"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

sábado, 30 de julho de 2011

Unidade 3 - 1ᵃ Série: Conhecendo as Danças Populares Nordestinas

                       ROTEIRO DA ATIVIDADE
ATENÇÃO: A APRESENTAÇÃO SERÁ NO AUDITÓRIO!!!!

§  O Trabalho será feito por toda a turma, mediante roteiro abaixo.

§  Apresentações: de 29/08 a 02/09, no dia e horário de aula, NA SALA.

§  O trabalho terá valor 4,0, sendo a avaliação feita pelo professor (de acordo com os critérios abaixo).

§  DANÇAS SORTEADAS PELO LÍDER: __________________ & ____________________

§  Tempo TOTAL de apresentação de cada turma: Máximo de 30 minutos incluindo organização, retirada de materiais e limpeza e arrumação TOTAL DO AUDITÓRIO.

Formação das equipes:
Grupos / Responsabilidades
Critérios de Avaliação 

Pontuação
Total
G1: AMBIENTAÇÃO VISUAL
Total sugerido: 13 PESSOAS
1)   Decoração do auditório;
2)   Organização e limpeza após a apresentação.
Ø  Criatividade na Ambientação do espaço;
Ø  Materiais utilizados (dar preferência a materiais relacionado às danças populares; brasileiras(fitas coloridas, objetos de palha, tecido de chita, objetos de couro, etc);
Ø  Coerência com o tema;
Ø  Pontualidade na colocação e retirada dos materiais (criar propostas práticas).


1,0
G2: DANÇA E MÚSICA
Total sugerido: 12 PESSOAS
Coreografia, figurino, adereços  e maquiagem.
Pesquisa de música ambiente / Sonoplastia / Gravação do CD / Acompanhamento dos ensaios
Ø  Adaptação das coreografias;
Ø  Fidelidade ao tema/pesquisa de movimentos;
Ø  Desempenho dos dançarinos;
Ø  Sincronismo  (bem ensaiado);
Ø  Figurino e maquiagem de acordo com a dança;
Ø  Qualidade das músicas e da gravação do CD;
Ø  Qualidade do som e organização dos alunos-músicos, se for música ao vivo;
Ø  Pontualidade nas colocações das músicas;
Ø  Coerência das músicas com as danças;
Ø  Criatividade e pesquisa na escolha das músicas.






       1,0
G3: Pesquisa e Documentação
TOTAL: 10 PESSOAS (depende do total de alunos da turma)
Ø  Fotografia e filmagem da apresentação para colocação no nosso Blog (IMAGENS COM BOA RESOLUÇÃO)
Ø  Texto sobre a dança pesquisada: história,  contexto, se ainda é dançada, onde, por quem, se passa por dificuldades, quais, se recebe incentivo do governo, etc)
Ø  Documentação do processo em forma de painel com texto e fotos dos participantes do trabalho nos ensaios, reuniões, compras de materiais, etc.


1,0


PONTO DO LÍDER (equipe de liderança – 5 pessoas responsáveis e comprometidas com o trabalho).
Ø  Organização das equipes e reuniões
Ø  Cumprimento dos prazos e acompanhamento das tarefas;
Ø  Organização dos participantes na apresentação (postura, tempo, disciplina e arrumação);
Ø  Supervisão do trabalho de todos os grupos articulando-os para que se sintam em um trabalho ÚNICO. Preencher a Ficha Geral de Avaliação da turma como suporte à avaliação do Professor (baseada nas fichas dos líderes de cada grupo).

PONTO DOS LÍDERES: 1,0
TOTAL PONTUAÇÃO
       4,0

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1)   Detalhes sobre a atuação do Grupo de Ambientação visual
·       Montagem e desmontagem da decoração DO AUDITÓRIO antes do início da apresentação e no final, dentro do tempo estabelecido.
·       Garantir que os demais espaços da escola utilizados para maquiagem, vestuário e confecção de adereços, fiquem arrumados e limpos após o encerramento das apresentações (Este item será parte importante da avaliação).

2) Detalhes sobre a atuação do grupo de Pesquisa e documentação:
·       Todos os alunos DA SALA deverão participar da apresentação de alguma forma: seja dançando, cantando as músicas junto com o CD; COMO SE FOSSEM AS PESSOAS QUE ASSISTEM AS DANÇAS NUM ESPAÇO DE APRESENTAÇÃO: PRAÇAS, FEIRAS, etc.
·       Pesquisar sobre a dança sorteada (texto e fotos para painel e material para dar suporte à coreografia);
·       Fazer registro fotográfico dos encontros, ensaios e reuniões da turma (make-in-off) para elaboração do painel;
·       Painel em 06 folhas de papel carmem ( formando um painel único, na horizontal – 3 em cima e 3 embaixo; colar na parede folha por folha, juntando todas em painel único);
·       No painel deverá constar nome das danças, texto sobre a história dessa dança em uma folha A-4, fonte Verdana, corpo 16); em outra folha A-4 deverá constar número da turma, nome do professor, ficha técnica (quem fez o que). Deverá ter uma frase que resuma o aprendizado da turma com todo o trabalho apresentado.
·       O painel deverá ser criativo e bonito (nada de brilhos, flores de crepon ou babados!) O painel deverá ser colocado na parede externa da sala (corredor), no dia da apresentação para que seja avaliado. As fotos e filmagens da apresentação deverá ser disponibilizada em CD na aula seguinte da apresentação, para que a professora possa colocar no blog (coloquem nome da turma no pen drive para que possamos devolvê-lo).

OBS: 1) A turma deverá iniciar a apresentação falando um pouco sobre as Danças e sua importância na cultura Brasileira e apresentando o Painel. Depois, os alunos se posicionam e  começam as apresentações. A escolha de como será a apresentação na sala, onde os alunos ficarão, onde colocarão as carteiras..... todos os detalhes deverão ser planejados pela turma.

2)   CADA LÍDER DE GRUPO (G1, G2 e G3) terá que preencher uma Ficha (valor 1,0) para entregar para a equipe de líderes com a pontuação dos participantes do seu grupo.

3)   Levando em conta que as danças populares, em geral, acontecem com som ao vivo, fica a critério da turma decidir se farão (vocês mesmos) o som ao vivo OU se gravarão o CD.

Este trabalho tem como objetivo propiciar uma vivência agradável de integração dos alunos através da dança, além de um aprofundamento sobre as Danças Populares Brasileiras, tão importantes para a formação cultural de nosso povo. Portanto, dediquem-se a ele com sensibilidade e empenho, como uma oportunidade de, além da avaliação, mostrar o lado criativo e artístico que nós, professores de Arte, tanto queremos ver em vocês e que vocês vão precisar desenvolver para terem sucesso nas suas vidas profissionais!
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário