"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

domingo, 2 de outubro de 2016

3ª Série - ARTE NEOCLÁSSICA - 3ª Unidade - 2016

Nas últimas décadas do século XVIII e nas primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou na arte europeia denominado Neoclassicismo, ou Academicismo. Neoclassicismo, no grego neo, “novo”, significa “novo classicismo”, retomada da cultura clássica, greco-romana. Academicismo vem do fato de as concepções clássicas serem a base para o ensino nas academias, as escolas de belas-artes mantidas pelos governos europeus.
O século XIX, porém, passou por fortes mudanças, decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, no fim do século XVIII. A arte refletiu essas mudanças, tornando-se mais complexa e dando lugar a vários movimentos artísticos. Enquanto os artistas neoclássicos submetiam-se às regras das academias, outros buscavam libertar-se delas e expressar livremente seus sentimentos e sua imaginação.
A afirmação do Neoclassicismo deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano, cidades italianas soterradas pela larva do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C. Desta maneira, as formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que se reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria e nitidez, além de serem valorizadas também as regras acadêmicas, como o equilíbrio entre o claro-escuro e a perspectiva. Os temas clássicos reapareceram, contudo foram retratados por meio de personagens da nobreza e da burguesia. Esses artistas influenciados pelas ideias iluministas (filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio em oposição à emoção) e inspirados na pintura renascentista, sobretudo em Rafael, substituíram as linhas horizontais e verticais com traços firmes e equilibrados. Os neoclassicistas queriam expressar as virtudes cívicas, o dever, a honestidade e a austeridade (severidade, rigor), temas que se opunham diretamente à frivolidade da aristocracia retratada no Barroco e Rococó.
De acordo com a tendência neoclássica, uma obra de arte só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse não só as formas da natureza, mas as que os artistas clássicos gregos e os renascentistas italianos já haviam criado. E esse trabalho de imitação só era possível através de um cuidadoso aprendizado das técnicas e convenções da arte clássica. Por isso, o convencionalismo e o tecnicismo reinaram nas academias de belas-artes, até serem questionados pela arte moderna.

ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

A arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos Greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano e é caracterizada pelo uso de fachadas sóbrias, nas quais colunas dóricas ou jônicas sustentam frontões triangulares. Ela predominou tanto nas construções civis quanto nas religiosas. A primeira manifestação da arquitetura neoclássica iniciou-se na Inglaterra em 1730, quando vários arquitetos visitaram a Itália e a Grécia e começaram a concretizar o resultado de suas observações. Posteriormente difundiu-se na Europa e na América. Exemplos dessa arquitetura é a Igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, a Porta de Brandemburgo, em Berlim.
A Igreja de Santa Genoveva foi projetada por Jacques Germanin Souflot (1713-1780), que pode ser considerado um dos primeiros arquitetos neoclássicos. Ele concebeu a planta do edifício com a forma de uma cruz grega, um pórtico (galeria com colunata ou arcada, construída na entrada de um edifício) de seis colunas e um frontão onde se encontram trabalhos escultóricos de David d’Angers (1788 – 1856).
A Revolução de 1789 transformou essa igreja em Panteão Nacional, onde passaram a ser abrigados os restos mortais de importantes personagens da história francesa.
A Porta de Brandemburgo, em Berlim, é uma obra do arquiteto Karl Gotthard Lanhans (1732–1808) e foi construída entre 1789 e 1794. Nesse monumento, importantes colunas dóricas apóiam um pavimento retangular sobre o qual está um belíssimo conjunto escultórico de Gottfried Shadow (1764-1850), constituído por uma quadriga (conjunto de quatro cavalos que puxam um carro) de bronze conduzido pela deusa da Vitória.

Algumas características da arquitetura são:
Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
Processos técnicos avançados
Sistemas construtivos simples
Uso de abóbodas de berço ou de aresta
Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
Pórticos colunados (é local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio.)
Entablamentos direitos
Frontões triangulares

PINTURA NEOCLÁSSICA

Há dois aspectos relevantes no trabalho dos artistas que reagiram ao Neoclassicismo: a valorização da cor e os contrastes de claro-escuro. Quanto aos temas, eles se interessaram mais pelos fatos de sua época que pela mitologia greco-romana. A natureza também passa a ser tema da pintura.
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia do colorido.
Segundo o Neoclassicismo, a obra de arte só seria perfeitamente bela se imitasse as formas criadas pelos artistas clássicos gregos e pelos renascentistas italianos. E esse trabalho de imitação só seria possível por meio de um cuidadoso aprendizado das técnicas clássicas.
O maior representante da pintura neoclássica é, sem dúvida, Jacques-Louis David (1748-1825). Ele nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa; mais tarde tornou-se o pintor oficial do Imperador Napoleão.
Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador, dentre os quais estão a sua coroação e travessa dos Alpes.
David sem dúvida exerceu uma grande influência na pintura de seu tempo. Suas pinturas estavam afinadas
com a época em que vivia, exaltavam a serenidade, o auto-sacrifício e o dever cívico.


Em 1794 David foi preso, acusado de traição, mas acabou sendo libertado seis meses depois graças à intervenção de sua ex-esposa, que se divorciara dele por diferenças políticas (ela apoiava a Monarquia). Na prisão, David iniciou O Rapto das Sabrinas, obra em que mostra seu perfeito domínio do dramático numa cena retirada da lenda romana.

Acredita-se que David escolheu o tema em homenagem à sua fiel esposa, com a qual se casou novamente ao sair da prisão. Entretanto, essa obra foi interpretada pelos seus contemporâneos como uma expressão da necessidade de amenizar o conflito civil que ocorreu na França após a Revolução.

ESCULTURA NEOCLÁSSICA

A escultura neoclássica também buscou inspiração na Antiguidade Greco-romana. Entre os escultores que mais se destacaram está o italiano Antônio Canoa (1757-1822), considerado o mestre universal do estilo neoclássico e admirado pelos críticos de arte. Produziu estátuas e diversos monumentos, como, por exemplo, o retrato simbólico de Paolina Bonaparte, irmã de Napoleão Bonaparte.
O gosto neoclássico se renovou também nas obras de arte decorativas, nos objetos pessoais, nos tecidos, nos vasos, na prataria, na ourivesaria etc.

Temas: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos.
Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).
Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.
Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou seminus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (das pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.
Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.
Materiais:  mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o  bronze, mas em menor quantidade.

Referências:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo. 2000.
_____________.Descobrindo a História da Arte. 1ª Ed. São Paulo. Ática. 2005.

ATIVIDADE
Após a leitura do texto responda:
01. Que fatores contribuíram para o aparecimento do Neoclassicismo?
02. Qual a influência sofrida pelos artistas neoclássicos?
03. Que artista mais se destacou no período neoclássico? Liste as características das suas obras.
04. Comente sobre a arquitetura neoclássica destacando as suas características.
05. Quais as características da pintura neoclássica?

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