"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

domingo, 6 de abril de 2014

3ª Série - Questões do Texto:

1        1.  Após a leitura do texto defina o que vem a ser a beleza?         2.    Segundo a autora (COSTA), porque as ideias de harmonia, simetria, equilíbrio e proporcionalidade são associadas à beleza? 
       3.    Segundo a autora por que hoje em dia é tão difícil estabelecer um critério de validade para o que é belo? 
       4. Que fator contribuiu para que se associasse beleza à sensação de leveza e harmonia?    5.    Explique a relevância da indústria cultural e da indústria do lazer e entretenimento com relação à ideia vigente de belo.  6.    Qual a certeza a que chega a autora com relação ao belo e as obras de arte?  
      7.    O que a autora quis dizer com a frase: “A dinâmica da arte depende das transformações históricas, da popularização dos estilos e do próprio desenvolvimento dos artistas.”  
      8.    De acordo com o texto, o que caracteriza a arte? Justifique.   
      9.    Como podemos definir arte?   
     10.  Por que as escolas artísticas posteriores ao Classicismo defenderam o princípio de uma beleza que pressupõe o agressivo, a desarmonia e até o disforme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário