"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

1ª Série - Roteiro do trabalho de ARTE : CONHECENDO AS DANÇAS POPULARES NORDESTINAS - 3ª Unidade 2016




§  O Trabalho será feito por toda a turma, mediante roteiro abaixo.

§  Apresentações: ___-/09/2016, no dia e horário de aula, NA SALA.

§  O trabalho terá valor 3,0, sendo a avaliação feita pelo professor (de acordo com os critérios abaixo).

§ DANÇAS SORTEADAS PELO LÍDER: __________________ & ____________________

§  Tempo TOTAL de apresentação de cada turma: Máximo de 30 minutos incluindo organização, retirada de materiais e limpeza e arrumação TOTAL DO ESPAÇO.

Formação das equipes:
Grupos / Responsabilidades
Critérios de Avaliação 

Pontuação
Total
G1: AMBIENTAÇÃO VISUAL
Total sugerido: 13 PESSOAS
1)   Decoração do palco como se fosse um grande cenário;
2)   Organização e limpeza do palco  após a apresentação.
Ø  Criatividade na Ambientação do espaço;
Ø  Materiais utilizados (dar preferência a materiais relacionado às danças populares brasileiras(fitas coloridas, objetos de palha, tecido de chita, objetos de couro, etc);
Ø  Coerência com o tema;
Ø  Pontualidade na colocação e retirada dos materiais (criar propostas práticas).
Ø  Limpeza da sala


0,8
G2: DANÇA E MÚSICA
Total sugerido: 12 PESSOAS
Coreografia, figurino, adereços e maquiagem.
Pesquisa das músicas / Sonoplastia / Gravação do CD / Acompanhamento dos ensaios
Ø  Adaptação das coreografias;
Ø  Fidelidade ao tema/pesquisa de movimentos;
Ø  Desempenho dos dançarinos;
Ø  Sincronismo (bem ensaiado);
Ø  Figurino e maquiagem de acordo com a dança;
Ø  Qualidade das músicas e da gravação do CD;
Ø  Qualidade do som e organização dos alunos-músicos, se for música ao vivo;
Ø  Pontualidade na colocação das músicas;
Ø  Coerência das músicas com as danças;
Ø  Criatividade e pesquisa na escolha das músicas.






       0,8
G3: Pesquisa e Documentação
TOTAL: 10 PESSOAS (depende do total de alunos da turma)
Ø  Texto digitalizado sobre a dança pesquisada: história, contexto, se ainda é dançada, onde, por quem, se passa por dificuldades, quais, se recebe incentivo do governo, etc)
Ø  O texto deverá ser recriado e apresentado por atores (mínimo 02), em forma de pequena cena, como introdução à dança.

0,7


PONTO DO LÍDER (equipe de liderança – 5 pessoas responsáveis e comprometidas com o trabalho)
Ø  Organização das equipes e reuniões
Ø  Cumprimento dos prazos e acompanhamento das tarefas;
Ø  Organização dos participantes na apresentação (postura, tempo, disciplina e arrumação);
Ø  Supervisão do trabalho de todos os grupos articulando-os para que se sintam em um trabalho ÚNICO. Preencher a Ficha Geral de Avaliação da turma como suporte à avaliação do Professor (baseada nas fichas dos líderes de cada grupo).

PONTO DOS LÍDERES: 0,7
TOTAL PONTUAÇÃO
       3,0
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1)   Detalhes sobre a atuação do Grupo de Ambientação visual
·         Montagem e desmontagem do cenário antes do início da apresentação e no final, dentro do tempo estabelecido. Pensar em todos os materiais necessários para a montagem (tesoura, fita adesiva  etc)
·         Garantir que os demais espaços da escola utilizados para maquiagem, vestuário e confecção de adereços, fiquem arrumados e limpos após o encerramento das apresentações (Este item será parte importante da avaliação e de responsabilidade total dos integrantes deste grupo).

2) Detalhes sobre a atuação do grupo de Pesquisa e documentação:
·         Todos os alunos DA SALA deverão participar da apresentação de alguma forma: seja dançando, cantando as músicas junto com o CD; COMO SE FOSSEM AS PESSOAS QUE ASSISTEM AS DANÇAS NUM ESPAÇO DE APRESENTAÇÃO: PRAÇAS, FEIRAS, etc.
·         Pesquisar sobre a dança sorteada (texto e fotos para painel e material para dar suporte à coreografia);
·         Painel em 03 folhas de papel duplex ( formando um painel único, na horizontal )colar na parede folha por folha, juntando todas em painel único;
·         No painel deverá constar nome das danças, texto sobre a história dessa dança em uma folha A-4, fonte Verdana, corpo 16); em outra folha A-4 deverá constar número da turma, nome do professor, ficha técnica (quem fez o que). Deverá ter uma frase que resuma o aprendizado da turma com todo o trabalho apresentado e algumas fotos.
·         Fazer registro fotográfico dos encontros, ensaios e reuniões da turma para elaboração do painel que deverá ser criativo e bonito (nada de brilhos, flores de crepon ou babados!).
·         O painel deverá ser colocado na parede externa da sala (corredor), no dia da apresentação para que seja avaliado.

OBS: 1) A turma deverá iniciar a apresentação com uma pequena cena onde os atores, caracterizados, dialoguem de forma criativa sobre as danças e a importância dentro da cultura brasileira, a partir da pesquisa. Os diálogos deverão estar integrados à dança, como se fosse um teatro/dança.

2)    CADA LÍDER DE GRUPO (G1, G2 e G3) terá que preencher uma Ficha (valor 0,7) para entregar para o professor com a pontuação dos participantes do seu grupo.

3)    Levando em conta que as danças populares, em geral, acontecem com som ao vivo, fica a critério da turma decidir se farão (vocês mesmos) o som ao vivo ou se gravarão o CD.

4)    O materiais como aparelho de som, microfone e caixa de som deverão ser providenciados com antecedência pelo grupo responsável pela música.


Este trabalho tem como objetivo propiciar uma vivência agradável de integração dos alunos através da DANÇA, além de um aprofundamento sobre as Danças Populares Brasileiras, tão importantes para a formação cultural de nosso povo. Portanto, dediquem-se a ele com sensibilidade e empenho, como uma oportunidade de, além da avaliação, mostrar o lado criativo e artístico que nós, professores de Arte, tanto queremos ver em vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário