O romantismo é definido de maneira geral,
como uma reação ao Neoclassicismo francês que dominava as artes no século XVIII
(historicamente situa-se entre 1820 e 1850) e à crença na razão humana que
havia caracterizado o Iluminismo. Suas raízes estão em um período de grande
renascimento cultural na Alemanha no final do século XVIII e no surgimento de
um tipo de filosofia, conhecido como pensamento idealista, que teria um forte
impacto na literatura, na filosofia, na estética e no pensamento político.
Enquanto os artistas neoclássicos
voltaram-se para a imitação da arte Greco-romana e dos mestres do Renascimento
italiano, submetendo-se às regras determinadas pelas escolas de belas artes, os
românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre
expressão da personalidade do artista. Assim, de modo geral, podemos afirmar
que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos
sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística.
Ao lado dessas características mais gerais,
outros valores compuseram a estética romântica, tais como o sentimento do
presente, o nacionalismo e a valorização da natureza.
A natureza é retomada como simples cenário,
como ocorria no Neoclassicismo, mas como cúmplice dos sentimentos do artista,
como expressão do seu estado de espírito. Assim, se ele está deprimido, tudo em
ser redor está hostil, tempestades se aproximam, a Lua melancólica emoldura sua
tristeza, à escuridão prevalece sobre a luz. Se está alegre o Sol brilha, os
pássaros esvoaçam, as flores desabrocham.
Outra característica importante do
romantismo é o misticismo. O gosto pelo sobrenatural e a postura espiritualista
foram uma maneira de transcender a angústia, as incertezas de um tempo marcado
pelo caos, pelo conflito. A noção de Deus por vezes se confunde com a noção de
natureza. O artista fascinado pelo misterioso e sobrenatural, criou em suas
obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando acima de tudo a emoção
e a liberdade de criação.
É certo que para transmitir toda essa
subjetividade, esse individualismo, os românticos pregavam a liberdade de
criação, rebelando-se contra quaisquer regras, modelos ou imposições feitas à
expressão artística. O caos apodera-se das normas e as subverte, e o resultado
é inovador e interessante.
PINTURA
ROMÂNTICA
Ao negar a estética neoclássica, a pintura
romântica aproxima-se das formas barrocas. Assim, os pintores românticos, como
Goya, Delacroix, Turner e Constable, recuperam o dinamismo e o realismo que os
neoclássicos haviam negado.
Características:
* Composição em
diagonal, que sugere instabilidade e dinamismo ao observador;
* A cor é novamente
valorizada e as cores fortes e os contrastes de claro-escuro reaparecem,
produzindo efeitos de dramaticidade;
* Valorização dos
sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística.
Quanto aos temas, os fatos reais da
história nacional e contemporânea dos artistas despertam maior interesse do que
os da mitologia grego-romana. Além disso, a natureza, relegada ao pano de fundo
das cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância. Ela mesma
passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na
tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.
Nas artes plásticas, o romantismo deixou
importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène
Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas
representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as
emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar
as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John
Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados
pela Revolução Industrial.
As obras dos pintores brasileiros buscavam
valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes. Desta forma,
os artistas contribuíam para a formação de uma identidade nacional. As obras
principais deste período são : A Batalha do Avaí de Pedro Américo e A Batalha
de Guararapes de Victor Meirelles.
Goya
As primeiras manifestações românticas na pintura foram realizadas
por Francisco de Goya (1746-1828), que, apesar de pertencer à academia, não
seguia as regras do racionalismo neoclássico. Em muitas de suas pinturas há
contrastes de luz e sombra que dão um efeito dramático à cena.
O espanhol Francisco José Goya y Lucientes
(1746-1828) usou temas diversos: retratos da corte espanhola e do povo, os
horrores da guerra, a ação incompreensível de personagens fantásticas e cenas
históricas.
Delacroix
Artista famoso pela intensidade de suas
cores e por experimentos que o levaram a revolucionar a maneira de trabalhar os
tons, Eugène Delacroix é o mais conhecido representante do estilo romântico na
pintura.
Considerado o maior expoente do Romantismo
na arte, era um artista que acreditava que sua pintura tinha por dever
expressar todo tipo de experiência emocional intensa: paixão, luxúria,
tristeza, violência, morte, vitórias e derrotas. Seu uso inovador das cores,
deixando de lado a tradicional técnica do "sfumato" ao se pintar
sombras, também é marcante: Delacroix sobrepunha cores complementares para
obter maior riqueza e vivacidade em suas telas (cada uma das três cores
primárias possui sua complementar, que resulta da fusão das outras duas).
Aos 29 anos, o francês Eugène Delacroix
(1799-1863) viveu uma importante experiência: visitou Marrocos, no norte da
África, com a missão de documentar, por meio da pintura, os hábitos e costumes
das pessoas daí. Mas Delacroix tornou-se famoso também por retratar a agitação
das ruas.
PAISAGEM ROMÂNTICA
A pintura paisagística já havia se
desenvolvido no século XVIII, mas foi no período romântico que ganhou nova
força, principalmente na Inglaterra. A paisagem romântica caracterizava-se, de
um lado, por seu realismo e, por outro, pela recriação das contínuas
modificações das cores da natureza causadas pela luz solar.
Joseph Mallord William Turner (1775-1851)
representou os grandes movimentos da natureza, mas por meio de estudo da luz
que a natureza reflete, procurou descrever uma certa “atmosfera” da paisagem.
Turner combina os tons claros como o
amarelo e o laranja, são mantidos puros, isto é não foram neutralizados com o
branco.
Obras: “O Grande Canal”, e “Chuva, Vapor e
Velocidade”.
John Constable (1776-1837) ao contrário de
Turner, a natureza retratada por Constable é serena e profundamente ligada aos
lugares onde o artista nasceu, cresceu e trabalhou ao lado do pai. Muitos
elementos de suas paisagens – os moinhos de vento, as barcaças carregadas de
cereais faziam parte da vida cotidiana do artista quando jovem.
ARQUITETURA
A arquitetura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo. O final do século XVIII e início do XIX foram marcados por um conjunto de transformações, envolvendo a industrilaização, valorizando e rearranjando a vida urbana. A arquitetura da época reflete essas mudanças; novos materiais foram utilizados como o ferro e depois o aço.
A arquitetura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo. O final do século XVIII e início do XIX foram marcados por um conjunto de transformações, envolvendo a industrilaização, valorizando e rearranjando a vida urbana. A arquitetura da época reflete essas mudanças; novos materiais foram utilizados como o ferro e depois o aço.
Ao mesmo tempo,
as igrejas e os castelos fora dos limites urbanos, conservaram algumas
característica de outros períodos, como o gótico e o clássico. Esse
reaparecimento de estilos mais antigos teve relação com a recuperação da
identidade nacional.
A urbanização na
Europa determinou a construção de edifícios públicos e de edifícios de aluguel
para a média e alta burguesia, sem exigências estéticas, preocupadas apenas com
com o maior rendimento da exploração, e portanto esqueceu-se do fim último da
arquitetura, abandonando as classes menos favorecidas em bairros cujas
condições eram calamitosas.
Entre os
arquitetos mais reconhecidos desse período historicista ou eclético, deve-se
mencionar Garnier, responsável pelo teatro da Ópera de Paris; Barry e Puguin,
que reconstruíram o Parlamento de Londres; e Waesemann, na Alemanha,
responsável pelo distrito neogótico de Berlim. Na Espanha deu-se um
renascimento curioso da arte mudéjar na construção de conventos e igrejas, e na
Inglaterra surgiu o chamado neogótico hindu. Este último, em alguns casos,
revelou mais mau gosto do que arte.
ESCULTURA
A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.
A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.
A grande
novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de
terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das
cenas de Rubens. Não abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na
forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares. Em compensação,
tornou-se mais rara a temática religiosa. Os mais destacados escultores desse
período foram Rude e Barye, na França, Bartolini, na Itália, e Kiss, na
Alemanha.
Referências:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática.
São Paulo. 2000.
_____________.Descobrindo a História da
Arte. 1ª Ed. São Paulo. Ática. 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário