"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

3ª Série - ROTEIRO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR - 3ª Unidade - 2017

 “A ARTE E QUÍMICA DOS COSMÉTICOS”
A interdisciplinaridade é uma “exigência” não somente no que tange às atividades escolares, mas também às práticas do dia-a-dia com as quais frequentemente nos deparamos.
A palavra interdisciplinaridade é formada por três termos: inter – que significa ação recíproca, ação de A sobre B e de B sobre A; disciplinar – termo que diz respeito à disciplina, do latim discere – aprender, discipulus – aquele que aprende e o termo dade – corresponde à qualidade, estado ou resultado da ação. (O mundo da Saúde, 2006, p. 107-116).
As atividades interdisciplinares do Ensino Médio são desenvolvidos de forma a incorporar a importância do conhecimento ao prazer de aprender e a desenvolver hábitos adequados de estudo, a capacidade de trabalhar em grupo e qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância.
Este projeto denominado “A ARTE e a QUÍMICA dos cosméticos no dia a dia e na atividade física” será desenvolvido decorrer de toda a 3ª unidade pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo nas disciplinas de Arte Educação Física e Química e respectivos professores, paralelamente às demais atividades didático-pedagógicos previstas, com culminância no final da 3ª Unidade.

  • O trabalho será feito por toda a turma dividida em grupos, mediante roteiro abaixo.
  • Culminância da atividade -  ExpoQuiart, com data a ser agendada com a coordenação escolar, terá a exposição de todos os produtos elaborados pelos grupos de trabalho de TODAS as turmas de 3° ano.
  • Para as disciplinas envolvidas no projeto avaliará todas as etapas do trabalho desenvolvidas , sendo a avaliação do professor (de acordo com os critérios abaixo) e a avaliação do líder da sala (ficha do líder).
  • As equipes de trabalho deverão ser formadas em cada turma. 
  • O trabalho será dividido em várias etapas de acordo com a disciplina.
  • Cada equipe deverá está pronta para realizar as atividades proposta no dia agendado conforme cronograma de atividades.

QUÍMICA:
1ª PARTE - Seminários
1- Os alunos realizar apresentações dos temas e modalidades indicadas através de sorteio utilizando feito pelas equipes.
2- São os produtos: 1) PERFUME, 2) CREME HIDRATANTE, 3) SABONETE GLICERINADO, 4) SAIS DE BANHO, 5) ÓLEO TRIFÁSICO / BIFÁSICO e 6) AROMATIZANTE.
3 – As modalidades de apresentação são: Programa de Telecurso; Programa Quis Show; Programa Jornalístico e Programa de Entrevista.
2- Sobre o assunto sorteado deverá ser feita uma pesquisa e apresentação cosmético e aromatizante a ser desenvolvido) evidenciando sobre este:
ü  A história do produto.
ü  Sua finalidade de uso.
ü  Composição básica do produto - Substâncias presentes (nomenclatura usual e oficial com suas respectivas formulações).
ü  Composição química da fragrância (nomenclatura usual e oficial com suas respectivas formulações).
ü  Propriedades e ação química.
ü  Cuidados no uso e conservação.
ü  Uso do produto na atualidade (dados estatísticos atuais).
ü  Curiosidades.
3- Documentar todo o processo de pesquisa e apresentação do material de pesquisa através de fotos ou filmagem para o encerramento da atividade (culminância).

2ª PARTE – Práticas em Laboratório
1- A equipe deverá providenciar a matéria prima para confecção do produto.
2- Desenvolver em produto em aula prática com base no roteiro fornecido pela professora em data previamente marcada.
3- Documentar todo o processo desenvolvido no laboratório através de fotos ou filmagem para futura apresentação.

3ª PARTE - Exposição
1- Organizar em área anteriormente definida pela professora, mini estandes (vitrines) para a exposição do trabalho desenvolvido.
2- Apresentar o produto desenvolvido destacando as informações pertinentes a todo processo desenvolvido.



Referenciais
AIUB, Monica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. O Mundo da Saúde. Palestra apresentada no I Fórum de Reabilitação do Centro Universitário São Camilo, em 18.03.2006. São Paulo: 2006; jan/ mar 30 (1): 107-116.
  • A Química do Fazer Sabão
·         Cosméticos: a química da beleza
·         Perfume: como tema Contextualizador para o Ensino de Química no Ensino Médio
·         A Química no cuidado da Pele
·         Perfumes uma Química Inesquecível
·         A História dos Cosméticos


PERFUME
https://books.google.com.br/books?id=aq0bWkXtsjgC&pg=PA26&dq=propriedades+quimicas+do+perfume&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiG3fXOh9HWAhWGEZAKHVnJD4kQ6AEIUTAJ#v=onepage&q=propriedades%20quimicas%20do%20perfume&f=false
  
CREME HIDRATANTE
http://www.ehow.com.br/historia-creme-corporal-sobre_118176/
 
SAIS DE BANHO
http://projetos.unioeste.br/projetos/gerart/apostilas/apostila6.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sais_de_banho_(droga)
 
ÓLEO ESSENCIAL
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_essencial

      

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