O Impressionismo foi um movimento artístico que
revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte
do século XX.
O movimento impressionista foi
idealizado nas reuniões com seus principais pintores e elas aconteciam no
estúdio fotográfico de Nadar, na Rua de Capucines, Paris.
Os pintores impressionistas procuraram, a partir da
observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas
telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
Na realidade, não houve nenhuma teoria que
orientasse a criação artística desses pintores. Havia apenas algumas
considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas
seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que
caracterizaram a pintura impressionista.
Como movimento ou escola de pintura, no
sentido usual que se costuma dar a esta expressão, o impressionismo apareceu em
1874, Paris. Foi apresentado por um grupo de artistas na maior parte ainda
jovens e desconhecidos do grande público, filiados diretamente aos realistas e,
mais remotamente, às liberdades colorido dos românticos, especialmente de
Delacroix e de Corot, não encontraram por isso mesmo facilidade de expor no
Salão de Paris. Na época, controlado pelos mestres da escola de belas-artes, o
Salão de Paris constituía a única oportunidade para revelação e consagração de
um artista, pois ainda não se haviam multiplicado e diversificado os meios de
comunicação do artista com o público, desde numerosas galerias, salões
independentes e bienais, como acontece nos nossos dias.
Em face da sistemática recusa dos júris
conservadores do Salão de Paris e do isolamento em que viviam do grande
público, numerosos artistas independentes resolveram organizar-se numa
associação profissional, com o objetivo de promover exposições coletivas das
obras dos associados. A ideia partiu de um deles, Claude Monet, mais tarde
reconhecido chefe da nova escola de pintura.
A 15 de abril de 1874 entre dificuldades
fáceis de imaginar, a cooperativa realizava a sua primeira exposição coletiva,
nas salas do atelier do fotógrafo Felix Nadar. Foi a primeira vez que o público
teve contato com a obra dos impressionistas. Mas o público e a crítica reagiram
muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios
acadêmicos da pintura.
Entre os expositores estavam Renoir,
Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Só na década seguinte é que
os impressionistas começaram a ser compreendidos. Após o término da Segunda
Guerra Mundial, em 1945, o governo francês criou, em Paris, o Museu Jeu de
Paume, conhecido também como Museu dos Impressionistas.
Principais Características:
·
A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos
adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da
natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
·
As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é
uma abstração do ser humano para representar imagens.
·
As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a
impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores
costumavam representá-las no passado.
·
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo
com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta
produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro
tão valorizado pelos pintores barrocos.
·
As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura
das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas
nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura,
combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto,
de ser técnica para se óptica.
Principais artistas:
ü Claude Monet (1840-1926), sua grande preocupação são
as pesquisas com a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza.
Incessante
pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do
dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
O quadro Mulheres no Jardim, de Monet,
foi pintado totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol. São cenas do
jardim da casa do artista.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de
Rouen em Pleno Sol.
Outras obras: A floresta em Fontainebleu, A Ponte Japonesa,
Harmonia Rosa, Etc.
Essa forma de pintar teve
início com Édouard Manet (1832-1883). Ele utilizou em suas obras cores
vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves graduações de
cores.
A carreira de Édouard Manet
foi marcada por alguns desafios à crítica conservadora. É verdade que alguma de
suas obras não se afastavam das normas clássicas da pintura, tendo sido aceitas
sem polêmicas.
Em 1863 Manet enviou para o
Salão Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoço sobre a Relva, quadro que foi rejeitado e severamente
criticado pelo comitê de seleção do salão, pois rompia com os critérios morais
da época. Entretanto, como muitos quadros de outros artistas também não foram
aceitos, os autores recorreram ao imperador Napoleão III, que determinou a
montagem de uma exposição paralela à oficial e que se chamou Salão dos
Recusados.
Esse quadro de Manet causou
um grande escândalo na época por representar uma mulher nua em companhia de
dois homens elegantemente vestidos.
Obras: O Balcão, Claude
Monet pintando em seu Barco-Estúdio
ü Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior
popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida.
Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida
parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e
isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições
com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.
ü Le Moulin de La
Galette era um café em Paris onde se dançava ao ar livre, sob as árvores e a luz
natural do jardim.
Com pinceladas coloridas nas roupas das pessoas, o pintor mostra diferentes
modos de os tecidos refletirem a luz que ilumina a cena. Além disso, com linhas
e cores, ele consegue sugerir não apenas o movimento da dança, mas também o
ambiente alegre em que as pessoas se divertem.
Obras Destacadas: Baile do Moulin de la Galette e La
Grenouillière.
ü Degas - sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres
fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande
paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao
ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua
grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um
momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro
de bailados.
A
contribuição mais importante de Degas para a pintura moderna é a angulação
oblíqua e o enquadramento das cenas, com objetos e pessoas em primeiro plano, o
que dá maior profundidade ä composição. Essa característica revela a grande
influência que a fotografia exerceu sobre ele. É inegável, a semelhança de
muitos de seus quadros com fotografias instantâneas, pois as pessoas são
pintadas como se estivessem sido imobilizadas em plena ação que realizam,
despreocupadas com a presença do artista.
Além
de um grande pintor – participou de sete das exposições impressionistas, também
modelou uma série de esculturas a partir de 1880. Entretanto, apenas uma delas
foi exposta, Bailarina de Quatorze Anos, em 1881, no sexto Salão
Impressionista. Degas vestiu essa escultura com um saiote de bailarina e na
cabeça colocou uma fita , o que causou um grande impacto no público.
Depois da morte
de Degas, 74 esculturas, principalmente em cera, foram encontradas em seu
estúdio. Por serem demasiadamente frágeis, essas esculturas foram modeladas em
bronze e muitas delas serviram de modelo para outros escultores. Degas foi reconhecido
como um grande escultor do século XIX, porém suas esculturas não são tão
conhecidas como as de Auguste Rodin.
Obras: O Ensaio, Dançarinas atando as sapatilhas, A primeira
bailarina, A aula de dança, Quatro bailarinas, etc.
ü Eliseu Visconti (Brasileiro) - ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos;
procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres
humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve
contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses
artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa
tendência na pintura brasileira.
Obra destacada: Trigal.
-
Referências:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática.
São Paulo. 2000.
_____________.Descobrindo a História da
Arte. 1ª Ed. São Paulo. Ática. 2005.
Atividade
01 – Por que o Impressionismo revolucionou a pintura
no século XX?
02 – Quais as características da arte
Impressionista?
03 – Qual a reação do público a primeira exposição
impressionista?
04 – Por que o grupo de artistas que fundaram o
impressionismo não conseguiu expor no salão de Paris?
05 – Por que era importante para o artista expor
nesse salão?
06 – O que marcou o início do impressionismo?
07 – Quem foi o fundador do impressionismo?
08 – Comente as pinturas de Renoir.
09 – Por que alguns quadros de Monet foram pintados
ao ar livre e sempre a luz do sol?
10 – Por que Visconti é considerado o representante
do Impressionismo no Brasil?
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