"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

1ª Série - Estudos de Recuperação - 2015

1.    Relacione as frases abaixo com as palavras que estão nos parênteses:



A)    Pode ser definido como a arte de representar objetos por meio de linhas e sombras.
B)    Gravura em pedra calcárea.
C)    Na Idade Média, os monges começaram a difundir esse tipo de desenho, que era feito com um instrumento de bambu ou de pena de ganso.
D)    Ramo da arte visual que, com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista.
E)    Nessa forma de expressão, o artista trabalha com narrativa, sequência, continuidade e movimento.
F)    Uma das técnicas artísticas que permite que a obra de arte tenha várias cópias. A partir de uma matriz, pode-se reproduzi-la várias vezes.
G)    Gravura em madeira.

(    ) pintura 
(    ) história em quadrinhos                     
(    ) gravura  
(    ) xilogravura  
(    ) desenho 
(    ) litografia 

(    ) bico de pena 



2.   Responda com apenas 1 ou 2 palavras os retângulos abaixo:

a) Nas Histórias em Quadrinhos, o que dá ideia de movimento e expressão facial:


 


b) Técnica e gravura que utiliza a madeira como matriz e que no Brasil, tem como maior representação a Literatura de Cordel.

 
 

c) Manifestação artística que, com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista:     

 
 




d) Plano utilizado nas Histórias em Quadrinhos que representa a figura até os joelhos:

 
 




e) No cinema ou no desenho animado, quando as diversas fases sucessivas de um movimento são decompostas em imagens independentes e projetadas numa velocidade de vinte e quatro imagens por segundo, criam no espectador a ilusão do movimento contínuo. Cada imagem recebe o nome de...

 
 



f) Linguagem audiovisual criada no sáculo XX, que tem a capacidade de aglutinar e incorporar rapidamente inúmeros outros recursos de produção de informação, cultura e imagens, como teatro, música, dança, literatura, jornalismo, propaganda, esportes, cinema, vídeo, computação e fotografia e foi criada a partir da capacidade do elemento químico Selênio de transformar energia luminosa em energia elétrica.

 
 





 
g) Linguagem artística da qual fazem parte o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, a fotografia, a arquitetura, entre outras:




h) Linguagem artística da qual fazem parte o teatro e a dança:

 
 



i) Linguagem artística do qual fazem parte o Canto e a música:




j) Linguagem visual que foi criada no início do século XIX, a partir dos progressos da física e da ótica...



Questões 5 e 6: marque a única alternativa correta:

5. Manifestação artística das Artes Visuais que trabalha com material flexível: barro, argila, cera, massa, pastas plásticas industrializadas. Alguns desses materiais são colocados em alta temperatura (900°c) para endurecerem, outros secam apenas em contato com o ar.
A) Modelagem                    B) Escultura                      C) Desenho                             D) Pintura                         E) Bico de pena

6. Relacione as colunas e escolha a alternativa correta:
1. Metáfora Visualizada                                 (   ) Ilustração e texto.
2. Texto Livre                                                 (   ) Cada uma das imagens sucessivas decompostas do movimento de uma figura.
3. Fotograma                                                 (   ) Narrativa que fica em caixa de texto, no alto do quadrinho.
4. Partes das Histórias em Quadrinhos         (   ) imagem que expressa uma ideia.
5.  Recursos Gráficos                                    (   ) Dá ideia de movimento e expressão facial.

A)    3; 4; 1; 2, 3.               B) 4; 3, 2; 5; 1.                 C) 2, 5, 4, 1, 3.                         D) 4; 3; 2; 1, 5.                 E)  2; 3; 4; 1, 5.

7. Responda nos espaços as questões abaixo:

a.     Forma secular de composição que não usava o canto em latim e sim, na língua natal de seus compositores; surgiu no século XIV, na Itália.            _____________________     

b.     Estilo de música da antiguidade e do início da Idade Média que tinha apenas uma linha melódica cantada e tocada por todos os executantes.           ______________________     

c.      Bach e Haendel foram compositores deste período da música.   ______________

d.    Gênero musical do qual fazem parte, entre outros, a Música Sacra e o Muezim. ___________ 

e.     Compositor erudito brasileiro que fez sucesso no século XX.    _____________________ 

f.      Sua estrutura harmônica influenciada pelo jazz difere de tudo que já havia sido produzido até então na música popular brasileira. João Gilberto foi um dos maiores representantes.   _________________ 

g.    Movimento lançado com a música “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso, que incorpora à MPB elementos do rock, dos ritmos estrangeiros e da cultura em massa.   ______________________ 

h.    Uma das bandas do início do século XXI que faz sucesso com a temática voltada para o público adolescente.    _____________________          

i.      Ritmo Alegre e sensual que invade a Bahia e contagia todo o Brasil no final da década de 80.  ___________                 

j.      Tipo de música instrumental brasileira que aparece no final do século XIX, executada basicamente por violão, cavaquinho e flauta.      ___________________  

k.     Gênero musical que em geral exige uma atitude contemplativa e uma audição concentrada, sendo considerado por muitos como música “culta” e mais elaborada.   _________________  

l.      Escrita polifônica que se desenvolveu a partir do século IX.   _________________  

m.   Uma das bandas mais importantes que representou o rock nacional produzido a partir dos anos 80.
_______________________ 

n.    Dança angolana que, junto a ritmos estrangeiros deram origem ao Maxixe, que surge entre 1870 e 1880, no Rio de Janeiro.          ____________________  

o.    Movimento musical que foi um reflexo brasileiro do rock internacional e que fez sucesso entre os jovens a partir dos anos 60 com uma música descontraída, romântica e descomprometida. ___________

p.    Cantora que nos anos 70, iniciou o rock brasileiro.  ________________ 

q.    Música que se diferenciou da Bossa Nova por abandonar os temas intimistas e pelas apresentações em grandes espaços abertos.     ____________________  

r.     Banda hoje extinta, que fez bastante sucesso entre os jovens com as músicas “Ana Júlia” e o tema do filme “Lisbela e o prisioneiro”.  ______________________ 

s.     Criou o gênero Fricote, que lançou as sementes da Axé Music.   __________________ 

t.     Música dos anos 20, tocada por viola e violão que teve como principais representantes Mariano e Caçula.     ___________________    

9. Responda as seguintes questões sobre a evolução da dança teatral:

a)    Tipo de Dança que foi durante muito tempo a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passos preexistentes. _______________________________

b)    Dança que, segundo Rengel (2006) abandona algumas hierarquias, no sentido que um dançarino não é melhor que o outro. É uma dança que pode ser realizada em diversos ambientes e não impõe modelos rígidos aos corpos que dançam. Propõe estímulos aos processos de criação, pesquisa do movimento e suas potencialidades. _______________________________

c)    No final do século XVIII, coreógrafo que inaugurou um movimento chamado "Ballet de Ação", isto é, a dança passou a ter uma narrativa, que apresentava um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então. _____________________________

d)    Dançarina americana que rejeita a relação com os ritmos da natureza, afirmando que não quer ser flor, árvore, onda ou nuvem. Sua busca passa a ser expressar a cultura norte americana e a problemática do século XX, no qual a máquina interfere no ritmo do gesto humano e a guerra interfere profundamente nas emoções, desencadeando os instintos.  __________________________________

e)    Dança que tem as suas raízes na comunidade Africano-Americana dos Estados Unidos. Este estilo de dança passou a influenciar fortemente a Broadway e, por sua vez, Hollywood e também o balé e a dança moderna.  ________________________________

f)     Mais célebre bailado de Fokine, dançado inicialmente por Anna Pavlova e que é dançado até hoje no mundo inteiro. Existe até uma versão que fez muito sucesso na internet, que mostra um dançarino de Hip Hop que conseguiu emocionar a todos com a releitura desse ballet para o seu estilo de dança.
           ____________________________________________

g)    Um dos ballets cuja música foi criada por Tchaikowsky. ____________________________

h)    Rainha que trouxe para a França o que depois se transformou no Ballet. _________________________

i)      Dançarino moderno que lançou as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência. ________________________________

j)     Dançarina americana que tinha na música clássica a sua fonte de emoções traduzidas em movimentos corporais. Seus modelos estéticos são os gregos, figuras de vasos e esculturas. Sempre se apresentava de túnica grega, descalça e com sua echarpe inseparável. O plexo solar era sua fonte principal de movimento. ___________________________________

k)    Novo tipo de dança criada a partir da tecnologia, tornando mais próximas as relações entre as diferentes áreas da dança e também entre as diversas linguagens artísticas. ___________________________

l)     Forma irlandesa de sapateado que concentra o movimento nos pés e o tronco permanece rígido. Os movimentos utilizados exigem muita coordenação motora e concentração dos dançarinos.
            _________________________________ 

m)  Uma das mais famosas bailarinas da França, que causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados.  _________________________________

n)    Um dos dançarinos mais importantes do sapateado na versão americana, que alcançou muito sucesso dançando nos filmes musicais. __________________________________

o)    Período artístico que na dança foi inaugurado pela bailarina Marie Taglioni, portadora do tipo físico ideal para a bailarina da época, para quem foi criado o ballet "La Silfide", que mostra uma grande preocupação com imagens sobrenaturais, sombras, espíritos, bruxas, fadas e mitos misteriosos.
            ____________________________________

p)    Dança de origem cigana que é uma forma de expressão artística que reflete a cultura da Andaluzia, que ao longo dos anos se foi definindo e transformando na mais conhecida expressão da cultura espanhola.
____________________________________ 

q)    Desenvolvido nos Estados Unidos, foi introduzido no país por volta da primeira metade do século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de dança praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.
____________________________________

r)     Coreógrafo francês que fez uma viagem à Rússia em 1847, pretendendo dar um passeio rápido, mas também se tornou coreógrafo chefe e ficou lá para sempre. Sob sua influência, o centro mundial da dança transferiu-se de Paris para São Petersburgo. _____________________________________

s)    Uma das dançarinas pós-modernos influenciadas por Martha Graham, que tem o trabalho reconhecido no mundo inteiro. _____________________________________

t)     Coreógrafo russo do início do século XX, que trouxe para a França os melhores bailarinos das Companhias Imperiais, como Anna Pavlova e Nijinsky e alguns ballets de  Mikhail Fokine, a quem a crítica francesa fez os melhores comentários. ______________________________________

u)    Tipo de Dança em que os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora respeitem uma técnica fechada. _____________________

v)    Uma das principais ferramentas da dança espanhola, junto ao canto e o sapateado. _________________

w)   Qualidade mais importante da dança de Fokine. _____________________________

x)    Filme de Desenho Animado coreografado pelo grande astro do sapateado americano Savion Glover, que impulsionou este estilo de dança depois de um período em que passava por uma certa crise.
            _____________________________________

y)    Uma das características mais importantes do Jazz Dance, que utiliza movimentações separadas de cada parte do corpo. ___________________________________

z)     Parte do corpo cujo movimento é o mais marcante e expressivo, no Jazz Dance. __________________

10.  Responda no verso da folha as seguintes questões (não copie do texto, responda do seu jeito):

a)    Como começou o teatro no Brasil.

b)    Como aconteceu a origem do Teatro na antiguidade.

c)    Quais os principais tragediógrafos e comediógrafos gregos e suas principais obras.


11.  Responda as questões abaixo:

a.     Tipo de arte cênica que tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência: ________________ 

b.    Material cênico que Téspis usava para a platéia visualizar o sentimento da cena: ______________

c.     Composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem, além de trazer a conclusão da peça:  _______________________ 

d.    Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários.   _________________

e.    Considerada um gênero literário menor que contava a história de pessoas comuns.  __________

f.      Peça de cunho político, de Gianfrancesco Guarnieri, que foi apresentada em 1958 pelo Grupo Teatro de Arena, de São Paulo, e inaugurou a fase da hegemonia do autor brasileiro.   ________________________                     

g.    A primeira grande realização do elenco desse grupo, em 1963, foi Pequenos Burgueses, de Górki, dirigida por José Celso Martinez Corrêa. _________________________   

      h.   Criou o Teatro do Oprimido.     ___________________   

i.  Grupo que consolidou a renovação estética do espetáculo brasileiro, iniciada pelo grupo amador carioca de Os Comediantes.   _______________________

j.  Autor que, estimulado pelo êxito popular dos contos-crônicas de “A Vida Como Ela É...” publicados diariamente na imprensa, criou as tragédias cariocas, bloco mais numeroso e compacto da dramaturgia carioca. ____________________________

k.     Além de autor é também ator, tendo em suas peças uma constante preocupação social. Escreveu “Eles não usam Brack-tie”, Grupo de Teatro que apresentou a peça “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, em 1967, que foi considerado o manifesto do Tropicalismo.
_______________________________


12. Relacione as informações do segundo grupo com as do primeiro, completando os espaços com a numeração correspondente:

1)    Alguns exemplos de peças da “tragédia carioca”.
2)    Autor de Arco Desolado , O Santo e a Porca e A pena e a lei.
3)    Peça que estreou em 1956 e consagrou Ariano Suassuna como um grande dramaturgo brasileiro. Até hoje faz sucesso, principalmente na versão para cinema.
4)    Contos-crônicas de Nélson Rodrigues publicados diariamente pela imprensa.
5)    Primeira peça a falar com total liberdade sobre o período da ditadura até a abertura política. Estreou em 1980.
6)    Autor de teoria sobre o Teatro do Oprimido.    
7)    Parceiro de Augusto Boal na peça que utilizou os personagens Zumbi e Tiradentes como metáfora para escapar da censura brasileira durante o regime militar.
8)    Obra teatral brasileira que é uma síntese de contos populares e de exigente inspiração erudita.
9)    Peça que assinou contrato de exclusividade com o famoso ator da época, Procópio Ferreira.
10  Técnicas para desenvolver o Teatro do Oprimido.
11) Autor de peças e telenovelas que participou do Teatro Brasileiro de Comédia.
12) Mais famosa peça psicológica de Nélson Rodrigues.
13) Autor de “Chapetuba Futebol Clube”, “A longa noite de cristal” e “Corpo a corpo”.
14) Autor que fez uma reconstrução crítica de várias fases de nossa história, sobretudo o ciclo de café.

 (  )  Dias Gomes
 (  ) “A Comédia dos Moralistas”.
 ( )  “Boca de Ouro” e “Toda Nudez Será Castigada”.
 (  ) Augusto Boal 
 (  ) Ariano Suassuna
 (  ) “Campeões do mundo” 
 (  )” Vestido de Noiva”.
 (  ) Jorge Andrade 
 (  ) “O Auto da Compadecida”
 (  ) Oduvaldo Viana Filho 
 (  )”A vida como ela é...”
 (  ) “A pena e a lei”. 
 (  ) Teatro invisível, o teatro-imagem e o teatro-foro, que visam a transformar o espectador em protagonista da ação dramática 
 (  ) Gianfrancesco Guarnieri



Nenhum comentário:

Postar um comentário