"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

2ªSérie - Atividade sobre Arte Indígena - 4ª Unidade - 2016

  
01 – A arte esta presente em cada momento de vida dos povos indígenas no mundo todo. As manifestações folclóricas indígenas compreendem inúmeros rituais, sendo que o toré e os toantes, são festejos realizados com mais frequência entre os índios, como motivo de agradecimento, em casamentos, batizados, celebrações solenes aos visitantes da tribo e personalidades importantes, e também quando eles querem reivindicar às autoridades governamentais benefícios para sua tribo. Diferencie o Toré dos Toantes.

02 – No Brasil existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários que apresentam um caráter ritualístico, em dois níveis. Qual a diferença entre eles?

03 – A pintura para os índios tem sentido diverso, não somente na vaidade, ou na busca  pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Que materiais são utilizados pelos índios na pintura corporal?

04 - Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas).
Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Podem representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. Os grupos indígenas possuem técnicas de transformação desta matéria-prima. Explique as técnicas utilizadas pelos índios para transformar as penas.

05    – O uso das máscaras é largamente difundido entre os índios. No princípio, talvez, a máscara tenha sido usada como disfarce para as caçadas. Atualmente ela tem uma função religiosa. Explique.

06    - Diferencie a arquitetura indígena da arquitetura africana.

07    Cite as características da arte africana e, baseado no texto e nos seus próprios conhecimentos explique que elementos da arte brasileira (principalmente  na Bahia) sofreram influência da África.

08    - Muitos artesãos e especialistas africanos vieram para o Brasil como escravos. Qual a importância que eles tiveram para a nossa arte?


Nenhum comentário:

Postar um comentário