"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Exposição IMAGINAIRES DE PORCELAINE, da artista Bárbara Tannus será aberta nesta quinta(10), no Palacete das Artes

A Galeria Mansarda do Palacete das Artes apresenta a exposição de esculturas em porcelana da artista plástica Bárbara Tannus Hubert, «IMAGINAIRES DE PORCELAINE». A mostra contempla 30 esculturas de personagens, encarnando a sua percepção diante de eventos na sociedade atual e na sua experiênçia pessoal, vivida em várias partes do mundo. 
As lembranças da sua infância na Bahia também tem uma grande influênçia nas obras apresentadas. Parte destes trabalhos já foram mostrados em exposições coletivas em Viena, Porto, Nova York como tambem no Carrousel do Louvre. As peças são de técnicas mistas: grés preto, porcelana-papier, biscuit, algumas esmaltadas com cores.
A abertura acontece nesta quinta(10 de novembro), às 19h, na Galaria Mansarda. A visitação pode ser feita até o dia 4 de dezembro, sempre de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h.
Bárbara Tannus Hubert nasceu na cidade de Salvador. Desde os anos 70 se dedicou à pintura sobre porcelana. Em 1985 instalou-se em Paris, dando continuação nessa disciplina. O MAM apresentou seus trabalhos sobre porcelana em 1994. No ateliê de Carmen Bastos, iniciou seu primeiro contato com a terra. Começou então em Paris a frequentar vários ateliês para tornear e modelar. Nasceu nesta época sua paixão pela escultura. Nos últimos anos, aprendeu a prática da porcelana-papier (paper-clay) no studio de Valérie Lebrun em Paris. Na sequência, frequentou vàrios ateliês, como Ateliers des Beaux-Arts de Paris-Montparnasse e o studio de Zlatko Glamochack. Atualmente Bárbara continua juntando suas experiênçias com diversas técnicas usadas na cerâmica: Grés, porcelana, porcelana-papier, esmaltagem e pátina. 
Depoimentos 
Bárbara é uma artista que atravessa a vida com graça, tal uma bailarina. Cada movimento, cada gesto é em si uma obra de arte. Eu a conheci como pessoa, antes de ver seu trabalho artístico: Ele reflete minha primeira impressão. Seu trabalho é impregnado da cultura do Brasil, com muita empatia, leveza e, acima de tudo, de movimento...
... Os corpos se mostram em posições expressionistas, como se Bárbara tivesse capturado todos os movimentos antes de fixá-los pelo fogo. Até mesmo os assuntos mais dramáticos estão se movendo. Talvez seja esta sua grande liberdade criativa que alimenta essa impressão de vida?
Philippe Serond, pintor e cenógrafo 

Bárbara declara em sua obra não somente o seu imaginário lúdico, presentes em sua infância e na atualidade, mas também comunica a existência da natureza animal que habita e sua morada criativa, como no caso do peixe balão, o lobo-mau, o tatu, bem como seres mitológicas; como a sereia e os príncipes albinos...
Heloiza Azevedo, comissária de arte na Europa, escritora e produtora cultural  

SERVIÇO
Exposição 'IMAGINAIRES DE PORCELAINE'
da artista Bárbara Tannus Hubert
Abertura: 10 de novembro, às 19h
Visitação: 11 de novembro a 4 de dezembro
Terça a Sexta, das 13h às 19h/ Sábado, Domingo e Feriado, das 14h às 19h
Rua da Graça, 284
www.palacetedasartes.ba.gov.br

entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário