O
Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a
pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
O movimento impressionista
foi idealizado nas reuniões com seus principais pintores e elas aconteciam no
estúdio fotográfico de Nadar, na Rua de Capucines, Paris.
Os
pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da
luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações
que essa luz provoca nas cores da natureza.
Na
realidade, não houve nenhuma teoria que orientasse a criação artística desses
pintores. Havia apenas algumas considerações gerais, muito mais práticas do que
teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os
resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Como movimento ou escola de
pintura, no sentido usual que se costuma dar a esta expressão, o impressionismo
apareceu em 1874, Paris. Foi apresentado por um grupo de artistas na maior
parte ainda jovens e desconhecidos do grande público, filiados diretamente aos
realistas e, mais remotamente, às liberdades colorido dos românticos,
especialmente de Delacroix e de Corot, não encontraram por isso mesmo
facilidade de expor no Salão de Paris. Na época, controlado pelos mestres da
escola de belas-artes, o Salão de Paris constituía a única oportunidade para
revelação e consagração de um artista, pois ainda não se haviam multiplicado e
diversificado os meios de comunicação do artista com o público, desde numerosas
galerias, salões independentes e bienais, como acontece nos nossos dias.
Em face da sistemática recusa
dos júris conservadores do Salão de Paris e do isolamento em que viviam do
grande público, numerosos artistas independentes resolveram organizar-se numa
associação profissional, com o objetivo de promover exposições coletivas das
obras dos associados. A ideia partiu de um deles, Claude Monet, mais tarde reconhecido
chefe da nova escola de pintura.
A 15 de abril de 1874 entre
dificuldades fáceis de imaginar, a cooperativa realizava a sua primeira
exposição coletiva, nas salas do atelier do fotógrafo Felix Nadar. Foi a
primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas. Mas o
público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se
mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.
Entre os expositores estavam
Renoir, Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Só na década
seguinte é que os impressionistas começaram a ser compreendidos. Após o término
da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o governo francês criou, em Paris, o Museu
Jeu de Paume, conhecido também como Museu dos Impressionistas.
Principais Características:
·
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao
refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se
modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
·
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma
abstração do ser humano para representar imagens.
·
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão
visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam
representá-las no passado.
·
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a
lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma
impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão
valorizado pelos pintores barrocos.
·
As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das
tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos
quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura,
combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto,
de ser técnica para se óptica.
Principais artistas:
ü Claude Monet (1840-1926),
sua grande preocupação são as pesquisas com a luz solar refletida nos seres
humanos e na natureza.
Incessante
pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do
dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
O quadro Mulheres no Jardim, de
Monet, foi pintado totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol. São cenas
do jardim da casa do artista.
Obras Destacadas:
Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Outras obras: A floresta em Fontainebleu, A Ponte Japonesa,
Harmonia Rosa, Etc.
Essa forma de pintar
teve início com Édouard Manet (1832-1883). Ele utilizou em suas obras cores
vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves graduações de
cores.
A carreira de
Édouard Manet foi marcada por alguns desafios à crítica conservadora. É verdade
que alguma de suas obras não se afastavam das normas clássicas da pintura,
tendo sido aceitas sem polêmicas.
Em 1863 Manet enviou
para o Salão Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoço sobre a Relva, quadro que foi rejeitado e severamente
criticado pelo comitê de seleção do salão, pois rompia com os critérios morais
da época. Entretanto, como muitos quadros de outros artistas também não foram
aceitos, os autores recorreram ao imperador Napoleão III, que determinou a
montagem de uma exposição paralela à oficial e que se chamou Salão dos
Recusados.
Esse quadro de Manet
causou um grande escândalo na época por representar uma mulher nua em companhia
de dois homens elegantemente vestidos.
Obras: O Balcão,
Claude Monet pintando em seu Barco-Estúdio
ü Renoir - foi o pintor
impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o
reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo,
alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX.
Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade,
preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os
retratos e as naturezas mortas.
ü Le
Moulin de La Galette era um café em Paris onde se dançava ao ar livre, sob as
árvores e a luz natural do jardim. Com pinceladas coloridas nas roupas das
pessoas, o pintor mostra diferentes modos de os tecidos refletirem a luz que
ilumina a cena. Além disso, com linhas e cores, ele consegue sugerir não apenas
o movimento da dança, mas também o ambiente alegre em que as pessoas se
divertem.
Obras Destacadas: Baile
do Moulin de la Galette e La Grenouillière.
ü Degas - sua formação acadêmica
e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a
cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de
poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são
interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante
da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da
expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.
A contribuição mais
importante de Degas para a pintura moderna é a angulação oblíqua e o
enquadramento das cenas, com objetos e pessoas em primeiro plano, o que dá
maior profundidade ä composição. Essa característica revela a grande influência
que a fotografia exerceu sobre ele. É inegável, a semelhança de muitos de seus
quadros com fotografias instantâneas, pois as pessoas são pintadas como se
estivessem sido imobilizadas em plena ação que realizam, despreocupadas com a
presença do artista.
Além de um grande
pintor – participou de sete das exposições impressionistas, também modelou uma
série de esculturas a partir de 1880. Entretanto, apenas uma delas foi exposta,
Bailarina de Quatorze Anos, em 1881, no sexto Salão Impressionista. Degas vestiu
essa escultura com um saiote de bailarina e na cabeça colocou uma fita , o que
causou um grande impacto no público.
Depois
da morte de Degas, 74 esculturas, principalmente em cera, foram encontradas em
seu estúdio. Por serem demasiadamente frágeis, essas esculturas foram modeladas
em bronze e muitas delas serviram de modelo para outros escultores. Degas foi
reconhecido como um grande escultor do século XIX, porém suas esculturas não
são tão conhecidas como as de Auguste Rodin.
Obras: O Ensaio, Dançarinas atando
as sapatilhas, A primeira bailarina, A aula de dança, Quatro bailarinas, etc.
ü Eliseu Visconti (Brasileiro) - ele já não se preocupa mais
em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da
luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma
viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência
que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior
representante dessa tendência na pintura brasileira.
Obra destacada: Trigal.
-
Referências:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática.
São Paulo. 2000.
_____________.Descobrindo a História da
Arte. 1ª Ed. São Paulo. Ática. 2005.
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