Cézanne é o precursor, do Cubismo, para ele a pintura
deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne.
Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É
como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano
frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os
objetos não tinha nenhum compromisso de fideliddade com a aparência real das
coisas. Significava, em suma, o abandono da busca da ilusão da pespectiva ou
das três dimensões dos seres, tão perseguido pelos pintores renascentistas.
Principais
características:
* geometrização
das formas e volumes;
* renúncia à perspectiva;
* o claro-escuro
perde sua função;
* representação do volume colorido sobre
superfícies planas;
* sensação de
pintura escultórica;
* cores austeras, do branco ao negro passando
pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
O Cubismo evoluiu
em duas grandes tendências:
1) Cubismo
analítico; desenvolvido por Picasso e Braque, entre 1908 e 1911. Esses
artistas trabalharam com poucas cores, o mais importante era definir um tema e
apresentá-lo de todos os lados simultaneamente, chegando a uma fragmentação tão
grande dos seres, que tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas
pinturas cubistas.
2) Cubismo sintético;
Essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis, reagindo à
excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura, mas, apesar
de uma certa recuperação da imagem real dos objetos, não significou o retorno a
um tratamento realista do tema, a característica de representar os objetos numa
visão total foi mantida, como no quadro Casas do Estaque, de Braque.
O Cubismo sintético foi
chamado também de Colagem porque introduziu letras, palavras, números, pedaços
de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação
pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e
de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando
também no observador as sensações táteis.
Principais artistas:
Pablo Picasso - (1881-1973) Tendo
vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por
diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o
isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela
monocromia e também a representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa,
entre 1904-1907, o amor por Fernanda origina muitos desenhos sensuais e
eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos
saltimbancos e do arlequim. Depois de descobrir as artes primitivas e africana
compreende que o artista negro não pinta ou esculpi de acordo com as tendência
de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior.
Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les
Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos
anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e
na decomposição da realidade, essa tela subverteu o sentido da arte moderna com
a declaração de guerra em 1914, chega ao fim a aventura cubista.
Podemos destacar,
também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio
da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de
1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por
crianças, mulheres e trabalhadores.
"A obra de um
artista é uma espécie de diário. Quando o pintor, por ocasião de uma mostra, vê
algumas de suas telas antigas novamente, é como se ele estivesse reencontrando
filhos pródigos - só que vestidos com túnica de ouro." Pablo
Picasso.
Georges Braque - (1882-1963, 81
anos) Foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso
inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligação as cores, na empresa de
pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em
Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos
Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e
cores puras (fovismo). No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu
quase diariamente até que em 1914 devido a Grande Guerra se separaram. Braque
foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de
Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve
afastado da pintura.
Dos artistas
brasileiros destacamos:
Tarsila do Amaral - (1886 - 1973) Apesar
de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o
desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras
indicadoras de novos rumos. Em 1928, deu início a uma fase chamada
Antropofágica. A ela pertence a tela Abaporu cujo nome, segundo a artista
é de origem indígena e significa “Antropófago”. Também usou de temática social
nos seus quadros como na tela Operários.
Rego Monteiro - (1899-1970) Um dos
primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista.
Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre
a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros
dentro do acervo de alguns importantes museus. Obra destacada: Cita.
BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São
Paulo, 2000
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