"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

2ª Série - Atividade - 4ª Unidade - 2013



1.    A arte esta presente em cada momento de vida dos povos indígenas no mundo todo. As manifestações folclóricas indígenas compreendem inúmeros rituais, sendo que o toré e os toantes são festejos realizados com mais frequência entre os índios, como motivo de agradecimento, em casamentos, batizados, celebrações solenes aos visitantes da tribo e personalidades importantes, e também quando eles querem reivindicar às autoridades governamentais benefícios para sua tribo. Diferencie o Toré dos Toantes.

2.    No Brasil existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários que apresentam um caráter ritualístico, em dois níveis. Qual a diferença entre eles?

3.    A pintura para os índios tem sentido diverso, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Que materiais são utilizados pelos índios na pintura corporal?

4.    Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas).
Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Podem representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. Os grupos indígenas possuem técnicas de transformação desta matéria-prima. Explique as técnicas utilizadas pelos índios para transformar as penas.

5.    O uso das máscaras é largamente difundido entre os índios. No princípio, talvez, a máscara tenha sido usada como disfarce para as caçadas. Atualmente ela tem uma função religiosa. Explique.
6.    Diferencie a arquitetura indígena da arquitetura africana.
7.    Cite as características da arte africana e, baseado no texto e nos seus próprios conhecimentos explique que elementos da arte brasileira (principalmente na Bahia) sofreram influência da África.
8.    Muitos artesãos e especialistas africanos vieram para o Brasil como escravos. Qual a importância que eles tiveram para a nossa arte?
9.    Qual a importância das máscaras para os africanos?
Diferencie as máscaras: Epa e as Gueledeé.
10. Como são confeccionadas as máscaras africanas?
11. Como são as pinturas corporais das tribos Surma e Mursi, localizadas no Vale Leste da África?

12. A arquitetura africana teve um caráter utilitário, em vez de comunitário, e salvo raras exceções nunca foi empregada, como no resto das civilizações, como representação de poder. Quais  são os materiais utilizados na arquitetura africana?

13. Quais são utilizados nas esculturas da arte primitiva africana?

14. Assinale as proposições abaixo colocando V para verdadeiro e F para falso e a seguir assinale a alternativa correta.
(      ) O Kuarup se realiza a cada ano, quando as aldeias se reúnem. É uma forma de manter viva não apenas a cultura, a magia mais também a preservação dos costumes.
(       ) A escultura indígena desenvolveu um processo de representação que pudesse preservar a imagem do chefe tribo.
(       ) A máscara indígena possui um caráter duplo, é ao mesmo tempo um artefato e a figura viva, visível do sobrenatural.
(    ) A arte plumária é a conhecida e admirada por sua exuberância e riqueza, é feita exclusivamente pelos homens.
(    ) Uma das características da pintura corporal indígena é o colorido intenso, e o uso de tons avermelhados semelhantes a terra, o marrom, preto e o branco.
(     ) Os toante são as músicas sagradas dos africanos,cantadas durante os cerimoniais para invocar a   presença de um ou mais seres encantados. 
(     ) Os vasos indígenas mostravam monstros fabulosos e outros temas de influência asiática; mais tarde, com o advento das técnicas de figuras negras e vermelhas, as imagens ganharam grande  expressividade e riqueza. 
(   ) A fase da cerâmica Marajoara é considerada uma das mais lindas do mundo; é uma representação da fauna amazônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário