Arte Na Pré-História
↠ Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita.
↠ Como a duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em três períodos.
Paleolítico Inferior
↠ O homem vai descobrindo meios de dominar a natureza.
↠ Vive em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas.
↠ Desenvolve a linguagem para se comunicar.
Característica:
↠ Pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa.
Instrumentos do Paleolítico Inferior
Paleolítico Superior
↠ Divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades.
↠ Fabricava instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha.
↠ Usavam o fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais.
↠ Inicia-se a arte (pinturas) nas cavernas: figuras de animais.
↠ São famosas as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França).
Instrumentos do Paleolítico Superior |
Escultura
Técnicas:
↠ Picoteamento (a partir de batidas na rocha); uma incisão fina ou filiforme (sulcos finos, resultados da fricção única de um instrumento sobre o suporte rochoso);
↠ Polimento e raspagem (fricções repetidas de um instrumento sobre o painel). Essas técnicas produzem sulcos em forma de ”U” e de “V”.
Arte Rupestre
↠ Qualquer conjunto de elementos gráficos pintados ou gravados sobre suportes rochosos fixos – em geral abrigos, grutas, lajedos, paredões e afloramentos – deixados por populações do passado, constituídas de grupos de caçadores – coletores, horticultores, agricultores ou pastores.
↠ As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das “mãos em negativo”. Somente depois de dominarem a técnica das mãos em negativo é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e pintar animais.
Mãos em negativo |
Como era feita a Pintura Rupestre
↠ A tinta era feita basicamente de produtos de origem mineral (óxido de ferro, manganês, cobre ou argilas), sendo a água o veículo para sua aplicação. As cores mais comuns são por ordem de freqüência, vermelho, amarelo, preto e branco.
↠ Eram utilizados dedos, pincéis feitos com madeira, chumaços de pêlo ou penas e gravetos.
Período Neolítico
↠ Início do cultivo dos campos;
↠ Artesanato: cerâmica e tecidos;
↠ Construção de pedra;
↠ Instrumentos de pedra polida, enxada e tear;
↠ Pinturas de cadáveres e cenas de caça.
↠ Instrumentos de pedra polida, enxada e tear;
↠ Pinturas de cadáveres e cenas de caça.
Pintura do Período Neolítico |
Escultura do Período Neolítico |
Arquitetura do Período Neolítico
↠ O aparecimento da arquitetura e o consequente sedentarismo do ser humano favoreceram o surgimento da arquitetura denominada megalítica, por causa do uso de grandes blocos de pedra.
Monumentos Megalíticos
↠ Nuragues : feitos de pedras justapostas sem argamassa;
↠ Dolmens :duas grandes pedras fincadas no chão.
↠ Menires, são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical;
↠ Cromiech, são menires e dolmens organizados em círculo
↠ Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.
Arquitetura Pré-Histórica |
Como a arqueologia estuda a arte rupestre
↠ A análise ocorre, pela identificação das características físicas, concretas, objetivas, que partem dos aspectos gerais como: ambiente natural de inserção do sítio, topografia, tipo de suporte rochoso, morfologia do espaço habitável e do “grafitável”.
Aspectos considerados no estudo da arte rupestre
Localização:
↠ Corresponde ao lugar geográfico onde se encontra o sítio.
Tipo de suporte:
↠ Deve-se reconhecer:
a) Natureza da rocha (arenítica, calcária, metarenítica, etc);
b) A morfologia do sítio (abrigo, gruta, caverna, boqueirão, paredão, afloramento isolado, lajedo, etc).
Tecnologia dos grafismos
Classificação: pinturas e gravuras.
↠ Nas pinturas observa-se como foram aplicados os pigmentos na superfície da rocha.
↠ Nas gravuras, como foram feitas as incisões (sulcos) no suporte rochoso.
Classificação dos grafismos
a) Segundo os motivos antropomorfos (humanos), zoomorfos (animais) ou geométricos (círculos, linhas, etc);
b) Segundo o grau de identificação com os modelos reais, se naturalísticos ou estilizados.
Tradições de pinturas na Região Nordeste do Brasil
As formas de representação foram classificadas no Brasil a partir dos motivos.
↠ Tradição Nordeste: predominam os motivos antropomorfos isolados ou compondo cenas de pequenas dimensões e pinturas monocromáticas.
↠ Dentre os agentes naturais temos os fatores erosivos que ocorrem em função da ação mecânica dos ventos (eólicos) e do escorrimento de água nos paredões, originado das chuvas (pluviais).
↠ Existe também o desprendimento de placas dos suportes rochosos em função dói processo natural de desagregação da rocha. Outros fatores são o crescimento de vegetação e de liquens na superfície dos painéis, que promovem a degradação da arte rupestre.
↠ Por fim, insetos como abelhas, vespas e cupins interferem nos painéis, no momento que constroem suas casas ou eliminam dejetos sobre as pinturas, cobrindo-as e agregando resíduos que minimizam a leitura e, às vezes, impossibilitam a visualização.
↠ Dentre os agentes antrópicos que ameaçam esse patrimônio destacam-se a visitação desordenada, a depredação deliberada e a exploração de jazidas minerais.
↠ O maior agente para a preservação dos sítios é a conscientização da sociedade para a sua importância artística e cultural.
Referências
Texto produzido em forma de livreto pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia.
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. 1ª Ed. Ática. São Paulo. 2005.
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