"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

3ª Série - Impressionismo na Arte - 4ª Unidade - 2016

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
O movimento impressionista foi idealizado nas reuniões com seus principais pintores e elas aconteciam no estúdio fotográfico de Nadar, na Rua de Capucines, Paris.
Os pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
Na realidade, não houve nenhuma teoria que orientasse a criação artística desses pintores. Havia apenas algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Como movimento ou escola de pintura, no sentido usual que se costuma dar a esta expressão, o impressionismo apareceu em 1874, Paris. Foi apresentado por um grupo de artistas na maior parte ainda jovens e desconhecidos do grande público, filiados diretamente aos realistas e, mais remotamente, às liberdades colorido dos românticos, especialmente de Delacroix e de Corot, não encontraram por isso mesmo facilidade de expor no Salão de Paris. Na época, controlado pelos mestres da escola de belas-artes, o Salão de Paris constituía a única oportunidade para revelação e consagração de um artista, pois ainda não se haviam multiplicado e diversificado os meios de comunicação do artista com o público, desde numerosas galerias, salões independentes e bienais, como acontece nos nossos dias.
Em face da sistemática recusa dos júris conservadores do Salão de Paris e do isolamento em que viviam do grande público, numerosos artistas independentes resolveram organizar-se numa associação profissional, com o objetivo de promover exposições coletivas das obras dos associados. A ideia partiu de um deles, Claude Monet, mais tarde reconhecido chefe da nova escola de pintura.
A 15 de abril de 1874 entre dificuldades fáceis de imaginar, a cooperativa realizava a sua primeira exposição coletiva, nas salas do atelier do fotógrafo Felix Nadar. Foi a primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.
Entre os expositores estavam Renoir, Degas, Pissarro, Cézanne, Sisley, Monet e Morisot. Só na década seguinte é que os impressionistas começaram a ser compreendidos. Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o governo francês criou, em Paris, o Museu Jeu de Paume, conhecido também como Museu dos Impressionistas.


Principais Características:
·         A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
·         As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
·         As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
·         Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
·         As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.


Principais artistas:

ü  Claude Monet (1840-1926), sua grande preocupação são as pesquisas com a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza.
Incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
O quadro Mulheres no Jardim, de Monet, foi pintado totalmente ao ar livre e sempre com a luz do sol. São cenas do jardim da casa do artista.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.

Outras obras: A floresta em Fontainebleu, A Ponte Japonesa, Harmonia Rosa, Etc.


Essa forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883). Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves graduações de cores.
A carreira de Édouard Manet foi marcada por alguns desafios à crítica conservadora. É verdade que alguma de suas obras não se afastavam das normas clássicas da pintura, tendo sido aceitas sem polêmicas.
Em 1863 Manet enviou para o Salão Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoço sobre a Relva, quadro que foi rejeitado e severamente criticado pelo comitê de seleção do salão, pois rompia com os critérios morais da época. Entretanto, como muitos quadros de outros artistas também não foram aceitos, os autores recorreram ao imperador Napoleão III, que determinou a montagem de uma exposição paralela à oficial e que se chamou Salão dos Recusados.
Esse quadro de Manet causou um grande escândalo na época por representar uma mulher nua em companhia de dois homens elegantemente vestidos.
Obras: O Balcão, Claude Monet pintando em seu Barco-Estúdio


ü  Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.
ü  Le Moulin de La Galette era um café em Paris onde se dançava ao ar livre, sob as árvores e a luz natural do jardim. Com pinceladas coloridas nas roupas das pessoas, o pintor mostra diferentes modos de os tecidos refletirem a luz que ilumina a cena. Além disso, com linhas e cores, ele consegue sugerir não apenas o movimento da dança, mas também o ambiente alegre em que as pessoas se divertem.
Obras Destacadas: Baile do Moulin de la Galette e La Grenouillière.

ü  Degas - sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.
A contribuição mais importante de Degas para a pintura moderna é a angulação oblíqua e o enquadramento das cenas, com objetos e pessoas em primeiro plano, o que dá maior profundidade ä composição. Essa característica revela a grande influência que a fotografia exerceu sobre ele. É inegável, a semelhança de muitos de seus quadros com fotografias instantâneas, pois as pessoas são pintadas como se estivessem sido imobilizadas em plena ação que realizam, despreocupadas com a presença do artista.
Além de um grande pintor – participou de sete das exposições impressionistas, também modelou uma série de esculturas a partir de 1880. Entretanto, apenas uma delas foi exposta, Bailarina de Quatorze Anos, em 1881, no sexto Salão Impressionista. Degas vestiu essa escultura com um saiote de bailarina e na cabeça colocou uma fita , o que causou um grande impacto no público.
Depois da morte de Degas, 74 esculturas, principalmente em cera, foram encontradas em seu estúdio. Por serem demasiadamente frágeis, essas esculturas foram modeladas em bronze e muitas delas serviram de modelo para outros escultores. Degas foi reconhecido como um grande escultor do século XIX, porém suas esculturas não são tão conhecidas como as de Auguste Rodin.
Obras: O Ensaio, Dançarinas atando as sapatilhas, A primeira bailarina, A aula de dança, Quatro bailarinas, etc.

ü  Eliseu Visconti (Brasileiro) - ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.
Obra destacada: Trigal.
-
Referências:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo. 2000.
_____________.Descobrindo a História da Arte. 1ª Ed. São Paulo. Ática. 2005.


 ATIVIDADE SOBRE IMPRESSIONISMO

01 – Por que o Impressionismo revolucionou a pintura no século XIX?

02 – Quais as características da arte Impressionista?

03 – Qual a reação do público a primeira exposição impressionista?

04 – Por que o grupo de artistas que fundaram o impressionismo não conseguiu expor no salão de Paris?

05 – Por que era importante para o artista expor nesse salão?

06 – O que marcou o início do impressionismo?

07 – Quem foi o fundador do impressionismo?

08 – Comente as pinturas de Renoir.

09 – Por que alguns quadros de Monet foram pintados ao ar livre e sempre a luz do sol?


10 – Por que Visconti é considerado o representante do Impressionismo no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário