"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

1ª série - 2ª Unidade - PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA


A CAPOEIRA é uma miscigenação de luta, dança, ritmo, corpo e mente.
Um dos aspectos mais fascinantes da cultura brasileira, a capoeira é uma arte marcial. A filosofia do capoeirista momentos defendendo ou atacando dentro da roda de capoeira, depende do tempo e do momento dentro do jogo de capoeira.
A capoeira dentro de suas formas e fundamentos, em nada se assemelha à dança e nem a nenhuma outra forma de arte marcial. Ela é uma arte criada e desenvolvida no Brasil. Dentro de todo um contexto histórico e social de um país, que teve diversas interferências culturais. Criada pelo povo brasileiro e atualmente adaptada ao mundo.
A capoeira é considerada por muitos uma arte de lutar dentro da dança e de dançar dentro da luta. Enfim a capoeira é um jogo.

Os principais instrumentos da capoeira são  o BERIMBAU, PANDEIRO, ATABAQUE, AGOGÔ E RECO-RECO.

Berimbau
Instrumento de percussão em formato de arco, retesado por um fio de arame tendo, na sua extremidade inferior, uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. O arame é percutido com uma vareta de madeira, chamada de baqueta, que o tocador segura, juntamente com o caxixi, acentuando o ritmo através do chocalhar e modificando a intensidade do som com a aproximação e afastamento da abertura da cabaça na barriga. O arco e a moeda ou pedra, encosta ou afasta do arame com o objetivo de obter as variações do sons.
Origem : O berimbau originou-se da Harpa, existindo a mais ou menos quatro mil anos A.C. Possivelmente originário do Egito ou do Sul da Índia. Sendo seu emprego inicial totalmente desconhecido, usado por mendigos para pedir esmolas e por mercadores para chamar atenção dos fregueses. Introduzido na Capoeira no século XX.
                                                                                                
Existem 3 tipos de Berimbaus:                          
ü  berimbau Berra-Boi (tom grave e forte)                                 
ü  berimbau Gunga ou Médio (tom médio);
ü  berimbau Viola ou Violinha (tom agudo)'.


  Pandeiro
Instrumento de percussão, composto de um arco circular de madeira, guarnecido de soalhas, e sobre a qual se estica uma pele, preferencialmente de cabra ou bode, e que se tange batendo com a mão, com os cotovelos, nos joelhos e até nos pés.
Origem: O pandeiro é conhecido por muitos como panderola ou tamborim. Sua origem Árabe, é incluído entre os instrumentos antigos, sendo usado também em cerimônias religiosas. 


 Atabaque
Instrumento de percussão, tambor primário, feito com pele de animal, distendida em uma estrutura de madeira com formatos de cone vazado nas extremidades. Percutindo com as mãos, usado nas danças religiosas e populares de origem africana. E um instrumento sagrado do candomblé e usado nos grupos folclóricos.
Origem: O termo "Atabaquê" é de origem árabe. O atabaque é um instrumento oriental muito antigo entre os Persas e os Árabes. O atabaque chegou ao Brasil através dos Portugueses, para ser usado em festas e procissões religiosas.
3 tipos :
  •   Rum (grave);   
  •    Rumpi (médio)      
  • Lê (agudo).
    
Agogô
Instrumento de percussão, constituído por duas campânulas de ferro, o qual se percute com uma vareta do mesmo metal, ou uma baqueta e é usado particularmente nos candomblés, baterias de escola de samba, maracatu, conjuntos musicais, etc.
Origem : O agogô é de origem africana.  


 Reco-reco
Instrumento de percussão, feito de gomos de bambu ou madeira, no qual abrem-se rasgos transversais, onde se passa uma vareta de madeira fazendo soar um som rascante.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário