"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

GRUPO TINDOLELÊ: O Baile do Menino Deus 2012 no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura ( 11/12/2012)


O BAILE DO MENINO DEUS: RELEASE

“O Baile do Menino Deus” foi escrito por Ronaldo Brito e Assis Lima e faz parte da trilogia “Festas Brasileiras”. Este auto de natal conta a história de cinco crianças e um Mateus (personagem central do reisado) que saem em busca da casa santa para organizar um baile em homenagem ao menino que nasceu, percorrendo várias manifestações populares como o reisado, caboclinhos, pastorinhas, ciganas, boi-bumbá e burrinha.

O Grupo de teatro Tindolelê é um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Thales de Azevedo pelas professoras de arte Marília Curvelo e Sônia Moraes, com alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio desde 2008, com diversas apresentações em 2008 e 2009.

A produção desse espetáculo especificamente este ano, após 115 dias de greve dos professores pode e deve ser compreendida como uma tentativa de resistência e tenacidade perante as inúmeras dificuldades que vivemos em relação à Arte nas escolas públicas, especialmente a desvalorização e descrédito. Em um momento tão difícil para a categoria dos professores e, porque não dizer, também para os nossos estudantes, trabalharmos juntos, por opção, professores e estudantes, integrados em um projeto artístico de qualidade, pode fazer a diferença tanto nas suas vidas quanto na nossa vida enquanto docentes. Acreditamos que, se não recebemos o reconhecimento, estímulo e condições de trabalho necessárias, que nos dê ânimo e entusiasmo no exercício de nossa profissão através do governo do estado ou da sociedade, temos de criar estratégias que funcionem como brechas, para que possamos nos nutrir e nutrir a vida desses estudantes com Arte, muita e muita Arte. Temos certeza que este exemplo de determinação, talento e entusiasmo de nossos estudantes tocou os corações de toda a unidade escolar e todos que assistiram o espetáculo. Esse foi o nosso presente do Natal de 2012 para toda a comunidade. 

Meninos e Mateus


Santos Reis do Oriente (Reis Magos)

Dança do Anjo Bom


Ciganinhas

O Boi


Grupo Tindolelê






Um comentário: