aluno deverá iniciar o ano letivo com o seu ARTEFÓLIO, que será um instrumento de avaliação importante para o professor e para a organização do conhecimento em Arte, durante este ano de 2017. É para estar com ele em todas as aulas de ARTE! Tome cuidado para não perdê-lo!

1- Organizar em um caderno universitário com 96 folhas, todas as atividades de 2017 relacionadas à disciplina Arte.
Caberá a cada aluno montar seu ARTEFÓLIO com criatividade e organização, para ser avaliado periodicamente (quando o professor solicitar) e no final do ano letivo, cuja pontuação será importante na avaliação final.

2- CAPA - será seu cartão de apresentação e estímulo à imaginação, para conhecermos um pouco do que você gosta, pensa e sente. Pode ser feita com colagem de fotos, desenhos e palavras que expressem seu jeito de ser e que mostre ARTE!
Dividir cada unidade com uma página criativa feita com colagem e/ou desenho identificando-a. (Nome e número da linguagem artística a ser estudada).

3- Todas as cópias dos textos e atividades feitas em aula ou em casa deverão estar coladas no ARTEFÓLIO. Para melhor organização os textos deverão ser dobrados ao meio, colados na horizontal da folha do caderno, de forma a ser lido na frente e verso (colar só nas pontas).
Cuidado para conservar o Artefólio durante o ano todo, pois no final a nota será maior. Identifique com seu nome na capa ou contracapa, para facilitar na avaliação ou em caso de perda.

4- Todas as atividades feitas em sala de aula só serão aceitas e avaliadas se estiverem no ARTEFÓLIO.

5-Incrementar com pesquisas e recortes solicitados através da aula e do blog artenocolegiothales.blogspot.com.br

6- Pesquisar e registrar com colagens de textos e fotos os eventos culturais que acontecem na cidade, relacionados aos conteúdos estudados. Esta atividade é de iniciativa do aluno e vai auxiliar o professor a avaliar o grau de interesse pelos acontecimentos culturais e artísticos que fazem parte da vida de nossa cidade.


O ARTEFÓLIO é um instrumento de criação individual que irá refletir seu interesse, organização, participação, conhecimento, espírito de pesquisa e criatividade, enfim, seu grau de responsabilidade e compromisso com a disciplina ARTE.

quarta-feira, 1 de março de 2017

3ª Série - Pesquisa de palavras - 1ª Unidade - 2017

Pesquise as seguintes palavras, observando que os significados façam parte do universo da ARTE.

  1.      Adobe
  2.   .    Afresco
  3.   .    Anamorfose
  4.   .    Art Nouveau
  5.   .    Assemblage
  6.   .    Estuque
  7.   .    Fauvismo
  8.   .    Instalação
  9.   .    Land Art
  10. 10.  Natureza morta
  11. 11.  Perspectiva
  12. 12.  Pop Art
  13. 13.  Poética
  14.     . Retábulo
  15. 15.  Rococó
  16. 16.  Sfumato
  17. 17.  Suprematismo
  18. 18.  Tenebrismo
  19. 19.  Terracota
  20. 20.  Velatura

Volta às Aulas 2017