"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

domingo, 24 de novembro de 2013

3ª Série - Roteiro do Filme - 3ª Unidade




Identificação (alunos)
1 - ___________________________________________________________________________
2 – ___________________________________________________________________________
3 – ___________________________________________________________________________
4 – ___________________________________________________________________________
5 – ___________________________________________________________________________
6 – ___________________________________________________________________________
7 – ___________________________________________________________________________
8 – ___________________________________________________________________________

 

           Assista ao filme “Agonia e Êxtase” e em seguida responda as questões abaixo.

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILME 

 
                                                           

1.    FICHA TÉCNICA DO FILME:
Título original do filme:
Título em português:
Direção:
Roteirista:
Produção:
Ano:
Duração:
Idioma:
Censura:
Gênero:

2.    Complete o quadro com o nome do elenco principal.
Michelangelo Buonarroti

Cardeal João de Médici

Papa Júlio II

Paris De Grassis

Condessa de Médici

Sangallo

Donato Bramante

Contramestre

Duque de Urbino

Raphael



3.    LUGAR (Onde ocorrem os fatos)?
__________________________________________________________________________


4.    TEMPO (Quando ocorre a história)?
__________________________________________________________________________


5.    A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:
(     ) Formal                                 (     ) Informal


6.    GRAU DE ENTENDIMENTO:
(     ) Fácil                                     (     ) Razoável                           (     ) Difícil

7.    TEMAS ABORDADOS:
(    )  Culturais
(    )  Científicos
(    )  Políticos
(    )  Religiosos
(    )  Psicológicos
(    )   outros


8.     
  1. 8.    VALORES CINEMATOGRÁFICOS
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), R (regular), F (fraco) de acordo com o julgamento do grupo, quanto aos aspectos do filme:

Música
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F
Fotografia
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F
Cenários
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F
Efeitos
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F
Diálogos
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F
Enredo
(   ) O
(   ) B
(    ) R
(    ) F

  1. 9.     Qual o fato histórico retratado no filme?

_________________________________________________________________________________

  1. 10.  Pesquise o perfil histórico biográfico de três personagens principais:

a)    Michelangelo:
b)    Papa Júlio II:
c)    Donato Bramante:

  1. 11.  Onde Michelangelo buscou inspiração para pintar os painéis da Capela Sistina?


12.  Durante quase todo o filme Michelangelo e Júlio II estão em atrito. Analise os conflitos desses personagens apresentando suas causas.

13.  Após muito esforço Michelangelo cai em enfermidade e recebe a visita do Papa Júlio II que o  libera da tarefa de terminar o teto da capela Sistina. No fundo o Papa gostaria que o artista terminasse a obra. Qual a artimanha usada pelo chefe da Igreja Católica para convencer o artista a continuar sua obra ?

14.  Em um importante momento do filme Michelangelo  e Júlio II  vislumbram o seguinte detalhe da obra do mestre renascentista.



Sobre este detalhe pergunta-se:

a)    Qual o assunto que ele retrata:

b)    Qual a grande polêmica despertada entre os cardeais da Igreja ?

c)    Determine duas de suas características que o tornam uma obra renascentista:

  1. 15.  Qual a técnica empregada por Michelangelo para a pintura do teto da Capela Sistina?

_________________________________________________________________________________

  1. 16.  Qual a característica encontrada nas figuras pintadas no teto da capela?

_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

  1. 17.  No final do filme, o papa faz um último pedido a Michelangelo. Qual é esse pedido?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Em que local ele foi realizado posteriormente?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

18.  Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade.  Por quê?

19.  Qual a síntese da história contada pelo filme? (pode complementar através da organização de pesquisa sobre o tema / e ou elaboração de resumo crítico).
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  • 20.   Qual a ideia ou mensagem central do filme?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

 21  Qual a cena de maior impacto? Justifique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. 22.  Qual a contribuição do filme para o estudo da disciplina?

_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

  1. 23.   Relacione as contribuições do filme para a sua formação e para o grupo.


_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Um comentário: