“A ARTE E QUÍMICA DOS COSMÉTICOS”
Os projetos do Ensino
Médio são desenvolvidos de forma a incorporar a importância do conhecimento ao
prazer de aprender e a desenvolver hábitos adequados de estudo, a capacidade de
trabalhar em grupo e qualidades como empenho, organização, flexibilidade e
tolerância.
- O trabalho será feito por toda a turma dividida em grupos, mediante roteiro
abaixo.
- Culminância do
projeto 11/12/2014
a partir das 9:00 (apresentações de TODAS as turmas de 3° ano).
- Para as
disciplinas envolvidas no projeto o trabalho terá valor 7,0, sendo 6,0 da avaliação do professor (de
acordo com os critérios abaixo) e 1,0 da avaliação do líder da sala (ficha
do líder).
- O trabalho será dividido em várias etapas de acordo com a disciplina.
QUÍMICA:
1ª
PARTE
1- Os alunos definirão os produtos finais a serem
desenvolvidos em laboratório mediante sorteio realizado previamente.
2- São os produtos: 1) PERFUME, 2) CREME HIDRATANTE,
3) SABONETE GLICERINADO, 4) SAIS DE BANHO, 5) ÓLEO BIFÁSICO e 6) AROMATIZANTE.
2- Sobre o assunto sorteado deverá ser feita uma
pesquisa sobre o produto (cosmético e aromatizante a ser desenvolvido)
evidenciando sobre este:
ü A história do
produto.
ü Sua finalidade de
uso.
ü Ação física ou
química.
ü Substâncias
químicas presentes (nomenclatura usual e oficial com suas respectivas
formulações).
ü O prazo de
validade.
ü Uso do produto na
atualidade (dados estatísticos atuais)
3- Documentar todo o processo de pesquisa e
apresentação do material de pesquisa através de fotos ou filmagem para o
encerramento da atividade (culminância)
2ª
PARTE
1- A equipe deverá providenciar a matéria prima para
confecção do produto.
2- Desenvolver em produto em aula prática com base
no roteiro fornecido pela professora em data previamente marcada.
3- Documentar todo o processo desenvolvido no
laboratório através de fotos ou filmagem para futura apresentação.
3ª
PARTE
1- Organizar no hall de entrada da escola mini
estandes (vitrines) para a exposição do trabalho desenvolvido.
2- Apresentar o produto desenvolvido destacando:
ü Apresentação da atividade e a relação entre a Arte, a Química e os
Cosméticos.
ü Conceito sobre
cosméticos
ü Sua história
ü Para que servem os
cosméticos
ü Que substâncias
químicas estão presentes nos cosméticos
ü Abordagem sobre o
cosmético produzido
ü Sua finalidade de
uso.
ü Ação física ou
química.
ü Substâncias
químicas presentes
ü O prazo de
validade.
ü Uso do produto na
atualidade
ARTE
1ª Etapa:
·
Pesquisar
o tema sorteado pelo grupo;
·
Ministrar
uma aula sobre o tema escolhido;
·
Utilizar
recursos visuais como: cartazes, transparências, Power point, etc.
·
A avaliação será
individual.
2ª Etapa: Laboratório de Arte
·
Cada
grupo escolherá 2 componentes para participar da oficina de criação de
embalagens o restante do grupo ficará na sala confeccionando o processofólio.
·
Criar
um nome para cada produto desenvolvido no laboratório de Química. O nome criado
pelo grupo tem que ter uma relação com o tema pesquisado;
·
Criar
o rótulo do produto com um desenho relacionado ao tema.
·
Colocar
no produto as instruções para o uso do produto.
- Criar um álbum
(processofólio), com todas as etapas do trabalho – (tamanho da folha A3).
·
Escolha
e confecção das embalagens (Design) de acordo com o tema de cada grupo;
3ª Etapa: Culminância
(11/12/2014
·
Elaborar
uma vitrine para exposição dos produtos e dos álbuns no hall de entrada do
colégio;
·
Explicar
todo o processo de produção dos produtos e criação das embalagens;
·
Utilizar
como base da apresentação, material exposto por cada grupo na aula de Química
(observar as dúvidas correções anteriormente comentadas).
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES:
- Confecção do Álbum: tamanho
A3, a capa deve estar relacionada com o tema apresentado pelo grupo e
deverá estar dividido em 3 partes.
A. Primeira parte: pesquisa e gravuras sobre o tema, contexto
histórico e artistas. (VER ROTEIRO)
B. Segunda parte: Explicação de todo o processo de produção
e materiais utilizados na oficina de Química para a produção dos cosméticos
(usar fotos realizadas em laboratório para ilustrar todo o processo)
C. Terceira parte: Explicação de todo o processo de produção
e material utilizado na oficina de Arte para a confecção das embalagens. (usar
fotos realizadas em laboratório de todo o processo de criação das embalagens
para compreensão do processo)
TEMAS
PARA APRESENTAÇÃO DE ARTE
Tema 1: FAUVISMO OU FOUVISMO
|
ROTEIRO COM O CONTEÚDO A SER PESQUISADO
Æ
Definição
Æ
Origem
do nome
Æ
Como
surgiu o Fauvismo?
Æ
Características
do movimento
Æ
Artistas
que se destacaram e obras: André Derain, Maurice de Vlaminck, Othon Friesz e
Henri Matisse
|
Tema 2: CUBISMO
|
Æ Origem do Cubismo
Æ Princípios Estéticos
Æ Fase
cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909 – (Paul Cézane)
Æ Cubismo Analítico
– características
Æ Artistas que se
destacaram e obras: Pablo Picasso (fase rosa e fase azul) e George Braque
Æ Cubismo Sintético
– características
Æ Artistas que se
destacaram e obras: Pablo Picasso (fase entre as guerras)
|
Tema
3: Abstracionismo
|
ROTEIRO
Æ Origem do
Abstracionismo
Æ Características do
movimento
Æ O Abstracionismo
no Brasil
Æ Artistas que se
destacaram e obras: Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Paul Jackson Pollock
Æ Abstracionismo
informal – características
Æ Artistas que se
destacaram: Manabu Mabe, Tomie Ohtake
Æ Abstracionismo
geométrico – características
Æ Artistas
que se destacaram: Kasimir Malevitch e Piet Mondrian
|
Tema 4:
Surrealismo
|
ROTEIRO
Æ Origem do
Surrealismo
Æ Características do
movimento
Æ Artistas que se
destacaram na tendência figurativa e obras: Salvador Dali, Marc Chagall e
René Magritte
Æ Artistas que se
destacaram na tendência abstrata e obras: Joan Miró e Max Ernst
Æ O Surrealismo no
Brasil
|
Tema 5: Dadaísmo
|
ROTEIRO COM O CONTEÚDO A SER PESQUISADO
Æ Origem do nome
Æ Como surgiu o movimento Dadaísta?
Æ Características do Dadaísmo Elementos artísticos e culturais:
Æ Artistas e obras: Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans Arp , Julius Evola, Francis Picabia,
Max Ernst, Man Ray, Raoul Hausmann,
Guillaume Apollinaire, Hugo Ball, Johannes Baader,
Arthur Cravan , Jean Crotti, George Grosz, Richard Huelsenbeck, Marcel Janco, Clement Pansaers, Hans Richter, Sophie Täuber |
Tema
6: Século XX no Brasil: O Modernismo
|
ROTEIRO
Æ Fatos que
influenciaram o começo do século XX no Brasil;
Æ Como surgiu a
Semana de Arte Moderna?
Æ Antecedentes da
semana
Æ Características do
movimento
Æ Artistas que se
destacaram: : Lasar
Segal, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Tarcila do
Amaral, Vitor Brecheret (escultor)
Æ A arte brasileira após a Semana de Arte Moderna
Æ Artistas que se
destacaram: Cândido Portinari, Cícero Dias, Francisco Rebolo
Gonzalez, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi (escultor)
Æ Influência sofrida
pelos artistas
Æ A moderna arquitetura brasileira
Æ A gravura nas primeiras décadas do século XX
Æ Gravuristas: Carlos Oswald, Oswaldo Goeldi e
Poty
|
Recursos para pesquisa
ARTE
BRAGA,
Angela. REGO, Lígia. Mestres das Artes no Brasil. Tarcila do Amaral. 1ª Ed.
Moderna. São Paulo. 1999
____________________.
Mestres
das Artes no Brasil. Salvador Dalí. Moderna. São Paulo. 1998
______________________.
Mestres das Artes no Brasil. Pablo Picasso. Moderna. São Paulo. 2001
BRAGA,
Angela. Mestres das Artes no Brasil. Anita Malfatti.1ª Ed. Moderna. São Paulo.
2002
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo,
2000
______________. Descobrindo a História da Arte.
Ática. 2005
______________. História da Arte. Ática. São Paulo.
2009
MARTINS, Raquel Valle: CALABRIA. Carla Paula Brondi, Arte, História e
Produção. FTD. São Paulo. Vol. 2.
História Geral da Arte – Pintura I, Edioione del
Prado.
QUÍMICA
QUÍMICA
& SOCIEDADE: volume único, ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos
Santos. Gerson de Souza Mól - São Paulo: Nova Geração, 1ª edição, 2007.
Vídeo: Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/a
quimica do fazer/cosmeticos/perfume/video para web/video.html
Áudio: “Almanaque sonoro
de química - Cosméticos - Parte 1”
Você pode utilizar um dos endereços abaixo:
Vídeo - Filhos da terra parte 8 - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16762/filhosdaterra.wmv
Os sites abaixo apresentam
textos com informações sobre cosméticos (definição, história, cosmecêuticos,
cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos
produtos
Os
alunos certamente se sentirão motivados ao utilizarem o Laboratório de
Química para produzir cosméticos caseiros.Organize a turma em equipes e
oriente quanto ao
Acesse o link abaixo para saber o que são
cosméticos
Documento que apresenta informações sobre
cosméticos como sua definição, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade
Média e Era Moderna, classificação dos produtos, etc.
Os cosméticos orgânicos brasileiros.
O segredo dos cremes Link: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/segredo-cremes-501911.shtml
O site abaixo apresenta informações sobre
cosméticos.
Forças Intermoleculares: Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm
Desodorante Liquido
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-desodorante-liquido.html
Colônia
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-colonia.html
Perfume
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-perfume.html
Shampoo anti-caspa
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-anti-caspa-com-piritionato-de.html
Shampoo anti-queda
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-anti-queda-com-extratos.html
Creme condicionador
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/creme-condicionador.html
Creme rinse
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/creme-rinse.html
Shampoo para cabelos secos
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-secos.html
Shampoo para cabelos normais
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-normais.html
Shampoo para cabelos oleosos
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-oleosos.html
Shampoo suave para uso diário
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-orientativa.html
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-desodorante-liquido.html
Colônia
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-colonia.html
Perfume
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-de-perfume.html
Shampoo anti-caspa
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-anti-caspa-com-piritionato-de.html
Shampoo anti-queda
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-anti-queda-com-extratos.html
Creme condicionador
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/creme-condicionador.html
Creme rinse
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/creme-rinse.html
Shampoo para cabelos secos
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-secos.html
Shampoo para cabelos normais
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-normais.html
Shampoo para cabelos oleosos
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/shampoo-para-cabelos-oleosos.html
Shampoo suave para uso diário
http://formulasgratis.blogspot.com/2009/03/formula-orientativa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário