ATENÇÃO: A APRESENTAÇÃO SERÁ NO AUDITÓRIO!!!!
§ O Trabalho será feito por toda a turma, mediante roteiro abaixo.
§ Apresentações: de 29/08 a 02/09, no dia e horário de aula, NA SALA.
§ O trabalho terá valor 4,0, sendo a avaliação feita pelo professor (de acordo com os critérios abaixo).
§ DANÇAS SORTEADAS PELO LÍDER: __________________ & ____________________
§ Tempo TOTAL de apresentação de cada turma: Máximo de 30 minutos incluindo organização, retirada de materiais e limpeza e arrumação TOTAL DO AUDITÓRIO.
Formação das equipes:
Grupos / Responsabilidades | Critérios de Avaliação | Pontuação Total |
G1: AMBIENTAÇÃO VISUAL Total sugerido: 13 PESSOAS 1) Decoração do auditório; 2) Organização e limpeza após a apresentação. | Ø Criatividade na Ambientação do espaço; Ø Materiais utilizados (dar preferência a materiais relacionado às danças populares; brasileiras(fitas coloridas, objetos de palha, tecido de chita, objetos de couro, etc); Ø Coerência com o tema; Ø Pontualidade na colocação e retirada dos materiais (criar propostas práticas). | 1,0 |
G2: DANÇA E MÚSICA Total sugerido: 12 PESSOAS Coreografia, figurino, adereços e maquiagem. Pesquisa de música ambiente / Sonoplastia / Gravação do CD / Acompanhamento dos ensaios | Ø Adaptação das coreografias; Ø Fidelidade ao tema/pesquisa de movimentos; Ø Desempenho dos dançarinos; Ø Sincronismo (bem ensaiado); Ø Figurino e maquiagem de acordo com a dança; Ø Qualidade das músicas e da gravação do CD; Ø Qualidade do som e organização dos alunos-músicos, se for música ao vivo; Ø Pontualidade nas colocações das músicas; Ø Coerência das músicas com as danças; Ø Criatividade e pesquisa na escolha das músicas. | 1,0 |
G3: Pesquisa e Documentação TOTAL: 10 PESSOAS (depende do total de alunos da turma) | Ø Fotografia e filmagem da apresentação para colocação no nosso Blog (IMAGENS COM BOA RESOLUÇÃO) Ø Texto sobre a dança pesquisada: história, contexto, se ainda é dançada, onde, por quem, se passa por dificuldades, quais, se recebe incentivo do governo, etc) Ø Documentação do processo em forma de painel com texto e fotos dos participantes do trabalho nos ensaios, reuniões, compras de materiais, etc. | 1,0 |
PONTO DO LÍDER (equipe de liderança – 5 pessoas responsáveis e comprometidas com o trabalho). | Ø Organização das equipes e reuniões Ø Cumprimento dos prazos e acompanhamento das tarefas; Ø Organização dos participantes na apresentação (postura, tempo, disciplina e arrumação); Ø Supervisão do trabalho de todos os grupos articulando-os para que se sintam em um trabalho ÚNICO. Preencher a Ficha Geral de Avaliação da turma como suporte à avaliação do Professor (baseada nas fichas dos líderes de cada grupo). | PONTO DOS LÍDERES: 1,0 |
TOTAL PONTUAÇÃO | 4,0 |
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1) Detalhes sobre a atuação do Grupo de Ambientação visual
· Montagem e desmontagem da decoração DO AUDITÓRIO antes do início da apresentação e no final, dentro do tempo estabelecido.
· Garantir que os demais espaços da escola utilizados para maquiagem, vestuário e confecção de adereços, fiquem arrumados e limpos após o encerramento das apresentações (Este item será parte importante da avaliação).
2) Detalhes sobre a atuação do grupo de Pesquisa e documentação:
· Todos os alunos DA SALA deverão participar da apresentação de alguma forma: seja dançando, cantando as músicas junto com o CD; COMO SE FOSSEM AS PESSOAS QUE ASSISTEM AS DANÇAS NUM ESPAÇO DE APRESENTAÇÃO: PRAÇAS, FEIRAS, etc.
· Pesquisar sobre a dança sorteada (texto e fotos para painel e material para dar suporte à coreografia);
· Fazer registro fotográfico dos encontros, ensaios e reuniões da turma (make-in-off) para elaboração do painel;
· Painel em 06 folhas de papel carmem ( formando um painel único, na horizontal – 3 em cima e 3 embaixo; colar na parede folha por folha, juntando todas em painel único);
· No painel deverá constar nome das danças, texto sobre a história dessa dança em uma folha A-4, fonte Verdana, corpo 16); em outra folha A-4 deverá constar número da turma, nome do professor, ficha técnica (quem fez o que). Deverá ter uma frase que resuma o aprendizado da turma com todo o trabalho apresentado.
· O painel deverá ser criativo e bonito (nada de brilhos, flores de crepon ou babados!) O painel deverá ser colocado na parede externa da sala (corredor), no dia da apresentação para que seja avaliado. As fotos e filmagens da apresentação deverá ser disponibilizada em CD na aula seguinte da apresentação, para que a professora possa colocar no blog (coloquem nome da turma no pen drive para que possamos devolvê-lo).
OBS: 1) A turma deverá iniciar a apresentação falando um pouco sobre as Danças e sua importância na cultura Brasileira e apresentando o Painel. Depois, os alunos se posicionam e começam as apresentações. A escolha de como será a apresentação na sala, onde os alunos ficarão, onde colocarão as carteiras..... todos os detalhes deverão ser planejados pela turma.
2) CADA LÍDER DE GRUPO (G1, G2 e G3) terá que preencher uma Ficha (valor 1,0) para entregar para a equipe de líderes com a pontuação dos participantes do seu grupo.
3) Levando em conta que as danças populares, em geral, acontecem com som ao vivo, fica a critério da turma decidir se farão (vocês mesmos) o som ao vivo OU se gravarão o CD.
Este trabalho tem como objetivo propiciar uma vivência agradável de integração dos alunos através da dança, além de um aprofundamento sobre as Danças Populares Brasileiras, tão importantes para a formação cultural de nosso povo. Portanto, dediquem-se a ele com sensibilidade e empenho, como uma oportunidade de, além da avaliação, mostrar o lado criativo e artístico que nós, professores de Arte, tanto queremos ver em vocês e que vocês vão precisar desenvolver para terem sucesso nas suas vidas profissionais!
Boa sorte!
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