§ O Trabalho será
feito por toda a turma,
mediante roteiro abaixo.
§ Apresentações: ___-/09/2016, no dia e horário de aula, NA SALA.
§ O trabalho terá valor 3,0, sendo a avaliação
feita pelo professor (de acordo com os critérios abaixo).
§ DANÇAS SORTEADAS PELO LÍDER: __________________ &
____________________
§ Tempo TOTAL de
apresentação de cada turma: Máximo de 30
minutos incluindo organização, retirada de materiais e limpeza e
arrumação TOTAL DO ESPAÇO.
Formação
das equipes:
Grupos / Responsabilidades
|
Critérios de Avaliação
|
Pontuação
Total
|
G1: AMBIENTAÇÃO VISUAL
Total sugerido: 13 PESSOAS
1)
Decoração do palco como se fosse um grande cenário;
2)
Organização e limpeza do palco após a apresentação.
|
Ø Criatividade na
Ambientação do espaço;
Ø Materiais
utilizados (dar preferência a materiais relacionado às danças populares
brasileiras(fitas coloridas, objetos de palha, tecido de chita, objetos de
couro, etc);
Ø Coerência com o
tema;
Ø Pontualidade na
colocação e retirada dos materiais (criar propostas práticas).
Ø Limpeza da sala
|
0,8
|
G2: DANÇA E MÚSICA
Total sugerido: 12 PESSOAS
Coreografia,
figurino, adereços e maquiagem.
Pesquisa das músicas
/ Sonoplastia / Gravação do CD / Acompanhamento dos ensaios
|
Ø Adaptação das
coreografias;
Ø Fidelidade ao
tema/pesquisa de movimentos;
Ø Desempenho dos
dançarinos;
Ø Sincronismo (bem
ensaiado);
Ø Figurino e
maquiagem de acordo com a dança;
Ø Qualidade das
músicas e da gravação do CD;
Ø Qualidade do som e
organização dos alunos-músicos, se for música ao vivo;
Ø Pontualidade na
colocação das músicas;
Ø Coerência das
músicas com as danças;
Ø Criatividade e
pesquisa na escolha das músicas.
|
0,8
|
G3: Pesquisa e
Documentação
TOTAL: 10 PESSOAS
(depende do total de alunos da turma)
|
Ø Texto digitalizado
sobre a dança pesquisada: história, contexto, se ainda é dançada, onde, por
quem, se passa por dificuldades, quais, se recebe incentivo do governo, etc)
Ø O texto deverá ser
recriado e apresentado por atores (mínimo 02), em forma de pequena cena, como
introdução à dança.
|
0,7
|
PONTO DO LÍDER
(equipe de liderança – 5 pessoas responsáveis e comprometidas com o trabalho)
|
Ø Organização das
equipes e reuniões
Ø Cumprimento dos
prazos e acompanhamento das tarefas;
Ø
Organização
dos participantes na apresentação (postura, tempo, disciplina e arrumação);
Ø
Supervisão
do trabalho de todos os grupos articulando-os para que se sintam em um
trabalho ÚNICO. Preencher a Ficha Geral de Avaliação da turma como suporte à
avaliação do Professor (baseada nas fichas dos líderes de cada grupo).
|
PONTO DOS LÍDERES: 0,7
|
TOTAL PONTUAÇÃO
|
3,0
|
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1)
Detalhes sobre a
atuação do Grupo de Ambientação visual
·
Montagem
e desmontagem do cenário antes do início da apresentação e no final, dentro do
tempo estabelecido. Pensar em todos os materiais necessários para a montagem
(tesoura, fita adesiva etc)
·
Garantir
que os demais espaços da escola utilizados para maquiagem, vestuário e
confecção de adereços, fiquem arrumados e limpos após o encerramento das apresentações
(Este item será parte importante da avaliação e de responsabilidade total dos
integrantes deste grupo).
2) Detalhes sobre a
atuação do grupo de Pesquisa e documentação:
·
Todos
os alunos DA SALA deverão participar da apresentação de alguma forma: seja dançando,
cantando as músicas junto com o CD; COMO SE FOSSEM AS PESSOAS QUE ASSISTEM AS
DANÇAS NUM ESPAÇO DE APRESENTAÇÃO: PRAÇAS, FEIRAS, etc.
·
Pesquisar
sobre a dança sorteada (texto e fotos para painel e material para dar suporte à
coreografia);
·
Painel
em 03 folhas de papel duplex ( formando um painel único, na horizontal )colar
na parede folha por folha, juntando todas em painel único;
·
No
painel deverá constar nome das danças, texto sobre a história dessa dança em
uma folha A-4, fonte Verdana, corpo 16); em outra folha A-4 deverá constar
número da turma, nome do professor, ficha técnica (quem fez o que). Deverá ter
uma frase que resuma o aprendizado
da turma com todo o trabalho apresentado e algumas fotos.
·
Fazer
registro fotográfico dos encontros, ensaios e reuniões da turma para elaboração
do painel que deverá ser criativo e bonito (nada de brilhos, flores de crepon
ou babados!).
·
O
painel deverá ser colocado na parede externa da sala (corredor), no dia da
apresentação para que seja avaliado.
OBS: 1) A turma
deverá iniciar a apresentação com uma pequena cena onde os atores,
caracterizados, dialoguem de forma criativa sobre as danças e a importância dentro
da cultura brasileira, a partir da pesquisa. Os diálogos deverão estar
integrados à dança, como se fosse um teatro/dança.
2) CADA LÍDER DE GRUPO
(G1, G2 e G3) terá que preencher uma Ficha (valor 0,7) para entregar para o
professor com a pontuação dos participantes do seu grupo.
3) Levando em conta
que as danças populares, em geral, acontecem com som ao vivo, fica a critério
da turma decidir se farão (vocês mesmos) o som ao vivo ou se gravarão o CD.
4) O materiais como
aparelho de som, microfone e caixa de som deverão ser providenciados com
antecedência pelo grupo responsável pela música.
Este trabalho tem como objetivo propiciar
uma vivência agradável de integração dos alunos através da DANÇA, além de um
aprofundamento sobre as Danças Populares Brasileiras, tão importantes para a
formação cultural de nosso povo. Portanto, dediquem-se a ele com sensibilidade
e empenho, como uma oportunidade de, além da avaliação, mostrar o lado criativo
e artístico que nós, professores de Arte, tanto queremos ver em vocês!
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