"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

3ª Série - SURREALISMO - 4ª Unidade 2013



As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela crise do capitalismo e pelo nascimento das democracias de massa. O homem viveu a guerra e começou a questionar os valores do seu tempo.
A arte do século XX passou por várias transformações atravessando verdadeiras polêmicas e escândalos. Após os movimentos de vanguarda da primeira década, as manifestações artísticas se proliferaram e, dentre as que surgiram nos anos 20, como o futurismo e o dadaísmo, estava o surrealismo. As correntes de vanguarda anteciparam os acontecimentos captando e antecipando o futuro. Daí serem muitas vezes incompreendidas.
O movimento surrealista surgiu em Paris em 1924, foi criado sobre as cinzas da I Guerra Mundial e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos. Fruto de um grupo de escritores e artistas que, liderados por André Breton (1896-1966), valorizavam as pesquisas científicas, sobretudo a psicanálise. Esse grupo de artistas, que ficou conhecido como a vanguarda europeia do século XX, baseava-se principalmente nos estudos de Freud e explorava o inconsciente e os sonhos nas expressões artísticas. Dessa maneira, as obras não seguiam nenhum padrão estético e não se prendiam à moral, à lógica e a razão. Elas muitas vezes parecem sem sentido, mas na realidade representam os pensamentos mais íntimos e verdadeiros do homem.
Para o surrealista:
" O subconsciente é a fonte da criação estética;
" A reflexão intelectual não deve interferir durante a concepção artística nas manifestações subconscientes que são tão verdadeiras quanto as conscientes.
O surrealismo pictórico está dividido em:
" Surrealismo figurativo que se exprime utilizando imagens da realidade.
Representantes do Surrealismo Figurativo: Salvador Dali, Chagall, René Magritte, Paul Delvaux, Greta Feist, Raoul Michaud, Maxime Van Woestijne, Wolfang Hutter, etc.

" Surrealismo abstrato que se exprime por outros símbolos e signos (podendo se confundir com o próprio Abstracionismo informal ou sensível)
Representantes do Surrealismo Abstrato: Joan Miró, Yves Tanguy, Hans Arp, podendo citar-se algumas obras de Max Ernst, Paul Klee, Picabia.

Salvador Dali
Dos pintores surrealistas, Salvador Dali (1904-1989) é sem dúvida o mais famoso e mais conhecido, com suas obras. Dali gerava controvérsias por causa de sua maneira exótica e excêntrica de ser. Um artista extremamente versátil que, além de pintor, escultor, ilustrador, designer de joias e cenógrafo, foi estilista de moda, escritor (Faces Ocultas – 1944) e diretor de cinema, junto com Luís Bunel (Um cão andaluz – 1929; Idade do ouro – 1930). Salvador Dali, embora tendo transitado sucessivamente pela arte cubista, futurista e pela pintura metafísica, integrou-se ao movimento surrealista em 1929, estilo que a partir de então adotou para o resto de sua vida.
Características da obra de Salvador Dali:

  • Método clínico-paranóico: recusa da lógica que rege a vida humana; ambiguidade das imagens.
  • Descrédito da realidade: cenas absurdas e ilógicas como imagens de sonhos e de alucinações.
  • Dualidade do espírito surrealista: a técnica acadêmica contrasta com um mundo onírico representado com realismo.
  • O imaginário, o irreal são representados de maneira estranha e alucinatória.
  • As pinturas parecem fotografias de sonhos pintadas a mão.
  • Imagens frequentes: figura de dorsos humanos, girafas, relógios, e reproduções de figuras mitológicas inspiradas em obras de artistas de outras épocas (Bosch, Rafael, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velázquez, Vermeer, Goya, Picasso).

 Temas: políticos, religiosos e sexuais, incluindo sempre sua mulher Gala em seus trabalhos.

BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário