"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

sexta-feira, 13 de maio de 2016

3ª Série - Roteiro de ARTE - Um Novo Olhar sobre Salvador

1ª PARTE: PESQUISA

1.   Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre os temas sorteados em sala.
2.   Cada equipe deverá visitar os locais correspondentes a sua pesquisa e fotografar cenas dos locais da visita que comuniquem a realidade da cidade, a partir de um olhar sensível, crítico, criativo (Obs.: A equipe deverá aparecer nas fotos);
  1. Selecionar, entre as fotos tiradas pelo grupo em tamanho A4 a fim de ser utilizada na exposição de fotografias.
4.   Observar nas fotos o enquadramento, expressão do tema escolhido, efeito de cor e luz.
5.   A pesquisa deverá abranger:
ü  Contexto histórico, arquitetura, gastronomia, artesanato, curiosidades, acervo dos museus e igrejas, curiosidades dos locais visitados pelo grupo segundo o roteiro já definido.

2ª PARTE: APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES NAS AULAS DE ARTE
1.   Apresentar o resultado da pesquisa de campo de forma criativa;
2.   Utilizar recursos visuais como: cartazes, transparências, Power point, TV Pen drive, encenações, etc.
3.   Tempo para apresentação: 2 grupos por aula com  20’ para cada;

Obs.: Ver calendário das apresentações







1.   A avaliação das apresentações será individual.
2.   MOMENTO DA APRESENTAÇÃO:
·         Todos os alunos deverão estar prestando atenção à apresentação dos colegas;
·         Copiar o que for necessário no Artefólio durante a apresentação;
·         No momento da apresentação a sua participação e atenção estarão sendo avaliados e ao final das apresentações os artefólios.

3ªPARTE: CULMINÂNCIA

1.   Apresentar através de CURTA METRAGEM (ficção, documentário ou animação, conforme sorteio prévio), do conteúdo pesquisado.
Obs.: Esse deverá ser um produto único para todas as disciplinas participantes da atividade. Ou seja, o vídeo (ficção, documentário ou animação, conforme sorteio prévio e de 10 a 15’ de exibição) deverá conter um roteiro que inclua os conteúdos solicitados por toda as disciplinas participantes da atividade.



3ª PARTE: CULMINÂNCIA – MOSTRA DE CURTAS

1- Os vídeos deverão ser exibidos em local, data e hora previamente agendados, quando serão avaliados na integra.

ARTE

MARTINS, Raquel Valle: CALABRIA. Carla Paula Brondi, Arte, História e Produção. FTD. São Paulo. Vol. 2.
História Geral da Arte – Pintura I, Edioione del Prado.
OTT, Carlos. A Escola Bahiana de Pintura. MWM. 1982.
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000
______________. Descobrindo a História da Arte. Ática. 2005.
______________. História da Arte. Ática. 17º Ed.  São Paulo, 2009
SOUZA. Marina de Mello e. África e Brasil Africano. Ática. São Paulo 2006.
TIRAPELI, Percival. Arte Popular séculos 20 e 21. Companhia Editora Nacional. 1ª Ed. São Paulo. 2006. Coleção Arte Brasileira.
______________ . Arte Indígena do pré colonial à contemporaneidade. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 2006
______________ . ArteColonial: Barroco e Rococó. Companhia Editora Nacional. 1ª Ed. São Paulo. 2006
_______________. Arte Imperial: do Neoclassicismo ao Ecletismo. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 2006
THAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia. Correio da Bahia. Salvador, 2000.

SITES







2 comentários:

  1. Professora no quandro a senhora colocou dia 02 e aqui dia 09 qual está certo?

    ResponderExcluir
  2. Professora no quandro a senhora colocou dia 02 e aqui dia 09 qual está certo?

    ResponderExcluir