Roteiro: Química
Objetivo: Objetivo Geral de Química
Abordar por meio da
Gastronomia de Salvador, a química existente na mesma e a ação bioquímica no
corpo, visando de uma maneira contextualizada, interagir o aluno com a
disciplina através do estudo da Química Orgânica através das diversas funções,
propriedades, reações e possibilidades de transformação de inúmeras substâncias
por meio da química pura e aplicada.
1ª PARTE: Confecção da
revista
1-
Sobre o a área de visitação sorteada, fazer uma pesquisa nos locais indicados pelo roteiro relacionando-a a
Gastronomia de Salvador (Lanchonetes, Cantinas, Restaurantes, Sorveteria,
Docerias, etc);
2-
Entrevistar uma
pessoa responsável pelo local de visitação (dono do estabelecimento, chef,
nutricionista ou garçom);
3-
Na seção GUIA DE VIAGEM, dividida em sub seções
roteiros, informar sobre os estabelecimentos gastronômicos tais como Lanchonetes,
Cantinas, Restaurantes, Sorveteria, Docerias e Pizzarias encontradas, seus
respectivos endereços, horário de funcionamento e tipo de cardápio oferecido
(se serve somente cardápio da cozinha baiana, cozinha francesa, cozinha
italiana ou mediterrânea e se possui menu degustação).
4-
Na seção MAPA DO ROTEIRO, dividida em sub seções
roteiros, expor através de representação cartográfica (mapa, planta ou croqui)
para o roteiro seguido na respectiva pesquisa informações gerais sobre os
locais visitados, podendo ser usado legendas para apoio das informações em
destaque na representação cartográfica de escolha.
5-
Na seção CULINÁRIA, dividida em sub seções
roteiros, apresentar a receita do cardápio utilizando as informações concedidas pelos profissionais acima citados, compondo
esses relatos: contexto histórico, arquitetura do local, gastronomia,
etc.
6-
A pesquisa mediante
cardápio de escolha, deverá conter os seguintes tópicos:
ü
Classificar a receita por categoria, por
exemplo aperitivos, sopas,
saladas, entradas, prato principal e sobremesas,
ü A
história do produto relacionando-o a cultura de Salvador,
ü Ingredientes
usados no cardápio escolhido e suas respectivas quantidades,
ü Modo
de preparo, nº de porções por receita,
ü Composição
química do cardápio de escolha (nomenclatura usual ou oficial com suas
respectivas formulações),
ü Principais
biomoléculas (vitaminas, carboidratos, lipídeos e proteínas.) presentes no
cardápio de escolha
ü Classificação
do cardápio de escolha do ponto de vista bioquímico (energéticos, estruturais e
reguladores),
ü Valor
calórico do cardápio de escolha numa dieta alimentar diária,
ü Ação
química do cardápio de escolha no organismo,
ü Adicionar
referências bibliográficas ou sites de informações existentes na receita,
ü Adicionar
a cada receita selecionada fotos de apresentação do cardápio pronto ou reunir
fotos de cada passo no preparo da receita para uma melhor compreensão do
leitor,
5 –
A pesquisa indicada, deve ter especificação, compor a seção GASTRONOMIA, sub
seção roteiro da revista, sendo uma receita para cada roteiro.
7 –
Na seção CURIOSIDADE E IMPRESSÕES, dividida
em sub seções roteiros, devem ser apresentadas informações relevantes sobre a
gastronomia dos estabelecimentos nos roteiros visitados.
9 – Na seção HUMOR,
dividida em sub seções roteiros, utilizar charges, tirinhas, quizz, etc. para
apresentar informações sobre o tema da revista bem como também ao roteiro
visitado.
2ª PARTE: EXPOSIÇÃO e
DEGUSTAÇÃO
ü Organizar em área específica da escola (local a
combinar) stands para EXPOSIÇÃO DAS REVISTAS E A PRAÇA GASTRONÔMICA.
ü Cada turma deverá estar preparada para apresentar
sobre a confecção e os conteúdos tratados na revista no dia previsto para a
exposição,
ü A Degustação deverá acontecer em locais previamente
definido na unidade escolar, tendo como apoio os stands organizados por
roteiro. Nesta ocasião, deverão ser relatados sobre forma de apresentação as
informações gerais sobre o cardápio oferecido tais como: ingredientes, modo de
preparo, composição química, classificação do cardápio do ponto de vista
bioquímico e valor calórico.
ü Para a Degustação a turma deverá escolher o cardápio
apropriado para a ocasião (quitutes típicos – ex.: abará, acarajé, bobó, arroz
doce, baba de moça, beiju, canjica, cocada, mungunzá, canjica, pé-de-moleque,
quindim, pamonha, bolinho de bacalhau, saladas, sucos ou aperitivos (sem
álcool),etc).
REFERENCIAS - QUÍMICA
BOBBIO, F.O; BOBBIO, P.A. Introdução
à química de alimentos. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Varela,
1992.223p
FRANCO, Guilherme. Tabela
de Composição Química dos Alimentos.
Ed Atheneu, 2003
SITES
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?148 (acesso em 07/06/04)
www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=179 (acesso em 14/06/04)
www.moinhosulmineiro.com.br/pao.htm (acessado em 19/05/04)
www.molineriaypanaderia.com/tecnica/mejorant/enzima.html (acesso em 21/06/04)
www.sindipan.org.br/revistas/ip719/origem.htm (acesso em 18/05/04)
www1.uol.com.br/cybercook/colunas/cl_nut_celiacos.htm (acesso em 07/06/04)
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ARTIGOS
CANTARINO, Carolina. As
Baianas do Acarajé. Patrimônio. Revista Eletrônica do Iphan. http://www.labjor.unicamp.br/iphan/materia.php?id=65
Disponível: 01 julho 2006.
FURTADO, Fábio Luiz. A
Gastronomia como Produto Turístico. Revista Turismo, 2004.
<http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/artigos/gastronomia.html>
Disponível: 10 julho 2006.
LIMA,
Vivaldo Costa. As Dietas Africanas no Sistema Alimentar Brasileiro. Salvador:
PEA, 1997
SPINOLA,
Noelio Dantaslé. A Economia Cultural de Salvador. Salvador: UNIFACS, 2006
Atualizado em Qui, 29 de
Julho de 2010 17:10
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