"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

3ª SÉRIE - ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO


1. Estilo de pintura que representa os objetos e figuras de forma real, naturalmente reconhecíveis? 
2.    Podemos conceituar pintura de gênero?
3.    Como podemos definir ARTE?
4.    Como se chama a tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha, onde as obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente e não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e cores da composição?
5.    No final do século XIX e início do século XX, em meio aos ideais modernistas e das tendências formalistas, esse gênero de pintura voltou a ser vista como em sua origem: um gênero “sem tema”. Pela neutralidade dos “personagens” deste gênero, ele era apropriado para as pesquisas plásticas dos artistas (de composição, cor, figura, etc
6.    Classifique as pinturas abaixo de acordo com o gênero.

7.Na arquitetura românica prevaleceu a idéia de solidez, com as chamadas “fortalezas de Deus”. Na gótica, a verticalidade, a busca dos espaços infinitos. Responda:
a)    Quais foram as idéias predominantes na arquitetura renascentista.

8. Na pintura renascentista, um traço marcante é o realismo. Que recursos técnicos, aperfeiçoados e utilizados pelos artistas da época, contribuem para esse resultado?
9.  Quais são as 4 características marcantes do Renascimento? Explique cada uma delas.
10.   Período considerado a Idade de ouro do Renascimento, no século XV, quando as artes contam com a proteção dos mecenas, como Lourenço de Médicis, o Magnífico, Júlio II e Leão X, revelando-se, então, os maiores gênios artísticos. 

11.   Período dos primitivos considerado por alguns estudiosos, como pré-renascentista, por ser o momento inicial desse movimento. 
12.Foi considerado o artista que melhor expressou, através do desenho, um ritmo suave a gracioso para as figuras pintadas. Os temas de seus quadros – quer tirado da Antigüidade grega, quer tirado da tradição cristã foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu real de beleza. 
8.    Sobre a Arte Barroca coloque (V) verdadeiro ou (F )Falso nas alternativas abaixo.  
a)  (    ) O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente secundário, dando lugar as  emoções dentro do estilo Barroco.  
b)    (     ) As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência
C)  (    ) A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca remete ao observador uma sensação estática.
d)    (   ) Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barroco acabou tornando-se, com o passar do tempo, superficial.
e)    (    ) O “Juízo Final” pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, foi sem dúvida alguma, uma das primeiras obras com características barrocas.
f)     (   ) A Arte Barroca originou-se na Itália e não tardou a espalhar-se pela Europa e também pela América.
            g)   (   ) O Barroco desenvolveu-se igualmente nos diversos países em que se manifestou, realização raramente conquistada pelos outros movimentos artísticos existentes, fazendo com que o Barroco se   diferencie dos demais em termos de importância.  
           h)  (   ) A Arte Barroca foi um dos meios de propagar o Protestantismo e ampliar sua influência. A arte barroca.
          i)   (     ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.
j)      (      ) A Arte Barroca foi um dos meios de propagar o Protestantismo e ampliar sua influência. 
14. O que foi a Semana de Arte Moderna e quando aconteceu?
       15.Quem participou da Semana de Arte Moderna?
16.  Quais eram os objetivos da S.A.M?
17.  Qual a reação do público?
18.  Descreva a fase antropofágica nas obras de Tarsila do Amaral.
19.   Descreva de um modo geral as obras características das obras de Candido Portinari.
20.  Que artista do Modernismo apresenta em suas obras um compromisso com os ensinamentos da arte moderna: a pincelada livre, a problematização da relação figura/fundo, o trato da luz sem o convencional claro-escuro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário