“A ARTE E QUÍMICA DOS COSMÉTICOS”
A interdisciplinaridade é uma “exigência”
não somente no que tange às atividades escolares, mas também às práticas do
dia-a-dia com as quais frequentemente nos deparamos.
A palavra interdisciplinaridade é formada
por três termos: inter – que significa ação recíproca, ação de A sobre B e de B
sobre A; disciplinar – termo que diz respeito à disciplina, do latim discere –
aprender, discipulus – aquele que aprende e o termo dade – corresponde à
qualidade, estado ou resultado da ação. (O mundo da Saúde, 2006, p. 107-116).
As atividades interdisciplinares do Ensino
Médio são desenvolvidos de forma a incorporar a importância do conhecimento ao
prazer de aprender e a desenvolver hábitos adequados de estudo, a capacidade de
trabalhar em grupo e qualidades como empenho, organização, flexibilidade e
tolerância.
Este projeto denominado “A ARTE e a QUÍMICA dos
cosméticos no dia a dia e na atividade física” será desenvolvido decorrer de toda a 3ª unidade pelos alunos do 3º ano
do Ensino Médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo nas disciplinas de Arte Educação
Física e Química e respectivos professores, paralelamente às demais atividades
didático-pedagógicos previstas, com culminância no final da 3ª Unidade.
- O trabalho será feito por toda a turma dividida em grupos, mediante roteiro
abaixo.
- Culminância da
atividade - ExpoQuiart, com data a
ser agendada com a coordenação escolar, terá a exposição de todos os
produtos elaborados pelos grupos de trabalho de TODAS as turmas de 3° ano.
- Para as
disciplinas envolvidas no projeto avaliará todas as etapas do trabalho
desenvolvidas , sendo a avaliação do professor (de acordo com os critérios
abaixo) e a avaliação do líder da sala (ficha do líder).
- As equipes de
trabalho deverão ser formadas em cada turma.
- O trabalho
será dividido em várias etapas de acordo com a disciplina.
- Cada equipe
deverá está pronta para realizar as atividades proposta no dia agendado
conforme cronograma de atividades.
QUÍMICA:
1ª
PARTE - Seminários
1- Os alunos realizar
apresentações dos temas e modalidades indicadas através de sorteio utilizando
feito pelas equipes.
2- São os
produtos: 1) PERFUME, 2) CREME HIDRATANTE, 3) SABONETE GLICERINADO, 4) SAIS DE
BANHO, 5) ÓLEO TRIFÁSICO / BIFÁSICO e 6) AROMATIZANTE.
3 – As
modalidades de apresentação são: Programa
de Telecurso; Programa
Quis Show; Programa
Jornalístico e Programa de Entrevista.
2- Sobre o
assunto sorteado deverá ser feita uma pesquisa e apresentação cosmético e
aromatizante a ser desenvolvido) evidenciando sobre este:
ü A história do
produto.
ü Sua finalidade de
uso.
ü Composição básica
do produto - Substâncias presentes (nomenclatura usual e oficial com suas
respectivas formulações).
ü Composição química
da fragrância (nomenclatura usual e oficial com suas respectivas formulações).
ü Propriedades e ação
química.
ü Cuidados no uso e
conservação.
ü Uso do produto na
atualidade (dados estatísticos atuais).
ü Curiosidades.
3- Documentar
todo o processo de pesquisa e apresentação do material de pesquisa através de
fotos ou filmagem para o encerramento da atividade (culminância).
2ª PARTE – Práticas em Laboratório
1- A equipe
deverá providenciar a matéria prima para confecção do produto.
2- Desenvolver em
produto em aula prática com base no roteiro fornecido pela professora em data
previamente marcada.
3- Documentar
todo o processo desenvolvido no laboratório através de fotos ou filmagem para
futura apresentação.
3ª
PARTE - Exposição
1- Organizar em área anteriormente definida pela
professora, mini estandes (vitrines) para a exposição do trabalho desenvolvido.
2- Apresentar o produto desenvolvido destacando as
informações pertinentes a todo processo desenvolvido.
Referenciais
AIUB, Monica. Interdisciplinaridade: da origem à
atualidade. O Mundo da Saúde. Palestra apresentada no I Fórum de Reabilitação
do Centro Universitário São Camilo, em 18.03.2006. São Paulo: 2006; jan/ mar 30
(1): 107-116.
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