Fauvismo ou fovismo, do francês Les fauves (As bestas selvagens), é uma
corrente artística do início do século XX,
que se situa entre 1905
e 1907, associada à pintura caracterizada pela busca da máxima expressão
pictórica (o estilo começou em 1901 mas foi denominado apenas em 1905).
Origem
do nome
Em
1905, em Paris, durante a realização do Salão de Outono, alguns jovens pintores
foram chamados pelo crítico Louis Vauxcelles de fauves, que em português
significa “feras”, por causa da intensidade com que usavam as cores puras, sem
misturá-las ou matizá-las.
Dois princípios regem esse
movimento artístico: a simplificação das formas das figuras e o emprego das
cores puras. Por isso, as figuras fauvistas são apenas sugeridas e não
representadas realisticamente pelo pintor. Da mesma forma, as cores não são as
da realidade. Elas resultam de uma escolha arbitrária do artísta e são usadas
puras, tal como estão no tubo de tinta. O pintor não as torna mais suaves nem
cria gradação de tons.
Características
O Fauvismo,
movimento principalmente francês, tem como características marcantes a
simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do
nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves,
retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor
passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando
o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era
importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo
responsável pela expressividade das obras.
Características da pintura:
· Pincelada violente, espontânea e definitiva
·Ausência de ar livre;
· Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é
subjetiva, não correspondendo à realidade;
· Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;
· Pintura por manchas largas, formando grandes planos;
Alguns princípios nortearam essa vanguarda:
• Criação artística não possui relação com o intelecto ou sentimentos.
• Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
• Exaltação da cor pura.
• Criação artística não possui relação com o intelecto ou sentimentos.
• Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
• Exaltação da cor pura.
Principais Artístas
Paul Gauguin, Van Gogh, Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy e Paul Cézanne e Henri Matisse, tendo este último
encabeçado o grupo de fauvistas.
É
certo que os fauvistas, tais como André Derain (1880 – 1954), Maurice de
Vlaminck (1876 – 1958), Othon Friesz (1879 – 1949) e Henri Matisse (1869 – 1954),
não foram aceitos quando apresentaram suas obras. Mas foram eles os principais
responsáveis pelo desenvolvimento do gosto pelas cores puras, que atualmente
estão nos inúmeros objetos do nosso cotidiano e nas muitas peças do nosso
vestuário.
Dos
principais pintores fauvistas, Matisse foi, sem dúvida, a maior expressão. Sua
característica mais forte é a despreocupação com o realismo, tanto em relação
às formas das figuras, quanto em relação às
cores. Em suas obras, as coisas representadas são menos importantes do que a
maneira de representá-las.
Assim,
as figuras interessam enquanto formas que constituem uma composição. É
indiferente ao artista se elas são de pessoas ou de natureza- morta.
BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática.
São Paulo, 2000
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