"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

1ª Série - 2ª Unidade - DIVERSAS MANIFESTAÇÕES NAS ARTES VISUAIS – PARTE 2

FOTOGRAFIA: As grandes descobertas científicas trouxeram novas possibilidades para a criação artística e abriram novos horizontes expressivos. No início do século XIX, conhecimentos sobre ótica e química permitiram o nascimento da fotografia.
O químico francês Nicéfhore Niépce conseguiu a primeira imagem colocando uma placa de estanho tratada por emulsão especial de betume-da-judéia em exposição ao sol por oito horas. Ele fixou uma vista do pátio de sua casa.
Louis Daguerre, colaborador de Niépce, aperfeiçoou esta técnica, diminuindo o tempo de exposição. Suas imagens ficaram conhecidas como daguerreóticos. Neste período foram feitas, ainda com muita dificuldade, várias imagens de pessoas importantes, cenas de guerra, monumentos, paisagens.
A fotografia chegou no Brasil em1840, através do abade LOUIS COMPTE, capelão de um navio-escola francês que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro. Ele trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a DAGUERREOTIPIA no país. Apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (na época com 14 anos de idade), que entusiasmado, adquiriu um desses aparelhos, possivelmente a primeira máquina desta arte em mãos brasileiras. Tornou-se assim, o primeiro fotógrafo brasileiro com menos de 15 anos de idade! Mais tarde, já um grande colecionador e um verdadeiro incentivador dessa arte, atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. Promoveu a arte fotográfica brasileira e difundiu a nova técnica por todo o país.
No fim do século XIX, após constantes progressos, a fotografia com filme em rolo e máquina portátil já estava sendo usada. Nessa época certos pintores menos prezaram a fotografia e passaram a vê-la apenas como meio de substituir o modelo vivo nos primeiros passos da pintura de retratos.
Os fotógrafos, por sua vez, compreenderam que poderiam usar a técnica não apenas como um documento da realidade, mas como uma forma de expressão artística que poderia provocar emoções e transmitir ideias e pensamentos.

Linguagens audiovisuais

CINEMA: O cinema faz parte da vida de todos nós. Sua invenção foi possível a partir dos progressos na técnica da fotografia associados a ideias antigas, como a dos primeiros teatros de sombras (sombras que os orientais projetavam em uma parede para contar uma história), das marionetes e da lanterna mágica (figuras ampliadas e projetadas a partir de vidros ilustrados diante da iluminação de uma vela – século XVII).
Todos eles utilizam a capacidade do olho humano de guardar por um décimo de segundo uma imagem. Quando as diversas fases sucessivas de um movimento são decompostas em imagens independentes (fotogramas) e projetadas numa velocidade de vinte e quatro imagens por segundo, criam no espectador a ilusão do movimento contínuo.
Em sua origem o cinema era mudo e em preto-e-branco. Os primeiros filmes são de curta duração (um ou dois minutos) e mostram cenas do cotidiano captadas ao ar livre por uma câmera fixa. A primeira exibição pública de um filme, “A chegada de um trem à Estação de Ciotat”, é realizada em dezembro de 1895, em Paris, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Os dois franceses haviam criado o cinematógrafo, aparelho capaz de exibir imagens em movimento, e são considerados os inventores do cinema.
É nos Estados Unidos que se concentra a produção e são montados os primeiros estúdios de filmagem, em Hollywood. Além dos documentários, o gênero de filme mais comum é a comédia, baseada na mímica, alma do cinema mudo. Durante a exibição dos filmes mudos era comum a música de fundo ser tocada por um pianista ao vivo. A grande estrela dessas produções é Charles Chaplin (1889-1977), o Carlitos.
Em 1927 surge o primeiro filme falado: “O Cantor de Jazz”, um filme de Alan Crosland. A cor somente começou a chegar ao cinema em 1932. O cinema evoluiu rapidamente e hoje temos superproduções que utilizam efeitos especiais incríveis, conseguidos a partir do computador.
No Brasil, a primeira sessão pública de cinema é realizada no Rio de Janeiro em 1896. De lá para cá o nosso cinema evoluiu muito.
O cinema utiliza muitos recursos provenientes das artes visuais, mas há processos que são exclusivos da produção de filmes. Enquadramento, composição, cor, luz e sombra são elementos que compõem o alfabeto cinematográfico, mas é importante compreender também outros conceitos:
Primeiro Plano: imagem bem próxima, como a de um rosto, por exemplo.
Plano Médio: uma pessoa quase de corpo inteiro.
Plano Geral: uma rua, uma paisagem, uma cidade.
Montagem: reunião por meio do corte e emendas das diversas partes filmadas, criando a continuidade e o ritmo da narrativa.

FILME DE ANIMAÇÃO: Você já deve conhecer uma brincadeira que se faz com desenhos colocados no cantinho do caderno escolar. As figuras apresentam pequenas modificações nos gestos e são colocadas cada uma em uma página. Quando seguramos firmemente o caderno e passamos as páginas, soltando-os rapidamente, temos a ilusão do movimento. Este é o princípio que deu origem ao filme de animação ou desenho animado, como é chamado.
Com a invenção do cinema, como vimos, foi possível decompor o movimento de uma figura em uma série de imagens sucessivas – os fotogramas. Quando estes fotogramas são projetados numa tela a uma velocidade de 24 imagens por segundo (como já vimos anteriormente) dão ao expectador a impressão do movimento. Isso porque nossos olhos retêm a imagem. Além dos filmes propriamente ditos, essa técnica permitiu a animação de desenhos, de figuras feitas em massa, de objetos e de bonecos.
Cada desenho é fotografado por uma máquina cinematográfica especial e revelado numa fita contínua. Na projeção, esse filme produz uma imagem na qual as figuras e objetos desenhados parecem mover-se como se fossem dotados de vida e mobilidade. Para cada 10 minutos de filme são necessários 14.000 fotogramas, ou seja, 4.000 desenhos diferentes.
O uso do computador facilitou muito o trabalho que era inicialmente todo manual. Hoje há programas especiais para a elaboração de animação por computador, o que permitiu uma grande expansão na produção.
O primeiro desenho animado de longa metragem foi “Branca de Neve e os Sete Anões”, feito em 1937, por Walt Disney.

TELEVISÃO: A televisão também herdou algumas características do cinema, mas sua possibilidade de transmitir “ao vivo”, simultaneamente ao acontecimento, no tempo presente e real, e sua praticidade de estar dentro dos lares, tornaram esse o meio mais poderoso de transmissão de informações, ideias e ideais.
A capacidade que a televisão tem de aglutinar e incorporar rapidamente inúmeros outros recursos de produção de informação, cultura e imagens, como teatro, música, dança, literatura, jornalismo, propaganda, esportes, cinema, vídeo, computação e fotografia, amplia suas possibilidades de comunicação. Por isso a televisão ultrapassa todos os limites do simples entretenimento e se transforma num fator fundamental ao panorama econômico, cultural e social da modernidade.
A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas, que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo.
Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o Selênio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o Selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta foi possível a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica.
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto transmissor.
Em setembro de 1950, inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no americano.
Nesses anos de desenvolvimento, a televisão brasileira passou a ser uma das melhores do mundo e transformou-se numa grande indústria cultural que exporta seus programas e suas telenovelas para inúmeros países.
A possibilidade de canais estrangeiros serem captados hoje em qualquer televisor doméstico intensifica a ideia de que o mundo transformou-se numa grande “aldeia”.
Entretanto nós, telespectadores, devemos ser muito esclarecidos e críticos para não nos deixarmos manipular e influenciar cegamente pelas ideias, modismos, valores e necessidade de consumo, veiculados pela televisão de forma tão sedutora.

IMAGENS FEITAS COM O COMPUTADOR: Estamos vivendo a era da informática. Tudo está sendo reconsiderado a partir da possibilidade de ser feito no computador. A arte também. Muitos artistas estão explorando as possibilidades de se produzir efeitos estéticos com o que chamamos de computação gráfica. Trata-se de uma ferramenta muito versátil na criação de imagens bidimensionais e tridimensionais, na multiplicação automática de desenhos, no envio e captação de imagens via internet, etc.
Há programas especiais que estão ao alcance de todos, mas exige muito treino, muita paciência, habilidade e tempo, pois fornecem milhares de figuras e infinitas possibilidades de transformação dessas figuras. A televisão e o cinema têm explorado bastante esses caminhos.

É bom lembrar que o computador, embora à primeira vista possa parecer uma máquina maravilhosa e capaz de criar imagens fantásticas, apenas realiza aquilo para o qual foi programado. Ele não substitui a sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a inventividade dos seres humanos. Nem invalida as outras técnicas artísticas que sobrevivem à passagem de milênios, sempre renovadas pela nossa criatividade.
(baseado em texto de Jô Oliveira e Lucília Garcez)

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