"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

3ª Série - ROTEIRO DAS PRÁTICAS - Química - 3ª Unidade

v  AROMATIZANTE DE AMBIENTE


Os aromatizante de ambiente  tem a função de deixar o local perfumado por mais tempo, retirando odores e supostos cheiros  de fungos, é muito bom receber amigos em casa ou clientes em seu trabalho e sentir um cheirinho agradável.
Obs: Os produtos abaixo não se encontra em farmácias, e sim em lojas de produtos artesanais, lá você encontra todas as fórmulas e também as embalagens.

Confira abaixo a receita:
Ingredientes:
- 300 mL de água deionizada     
- 10 mL de álcool de cereais
- 2 ml de essência A
- 5 ml de essência B
- Gotas de Corante a base de água (opcional)
- Renex ou Propilenoglicol dependendo da essência.
Material:
Embalagem plástica com borrifador
Modo de Preparo:
-Colocar todos os componentes em um recipiente de vidro e deixar descansar por 10 dias enrolado em jornal sem mexer.
-Após esse tempo, coloque o aromatizador de ambiente em vidros menores com tampa de spray.
 
Spray de ambientes
Mude rapidamente a energia de um ambiente, limpe o ar, ou livre-se de odores desagradáveis usando um spray aromatizante de ambientes.
Que tal deixar o ambiente de casa, do trabalho, etc, com um perfume agradável. Essa receita de aromatizador de ambientes artesanal é bem fácil e muito eficiente. E você também pode fazer para vender, ganhando dinheiro com artesanato!
Dicas de outras combinações de essências:
COMBINAÇÃO 01
- 2 colheres de essência de madeira + 1 colher de essência de hortelã + 2 colheres de essência de limão. Essa é uma ótima combinação para usar no escritório, esses elementos estimulam e dão ânimo para o trabalho.
COMBINAÇÃO 02
- 1 colher de essência de tangerina + 2 colheres de essência de patchuli + 2 colheres de essência de ylang-ylang.  Essa mistura proporciona frescor e relaxamento.
A fórmula abaixo é um desinfetante geral de ambientes. Você pode também usar óleos para preparar um spray que perfumará o ambiente e mexerá com as emoções. Uma mãe, por exemplo, pode jogar um spray no quarto de seus filhos toda noite com uma mistura calmante de camomila e ylang ylang que os ajudará a relaxar.
COMBINAÇÃO 03
·         4 gotas de eucalipto (ou arbusto do chá)
·         3 gotas de lavanda
·         2 gotas de bergamota
·         2 gotas de capim cidreira
·         1 gota de menta
·         1/4 de copo de água
Adiciones os óleos essenciais à água. Guarde em um frasco com spray (vendido na maioria das drogarias e lojas de cosméticos). Agite bem antes de usar para misturar os óleos essenciais na água. Caso contrário, eles ficam flutuando na superfície.
COMBINAÇÃO 04
- 2 colheres de chá de essência de tangerina
- 3 colheres de chá de essência de canela
COMBINAÇÃO 05
- 2 ml de essência A(café)
- 5 ml de essência B (tangerina)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS (CURIOSIDADES)
Abaixo algumas dicas de óleos essenciais e atuações no ambiente:
Bergamota (Citrus aurantium sub especie bergamia): estresse, limpeza ambiental, relaxante, antiséptico.
Alecrim(Rosmarinus officinalis): cansaço mental, energizante, falta de concentração, criatividade.
Eucalipto (Eucalyptus citriodora): repelente de insetos, antiséptico.
Tangerina (Citrus nobilis var. tangerina): criatividade, relaxante, melhora comunicação.
Cravo (Eugenia caryophyllata): desodorizar, desinfetar, bom-humor, cansaço mental, estimulante.
Citronela (Cymbopogon nardus) : repelente de insetos, harmonia, desodorizador, estimulante.
Laranja Doce (citrus aurantium var. dulcis): Estresse, organização, equilibrio de emoções.
Lavanda (Lavandula officinalis): acalma  os sentimentos, harmoniza.
Vetiver (Vetiveria zizanioides): relaxante (em pouca quantidade), acalma a mente, equilibra.
Tea Tree (Melaleuca alternifolia): limpa e protege o ambiente, bactericida, antiviral.

ESSÊNCIAS – CARACTERÍSTICAS
http://www.angelfire.com/wizard/acervowiccan/textos/Ess_ncias.txt
 
A seguir, algumas essências e suas virtudes: 
 
ABSINTO: É uma erva originária da Europa Central e Meridional. No Século XV, na Inglaterra, os magos inventaram uma poção mágica com o óleo extraído do absinto, que garantia força aos amantes, e a erva ficou ligada ao amor. Seu perfume é ideal para pessoas que buscam harmonia, inspiração, amor e intuição. 
 
BENJOIM: É uma goma-resina extraída de plantas originárias da Tailândia e da Sumatra. O benjoim é usado como incenso em cultos budistas e hindus. Indicado para favorecer a conquista, o afeto, o talento artístico, o idealismo, o amor, a sensualidade e o triunfo. Além disto, alivia o cansaço mental e o desgaste emocional. 
 
CANELA: Até 1776, a árvore da qual a canela é extraída era encontrada em estado selvagem na natureza, no leste da Índia. Hoje é cultivada e sua casca destilada no Ceilão, Índia, Cochinchina, Sumatra, Birmânia, Indochina e Indonésia. O óleo processado nos Estados Unidos e na Europa é de melhor qualidade. A planta e sua essência estão ligadas ao Sol; por isso seu perfume traz contentamento, energia, expansão e jovialidade. 
 
CÂNFORA: Sua planta é cultivada basicamente em Taiwan, China e Japão. Usada na composição de sabonetes, cosméticos, incenso e produtos medicinais, a cânfora já era conhecida dos alquimistas medievais e usada em bálsamo como relaxante muscular. Ela é indicada para a realização de experiências psíquicas e místicas, trazer inspiração, melhorar a memória e o discernimento, favorecer a meditação e a abertura do inconsciente coletivo. 
 
CEDRO: A árvore é cultivada no Oriente e no Ocidente. Os egípcios consideravam a madeira do cedro imperecível e achavam que ela preservava corpos humanos. Por isso, a utilizavam em caixões e injetavam o seu óleo em cadáveres durante o processo de mumificação. A madeira era usada também como incenso nos templos e o óleo em cosméticos refinados. Essa essência estimula o entusiasmo, a capacidade crítica, a independência, o otimismo, a sabedoria e a liderança. 
 
CIPRESTE: Originária do Mediterrâneo Oriental, essa árvore é cultivada na Europa e na África. Seu óleo é usado nos cultos vodus para curar doenças e atrair a sorte e o dinheiro. Não há um perfume de Cipreste, mas o seu óleo entra na composição de fragrâncias verdes. Esse aroma facilita a concentração, a firmeza e o equilíbrio da lógica com a perfeição. 
 
ESTORAQUE: Trata-se de uma goma-resina tirada da "Liquidambar Orientalis", família das hamamélis, nativa da Anatólia e da Ásia Menor. Outra variedade da mesma planta cresce nos Estados Unidos, México, Honduras e Guatemala. Era um dos aromas mais valorizados da Antigüidade e queimado como incenso em templos. O estoraque favorece a comunicação, o humor, o humanitarismo, a sorte, a capacidade de observação e da ordem. 
 
GÁLBANO: Retirado de plantas como a umbelífera e da família do funcho, o gálbano é citado na Bíblia. Seu aroma é descrito como muito agradável no Eclesiastes. Esse perfume estimula a confiança, a harmonia, a paciência e favorece a cura, a iniciação espiritual e o conhecimento interior. 
 
HORTELÃ: O óleo do hortelã extraído da "Mentha Spicata", planta nativa da região mediterrânea européia, é usado em perfumes verdes. Era conhecido na Grécia Antiga. Em Atenas, as pessoas os esfregavam nos braços, possivelmente por suas qualidades desodorizantes. Nos livros de vodu consta que o seu óleo anula feitiços malígnos. Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica. 
 
JASMIM: Originária da Índia e hoje cultivada em quase todas as zonas temperadas, essa flor é valorizada há muitos séculos. Na antiga Pérsia, era considerada sagrada e na China suas pétalas enfeitam as fachadas das casas durante comemorações do Ano Novo, além de entrar no preparo de chás. Os chineses também a usavam para purificar os quartos de pessoas doentes. A essência dessa flor está ligada à cura, afetuosidade, maternidade, rejuvenescimento, sedução, devaneios e sentimentos. 
 
MIRRA: Goma resina originária da babilônia, ela é encontrada em vários arbustos da Somália, Etiópia, Sudão e do sul da Arábia. A mirra estava entre os presentes dos Reis Magos ao Menino Jesus. Era muito usada no Oriente Próximo e no Mediterrâneo na fabricação de incensos, perfumes, remédios e também no embalsamamento. Hoje o seu óleo é utilizado em perfumes florais e orientais. Ela é indicada para estimular a compreensão, a estabilidade e a fertilidade. 
 
MURTA: A planta, um arbusto, é cultivada em várias regiões mediterrâneas, no sul da Inglaterra e em alguns pontos dos Estados Unidos. Os povos antigos consagravam a murta à Vênus porque a consideravam símbolo do amor. Receitas do folclore grego e do romano para a pessoa que quer conservar amor e juventude recomendam o consumo de chá de murta de três em três dias. Usar perfume com murta propicia boa sorte, harmonia, amor, luxo, casamento, riqueza material, confiança, imaginação criativa e sabedoria. 
 
NARCISO: Planta ornamental na América do Norte, no sul da França e na Holanda, seu nome não vem de Narciso, o jovem grego que gostava de admirar o próprio reflexo na água de um lago (e daí surgiu a palavra Narcisismo), mas do grego "narkao", que significa entorpecer, pois tem propriedades narcóticas e venenosas. Seu óleo era muito usado pelos árabes que o consideravam afrodisíaco e bom também para a cura da calvície. O narciso estimula a fidelidade, inteligência, paciência, silêncio, união dos opostos, retraimento, meditação e elevação. 
 
OLÍBANO: Encontrado na Índia e em alguns países da África, o olíbano é uma goma-resina. Foi muito utilizado na antigüidade para a confecção de incensos. Segundo o historiador grego Heródoto, o olíbano era queimado na Torre de Babel. Hoje, ele é usado na Igreja Católica. Além disso, entra na composição de perfumes orientais, cítricos e florais. O aroma está associado a equilíbrio, beleza, devoção, iluminação, meditação, renascimento, verdade, santificação e êxtase. 
 
PATCHULI: A maior parte do óleo de patchuli encontrado à venda é das Filipinas e Indonésia, de onde se origina a planta da qual ele é extraído. A essência ficou conhecida em 1820 na Grã-Bretanha, quando passou a ser colocada em xales indianos. No Oriente, ele ainda é usado para perfumar roupas de cama e mesa e com suas folhas se fazem sachês. Ele é indicado para estimular a vitalidade e purificar os impulsos animais, como desejo sexual e fome. 
 
ROSA: A mais famosa das flores, cantada em verso e prosa por autores de todos os tempos, está ligada a Vênus e ao amor. Acredita-se que ela tenha surgido na Pérsia e conquistadores árabes a tenham levado para outras partes do mundo. Já no ano de 330 a.C. os gregos usavam perfumes de rosa e até acreditavam em seu poder de curar o cansaço mental. O perfume de roas estimula a conquista, afeto, beleza, artes, inspiração, romance, sentimentos e nobreza. 
 
SÂNDALO: Madeira originária do leste da Índia, Sri Lanka e Indonésia, sua árvore é cultivada há milhares de anos. Seu aroma já era mencionado em escritos védicos datados de 5 a.C. Os Orientais usavam o seu óleo para embalsamar príncipes e construir portões de templos. Os hindus acreditavam que seu aroma purifica o corpo e a alma e por isso o utilizavam na comemoração do Ano Novo (12 de Abril) e nos casamentos. Seu aroma está associado a afeto, vivacidade, grandeza, amor, sensualidade e triunfo. 
 
TABACO: Essa planta tem origem nos Estados Unidos, mas hoje é cultivada em diversos países. Inicialmente era queimada nas cerimônias dos índios norte-americanos e foi introduzida na Europa pelos ingleses. Ela era usada para desinfetar e prevenir infecções e até mesmo crianças a fumavam porque se acreditava que o fumo evitava as pestes. Atualmente, o tabaco entra na composição de perfumes orientais e nos masculinos. O aroma leva a pessoa a ter coragem, firmeza, disciplina, vitalidade, poder e autocontrole. 
 
VIOLETA: Na antigüidade, os gregos acreditavam que essa flor, que cresce em diversas regiões temperadas e tropicais, servia para acalmar a raiva. Já os celtas a utilizavam em cosméticos ou para combater espíritos maléficos. Também os adeptos do vodu dizem que seu óleo é bom para quebrar o poder dos encantos e afastar espíritos malígnos. Um perfume de violeta ajuda a pessoa a espantar seus fantasmas pessoais.

Como Escolher a Essência para o Aromatizador de Ambientes
A escolha das essências é fundamental para você ter um aromatizador sucesso ou um cheiro que ninguém aguenta. Por isso fique atenta para os seguintes detalhes:
As essências utilizadas para Perfumaria Fina, são indicadas na proporção de 20% e 10% para se fazer colônias. Assim, suspeite de Receitas para Aromatizadores indicando quantidades de essência muito acima que 30%, tem coisa errada aí!
Para escolher as essências, pense em primeiro lugar as pessoas que o frequentam, na época do ano, e na utilidade do ambiente. Casa espaço da casa pode ter um cheirinho diferente.

As fragrâncias leves e suaves são as melhores, entre as quais sugerimos as de bergamota, capim limão, erva doce e camomila. Essas servem para toda a casa! Mas pensando nos espaços separadamente:
Quarto – O quarto é um ambiente de descanso, por isso é indicado o uso de aromas mais suaves na linha das lavandas. No quarto de bebê mais ainda, não é atoa que todos os produtos para bebê são super delicados. O olfato é um dos sentidos mais apurados nos bebês, por isso cheiros fortes não são recomendados. Para o quarto do bebê, fragrâncias talcadas e de lavanda são as melhores opções.
Banheiro – Para o banheiro os melhores cheiros são os que trazem sensações de limpeza e higiene como o pinho e o eucalipto.
Sala – Na sala os aromas herbais e críticos são perfeitos.
Cozinha – A cozinha por sí só já é um ambiente muito cheioroso, pois cada café que fazemos, cada cozinha que cozinhamos o que queremos sentir de verdade é o cheiro da comida. Mas, se você quiser fazer um aromatizador para a cozinha, prefira as essências cítricas ou os aromas de especiais.
Escritório – Nos espaços de trabalho, algumas essências são indicadas como canela, do orégano, da tangerina e do manjericão. Para favorecer a concentração a essência ideal é a de limão.
Pátio e Varanda – A citronela é uma ótima opção pois afasta insetos como os mosquitos. Mas não substitua o aroma pelo repelente, ok? Nestes tempo de zika viruz, tudo o cuidado é pouco. O repelente é sempre indicado.
Dica: Atenção aos aromas florais ou de baunilha, eles podem ser enjoativos.
Sabe aquele aroma que falamos no início do post, da loja Maria Filó? Pois é, tem uma loja de essências que comercializa uma essência bem similar. A loja é a Emporio Aroma e o nome da essência é Maria Filó.

Fixadores são utilizados em Aromatizadores de Ambientes?

Os fixadores são utilizados quando na fabricação de perfumes e colônias. Eles ajudam a fixar o perfume na pele, deixando a pessoa cheirosa por mais tempo. Mas no aromatizador de ambientes, principalmente os de varetinhas, eles não só são desnecessários, como não são recomendados.

Detalhes de Aromatizadores de Varetas

As essências que funcionam em Spray, podem não funcionar bem para difusores em varetinhas. As essências utilizadas em aromatizadores caseiros do tipo vareta precisam ter notas de cabeça mais fortes, ou seja, essências muito suaves não funcionam tão bem em varetas.
Dicas para Fazer Os Aromatizadores Caseiros
1.   As Varetas ideias são aquelas usadas em algodão doce, feitas de madeira porosa, que absorve mais o líquido e funciona melhor na difusão do aroma no ambiente. Para cada aromatizador use 5 ou 6 varetas que fiquem um pouco mais altas que a altura do próprio frasco. Cada frasco de aromatizador, consegue aromatizar cerca de 5 metros quadrados.
2.   Use a Água desmineralizada ou destilada ou deionizada preferencialmente, que são livres de metais pesados e principalmente de cloro, para uma qualidade final melhor.
3.   Sobre Propilenoglicol e/ou Renex. O Propilenoglicol é utilizado para perfume, por seu uso na pele ser atóxico, ele também ajuda a controlar a evaporação acelerada do aroma, fazendo o aromatizador durar mais tempo. Já o Renex faz o mesmo papel em aromatizadores, sanitizantes e outros produtos, que não vão ser passados na pele.
4.   Macerar – O ideal é macerar por no mínimo 10 dias e no máximo 30 dias, quanto mais tempo melhor. O processo consiste em colocar o frasco fechado na geladeira por um dia e outro dia em local com temperatura ambiente e escuro, entre um e outro, agite o frasco e abra a tampa para dissipar o álcool. Dê preferência para frascos de vidro, ou se quiser os frascos mais em acessíveis, escolha os feitos de Pet, evite o plástico.
5.   Corantes – Pode usar um pouquinho que fica lindo. O corante alimentício é mais barato, mas são fotossensíveis, e desbotam com a claridade. Já os corantes cosméticos se mantém por mais tempo com sua cor original.
6.   Use Álcool de Cereais ou o Neutro, este último é o utilizado em perfumaria mesmo. Atenção! Álcool é inflamável. Não manuseie os produtos perto do fogo e mantenha os mesmos longe do alcance das crianças. Aliás corantes e essências também, tudo longe as mãozinhas levadas das crianças.


v  SAIS ESPUMANTES PARA CHVEIRO


INGREDIENTES
1kg de sal
250g de sulfato de magnésio
15mL de essência
100g de lauril em pó
½ xícara (chá) de maisena ou amido de milho
Corantes alimentício a gosto
10mL ou 2 colheres (sobremesa) de essência de sua preferência
1 refratário de plástico ou alumínio
Corantes alimentício a gosto
Frasco de vidro em formato desejado com tampa de cortiça para acondicionamento.

COMO FAZER
Misture todos os ingredientes em um refratário.
Coloque-os em vidros bem fechados de 130g ou 250g.
A validade é de seis meses.






SABONETE GLICERINADO









Créditos da imagem: dran.webnoviny.sk
Sabonete de glicerina com ervas para ducha
Professora de Artesanato: Regina Célia Doreto
Fazer sabonete artesanal pode ser uma boa fonte de renda. Os produtos exclusivos são muito procurados e você pode confeccionar sabonetes para ocasiões especiais, como presente, como lembrança, para crianças. E o melhor, você pode personalizar o sabonete do seu jeito, com a cor e essência que quiser. Quer começar a ganhar dinheiro já? Veja abaixo como fazer sabonete artesanal passo a passo.
O Brasil possui o segundo maior mercado de cosméticos do mundo e um dos países que mais consome sabonetes e shampoo do planeta. Os fatos não mentem e com esses dados não é preciso comentar que a comercialização de sabonetes artesanais é uma mina de ouro, não é mesmo?!
Um dos pontos positivos do mercado de produtos de banho artesanais deve-se ao fato de que ela não se resume apenas a um tipo de produto. O artesão pode expandir a sua linha de produtos para vários outros segmentos como: sais de banhos, óleos de banhos, esfoliantes, sabonetes líquidos e até sabonetes decorativos e temáticos. A grande variedade de peças te possibilita criar novas formas de vendas e assim você pode preparar kits, brindes, cestas para presentes e muito mais.

v  SABONETE GLICERINADO EM BARRA
MATERIAL
500g de glicerina branca ou
500g de glicerina transparente
20mL de essência de  a gosto
25 gotas de corante alimentício (pode ser anilina)
1 fôrma
1 panela média
1 frigideira para banho-maria
1 bastão de vidro
Caroços, sementes, pedaços de flores, pétalas secas, etc.
Papel filme e etiquetas adesivas

COMO FAZER
1- Derreta a glicerina sólida branca ou transparente (cortada em cubos) em banho-maria. Não precisa ferver. Quando a glicerina estiver derretida, adicione 20 mL de essência.
2- Acrescente 15 gotas de corante.
3- Espalhe a glicerina derretida nas formas. Reserve por até 3 horas até que a glicerina esteja bem firme.
4- Desenforme, corte em fatias e embale-as em papel filme.
Obs: Devido ao fato de as folhas, flores ou ervas desidratadas serem leves, o procedimento deverá ser da seguinte forma: Coloque cerca de 2mm da base derretida na forma. Em seguida colocamos as ervas sobre a base. Aguarde cerca de 1min e acrescente o restante da base.
Para que o sabonete fique inteiramente “recheado” com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem das ervas.
Dentro de um mesmo sabonete podemos colocar ervas diferentes, flores e folhas, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos combinar também vários tipos de cores e essências para cada camada.
Fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/como-fazer-sabonete-casa-5289-VGP


v  CREME HIDRATANTE

MATERIAL
500 g de creme hidratante base
20 mL de essência
Corante alimentício


COMO FAZER
Misture todos os ingredientes em um refratário. Coloque-os em recipiente tipo bisnaga bem fechados de 130g ou 250g. A validade é de seis meses.













v  PERFUME                                       

A primeira coisa a ser feito é ir a uma loja que vende essências para fazer perfumes. Escolha a fragrância de sua preferência e compre os seguintes materiais que serão utilizados na mistura:

- 50 ml da essência escolhida por você
- 400 ml de álcool de cerais
- 15 ml de fixador
- 80 ml água destilada
- 30 ml dipropileno glicol

Você também precisará de um copo graduado, funil e vidros para colocar seu perfume. Se não tiver este material em casa eles podem ser comprados na mesma loja que você comprou o restante do material.
Observação: Você pode fazer maior quantidade, mas seja dobrando, triplicando, etc, sempre mantenha a proporção.
Agora é só seguir o passo a passo para fazer perfume artesanal:
- Primeiro pegue um copo graduado e coloque o álcool de cereais em um copo graduado;
- Agora junte a essência que você escolheu e o fixador e misture bem;
- Em seguida acrescente o dipropileno glicol e a água destilada;
- Coloque com auxilio de um funil o perfume em vidros, mas atenção, não coloque a mistura até o gargalo, deixe um espaço.
Leve para macerar:
- No dia em que foi feito, o perfume artesanal tem que ser tirado da claridade e deixado em temperatura ambiente.
- 24 horas depois leve para geladeira por mais 24 horas.
- Vá alterando este procedimento por 10 dias, isso serve para tirar o cheiro forte do álcool.

RECOMENDAÇÕES
A
-
Não manuseie Álcoolfix perto do fogo.
B
-
Mantenha os produtos longe do alcance das crianças.
C
-
Quanto mais tempo de maceração, melhor será a qualidade.
D
-
Não deixe o seu perfume em contato com plásticos, use vidro.
E
-
Pode-se lentamente variar as proporções indicadas acima até obter um perfume agradável (nem forte, nem fraco)
F
-
Recomenda-se experimentar fazer misturas de Essências afim de obter um perfume ideal, ou exclusivo - Use sua criatividade (Seu olfato será o controle de qualidade)
G
-
Para filtração use o papel de filtro Melita
H
-
Nunca use alcool comum. Você perderá o perfume.
I
-
Lembre-se: Você fabricará um perfume, mais venderá um sonho.
J
-
Lave os materias somente com Álcool de Cereais.


Outras opções:
COMPONENTES
QUANTIDADES EM mL
Alcoolfix
85
250
850
Essência
10
30
100
Dipropilenoglicol
3
10
30
Água Destilada
5
10
50
Resultado Final
100
300
1000



v  ÓLEO CORPORAL BIFÁSICO

MATERIAL (FASE A)
PROPILENO GLICOL
ESSÊNCIA I
CORANTE À BASE DE ÁGUA

UTENSÍLIOS
BASTÃO DE VIDRO
1 COPO COM MEDIDAS, DE VIDO
1 COPO PEQUENO COM MEDIDAS, DE PLÁSTICO.

COMO FAZER
1 – MEÇA 240 mL de propileno glicol no copinho com medidas, de plástico, e despeje no copo maior, de vidro.
2 – Meça 10 mL de essência I e despeje sobre o propileno (ingrediente mais pesado, que tende a se concentrar na parte de baixo do vidro).
3 – Para medir a tonalidade pingue gotas de corante no copinho de plástico e acrescente aos poucos na mistura de propileno e essência, até atingir  a tonalidade desejada. Misture bem para que o tom fique homogêneo.

MATERIAL (FASE B)
230 mL  de óleo mineral USP
20 mL  de óleo de semente de uva (também pode ser usada: oliva, camomila, citronela, eucalipto, laranja, girassol, tangerina, limão, mamão, abacate, etc)
Corante a base de óleo.

COMO FAZER
4- Meça 230 mL de óleo mineral no copo de plástico e despeje no copo maior, de vidro. Acrescente o óleo vegetal de semente de uva e mexa bem.
5 – Mergulhe a ponta do bastão de vidro no frasco de corante e misture aos óleos; mexa sem parar ata atingir a tonalidade desejada.
6 – Uma as duas fases no vidro definitivo, previamente esterilizados, despeje a fase A ata a metade do recipiente. Por cima despeje a fase B ata completar o vidro. Feche com tampa também esterilizada, e coloque uma etiqueta personalizada com as características do produto: data de validade (um ano a partir da data de fabricação) e funções terapêuticas.
v  ÓLEO CORPORAL TRIFÁSICO (SOMENTE PODERÁ SER FEITO CASO SEJA ENCONTRADO O SILICONE APROPRIADO PARA USO  NA PELE)
O óleo trifásico é um dos produtos mais fáceis de fazer em casa. Apesar de simples na hora de confeccionar ele produz um efeito muito diferente. É lindo ver um produto com três fases que se misturam após ser agitados e logo após se separam em três partes distintas.
Extremamente hidratante, ele protege a pele e dá uma maciez extraordinária, unindo ao visual e a hidratação. A formação de um filme leve dá um toque acetinado. O Produto deve ser utilizado no chuveiro, perfuma e não fica pegajoso no corpo não deixando com sensação de oleosidade.
Experimente fazer em casa e economize muito.
300 ml de um produto desse tipo no mercado custa R$40,00

Óleo Trifásico de Maracujá
FASE 1
ÓLEO MINERAL USP - 50ml
ÓLEO DE Maracujá- 30ML
CORANTE ÓLEO AMARELO

FASE 2
ÓLEO DE SILICONE - 80ml

FASE 3
DIPROPILENO GLICOL - 50 ml
ESSÊNCIA DE MARACUJÁ - 30ml
CORANTE ÁGUA Verde

MODO DE PREPARAR
MISTURAR OS INGREDIENTES DE CADA FASE SEPARADAMENTE.
JUNTAR AS TRÊS FASES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário