"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

sábado, 22 de outubro de 2011

3ª SÉRIE - FAUVISMO - 4ª UNIDADE


Fauvismo ou fovismo, do francês Les fauves (As bestas selvagens), é uma corrente artística do início do século XX, que se situa entre 1905 e 1907, associada à pintura caracterizada pela busca da máxima expressão pictórica (o estilo começou em 1901 mas foi denominado apenas em 1905).
Origem do nome
Em 1905, em Paris, durante a realização do Salão de Outono, alguns jovens pintores foram chamados pelo crítico Louis Vauxcelles de fauves, que em português significa “feras”, por causa da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las.
Dois princípios regem esse movimento artístico: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras. Por isso, as figuras fauvistas são apenas sugeridas e não representadas realisticamente pelo pintor. Da mesma forma, as cores não são as da realidade. Elas resultam de uma escolha arbitrária do artísta e são usadas puras, tal como estão no tubo de tinta. O pintor não as torna mais suaves nem cria gradação de tons.

Características
O Fauvismo, movimento principalmente francês, tem como características marcantes a simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.
Características da pintura:

· Pincelada violente, espontânea e definitiva
·Ausência de ar livre;
· Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;
· Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;
· Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Principais Artístas
Paul Gauguin, Van Gogh, Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy e Paul Cézanne e Henri Matisse, tendo este último encabeçado o grupo de fauvistas.
É certo que os fauvistas, tais como André Derain (1880 – 1954), Maurice de Vlaminck (1876 – 1958), Othon Friesz (1879 – 1949) e Henri Matisse (1869 – 1954), não foram aceitos quando apresentaram suas obras. Mas foram eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento do gosto pelas cores puras, que atualmente estão nos inúmeros objetos do nosso cotidiano e nas muitas peças do nosso vestuário.
Dos principais pintores fauvistas, Matisse foi, sem dúvida, a maior expressão. Sua característica mais forte é a despreocupação com o realismo, tanto em relação às formas das figuras, quanto em relação às cores. Em suas obras, as coisas representadas são menos importantes do que a maneira de representá-las.
Assim, as figuras interessam enquanto formas que constituem uma composição. É indiferente ao artista se elas são de pessoas ou de natureza- morta.

BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000
____________. História da Arte. Ática. 17ª Ed. São Paulo 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário