"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 24 de maio de 2017

3ª Série - QUÍMICA para o Projeto Um Novo Olhar sobre Salvador - 2ª Unidade - 2017

Roteiro: Química


Objetivo: Objetivo Geral de Química
Abordar por meio da Gastronomia de Salvador, a química existente na mesma e a ação bioquímica no corpo, visando de uma maneira contextualizada, interagir o aluno com a disciplina através do estudo da Química Orgânica através das diversas funções, propriedades, reações e possibilidades de transformação de inúmeras substâncias por meio da química pura e aplicada.

1ª PARTE: Confecção da revista
1-    Sobre o a área de visitação sorteada, fazer uma pesquisa nos locais indicados pelo roteiro relacionando-a a Gastronomia de Salvador (Lanchonetes, Cantinas, Restaurantes, Sorveteria, Docerias, etc);
2-    Entrevistar uma pessoa responsável pelo local de visitação (dono do estabelecimento, chef, nutricionista ou garçom);
3-    Na seção GUIA DE VIAGEM, dividida em sub seções roteiros, informar sobre os estabelecimentos gastronômicos tais como Lanchonetes, Cantinas, Restaurantes, Sorveteria, Docerias e Pizzarias encontradas, seus respectivos endereços, horário de funcionamento e tipo de cardápio oferecido (se serve somente cardápio da cozinha baiana, cozinha francesa, cozinha italiana ou mediterrânea e se possui menu degustação).
4-    Na seção MAPA DO ROTEIRO, dividida em sub seções roteiros, expor através de representação cartográfica (mapa, planta ou croqui) para o roteiro seguido na respectiva pesquisa informações gerais sobre os locais visitados, podendo ser usado legendas para apoio das informações em destaque na representação cartográfica de escolha.

5-    Na seção CULINÁRIA, dividida em sub seções roteiros, apresentar a receita do cardápio utilizando as informações concedidas pelos profissionais acima citados, compondo esses relatos: contexto histórico, arquitetura do local, gastronomia, etc.
6-    A pesquisa mediante cardápio de escolha, deverá conter os seguintes tópicos:

ü  Classificar a receita por categoria, por exemplo aperitivos, sopas, saladas, entradas, prato principal e sobremesas,
ü  A história do produto relacionando-o a cultura de Salvador,
ü  Ingredientes usados no cardápio escolhido e suas respectivas quantidades,
ü  Modo de preparo, nº de porções por receita,
ü  Composição química do cardápio de escolha (nomenclatura usual ou oficial com suas respectivas formulações),
ü  Principais biomoléculas (vitaminas, carboidratos, lipídeos e proteínas.) presentes no cardápio de escolha
ü  Classificação do cardápio de escolha do ponto de vista bioquímico (energéticos, estruturais e reguladores),
ü  Valor calórico do cardápio de escolha numa dieta alimentar diária,
ü  Ação química do cardápio de escolha no organismo,
ü  Adicionar referências bibliográficas ou sites de informações existentes na receita,
ü  Adicionar a cada receita selecionada fotos de apresentação do cardápio pronto ou reunir fotos de cada passo no preparo da receita para uma melhor compreensão do leitor,

5 – A pesquisa indicada, deve ter especificação, compor a seção GASTRONOMIA, sub seção roteiro da revista, sendo uma receita para cada roteiro.
7 – Na seção CURIOSIDADE E IMPRESSÕES, dividida em sub seções roteiros, devem ser apresentadas informações relevantes sobre a gastronomia dos estabelecimentos nos roteiros visitados.
9 – Na seção HUMOR, dividida em sub seções roteiros, utilizar charges, tirinhas, quizz, etc. para apresentar informações sobre o tema da revista bem como também ao roteiro visitado.


2ª PARTE: EXPOSIÇÃO e DEGUSTAÇÃO
ü  Organizar em área específica da escola (local a combinar) stands para EXPOSIÇÃO DAS REVISTAS E A PRAÇA GASTRONÔMICA.
ü  Cada turma deverá estar preparada para apresentar sobre a confecção e os conteúdos tratados na revista no dia previsto para a exposição,
ü  A Degustação deverá acontecer em locais previamente definido na unidade escolar, tendo como apoio os stands organizados por roteiro. Nesta ocasião, deverão ser relatados sobre forma de apresentação as informações gerais sobre o cardápio oferecido tais como: ingredientes, modo de preparo, composição química, classificação do cardápio do ponto de vista bioquímico e valor calórico.  
ü  Para a Degustação a turma deverá escolher o cardápio apropriado para a ocasião (quitutes típicos – ex.: abará, acarajé, bobó, arroz doce, baba de moça, beiju, canjica, cocada, mungunzá, canjica, pé-de-moleque, quindim, pamonha, bolinho de bacalhau, saladas, sucos ou aperitivos (sem álcool),etc).

REFERENCIAS - QUÍMICA
BOBBIO, F.O; BOBBIO, P.A. Introdução à química de alimentos. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Varela, 1992.223p
FRANCO, Guilherme. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Ed Atheneu, 2003
SITES
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?148 (acesso em 07/06/04)
www.historianet.com.br/main/mostraconteudos.asp?conteudo=179 (acesso em 14/06/04)
www.moinhosulmineiro.com.br/pao.htm (acessado em 19/05/04)
www.molineriaypanaderia.com/tecnica/mejorant/enzima.html (acesso em 21/06/04)
www.sindipan.org.br/revistas/ip719/origem.htm (acesso em 18/05/04)
www1.uol.com.br/cybercook/colunas/cl_nut_celiacos.htm (acesso em 07/06/04)


ARTIGOS
CANTARINO, Carolina. As Baianas do Acarajé. Patrimônio. Revista Eletrônica do Iphan.    http://www.labjor.unicamp.br/iphan/materia.php?id=65 Disponível: 01 julho 2006.
FURTADO, Fábio Luiz. A Gastronomia como Produto Turístico. Revista Turismo, 2004. <http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/artigos/gastronomia.html> Disponível: 10 julho 2006.
 LIMA, Vivaldo Costa. As Dietas Africanas no Sistema Alimentar Brasileiro. Salvador: PEA, 1997
 SPINOLA, Noelio Dantaslé. A Economia Cultural de Salvador. Salvador: UNIFACS, 2006
Atualizado em Qui, 29 de Julho de 2010 17:10
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário